Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Águia mostrou sinal vermelho ao dragão no Clássico da polémica

Pela primeira vez em 2017/18, o FC Porto soma três empates consecutivos. O último, diante do Benfica, num Clássico 'ardente' de polémica, custou, à equipa de Sérgio Conceição, a liderança isolada do campeonato nacional.

Águia mostrou sinal vermelho ao dragão no Clássico da polémica
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/12/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Luta, bom futebol e (muita) polémica. O FC Porto-Benfica da 13.ª jornada teve todos os ingredientes de um grande Clássico, para o bem… e para o mal.

A equipa de Sérgio Conceição chegou ao Dragão isolada no topo da tabela, mas, ao cabo dos 90 minutos, ganhou a companhia do Sporting. Com o triunfo sobre o Belenenses, os leões acabaram por ser os grandes vencedores da jornada, uma vez que passam a partilhar a liderança com os dragões.

Luvas de Varela aguentaram chama do dragão

O 0-0 está longe de ser o resultado que melhor espelha aquilo que se passou dentro das quatro linhas. Tirando os primeiros 15 minutos, nos quais o Benfica incomodou José Sá, o FC Porto foi dono e senhor do jogo.

Brahimi, Aboubakar, Marega… Oportunidades para marcar não faltaram ao ataque portista, mas uma grande exibição de Bruno Varela (no caso dos dois primeiros) e um tremendo desacerto na hora da finalização (no caso do terceiro) impediram os dragões de finalizar qualquer um dos 12 remates de que dispuseram.

Quanto ao Benfica, foi-se defendendo como pôde. Fejsa, de quem sempre se espera que seja o centro de equilíbrio da equipa encarnada, esteve em ‘dia não’, o que obrigou o campeão em título a defender mais atrás.

Curiosamente, a melhor oportunidade de que o Benfica dispôs para marcar surgiu apenas aos 85 minutos… quando já estava reduzido a dez jogadores, fruto da expulsão de Zivkovic. Valeu José Sá, que, após uma entrada insegura em campo, negou um golo quase certo a Krovinovic.

Vermelho a Jorge Sousa

É, no entanto, impossível falar deste Clássico sem falar da arbitragem. Jorge Sousa, por muitos considerado atualmente o melhor árbitro do futebol nacional, assinou uma exibição longe da fama que o precede.

Não assinalar uma grande penalidade por mão de Luisão, no final da primeira parte, é algo de inexplicável, ainda para mais quando o vídeo-árbitro é já uma realidade.

Na zona de entrevistas rápidas, Sérgio Conceição não escondeu a desilusão com o sucedido: "No lance do penálti, eu só pergunto o porquê, o porquê de não irem consultar o VAR. Tenho um balneário destroçado".

 

FC Porto vs Benfica
49% Posse de bola 51%
12 Remates 5
7 Cantos 5
15 Faltas 17
1/0 Cartões amarelos/vermelhos 3/1

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório