Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Sérgio Conceição sabe "a 99%" como o Benfica irá atuar no Dragão

Treinador do FC Porto promete que os seus jogadores estarão "preparados para aquilo que o Benfica possa fazer".

Sérgio Conceição sabe "a 99%" como o Benfica irá atuar no Dragão
Notícias ao Minuto

13:27 - 30/11/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto FC Porto

Sérgio Conceição mostrou-se confiante de que conseguirá conquistar os três pontos em disputa no Clássico desta sexta-feira, com o Benfica. Falando na conferência de imprensa de antevisão ao encontro da 13.ª jornada da I Liga, o técnico do FC Porto disse esperar que a sua equipa "seja igual ao que foi durante praticamente quatro meses, com exceção do que foi em Aves"

Que Benfica espera: Não podemos saber a postura do Benfica, temos é de saber o que devemos fazer no jogo. Foi assim que preparámos o jogo. Estamos preparados para aquilo que o Benfica possa fazer, mas focados no que queremos fazer para ganhar.

FC Porto favorito: Nos Clássicos é muito difícil dizer quem é favorito. O favorito é quem joga em casa, para o seu público, que é muito importante no que é o 12.ª jogador. Não há favoritos, cada jogo tem a sua história. Não olho para estatísticas. Temos de nos concentrar no jogo, prepará-lo de melhor forma esquecendo um bocadinho o historial. Somos um clube grandioso, que tem ganho muito a nível interno e internacional. Isso tem que estar presente nas nossas cabeças. Agora, olhar para o que é o histórico entre as duas equipas, não é por aí.

Empate com o Aves: Temos que estar conscientes do que não fizemos contra o Aves que nos permitisse ter outro resultado. Perdemos dois pontos. Isso foi dissecado por nós na análise. Empatar, para nós, é perder. Houve o sentimento de que podíamos ter feito mais no que é a dinâmica do jogo. Houve uma ou outra situação que acabou por ser decisiva. Temos que olhar para o que fizemos de menos bons. Tivemos uma semana para poder retificar algumas coisas que fizemos mal.

Clima que se vive no futebol português: Quero falar de futebol, não do futebol. Falar do futebol é tudo o que envolve o futebol, que tenha a ver com guerras que têm havido, com a comunicação dos clubes, com a situação dos árbitros… Não quero falar disso. Quero falar da minha equipa, da do Benfica. Isso é que é importante.

Primeiro Clássico enquanto treinador: Aquilo que exijo de mim e de quem trabalha comigo… Tentamos encontrar forma de passar uma mensagem aos jogadores em jogos teoricamente mais acessíveis. Aí é que é a grande dificuldade. A minha sensação de defrontar o Benfica é a mesma de defrontar outra equipa qualquer. Tenho a mesma determinação de ganhar o jogo, de prepará-lo perante um rival do FC Porto, que, a par do Sporting, tem lutado pelo campeonato nacional. É uma equipa forte, que vem de um resultado motivador. É sempre uma boa sensação, de responsabilidade e de vontade de ganhar. A preparação é feita da mesma forma, tendo uma ou outra nuance. Tirando isso, não há nada que desperte em mim um prazer maior ou menor do que aquele que é tirar pontos a um rival direto.

Ruído: Temos que dar importância ao que é importante. Para nós, o importante é preparar o jogo, analisar a identidade da equipa. O que se passa à volta… Estamos atentos, mas não é decisivo no nosso ambiente de trabalho, nem pode ser. Mas claro que estamos atentos a tudo.

Arredar Benfica da luta pelo título: É prematuro. O jogo é importante, sem dúvida nenhuma, mas à 13.ª jornada está longe de estar decidida alguma coisa. Não é decisivo. É muito importante, são três pontos que nós ganhamos e três pontos que o adversário não ganha. São jogos de seis pontos, mas não acredito que seja decisivo.

Guarda-redes de FC Porto e Benfica: Costumo dizer sempre, no balneário, que a altura, a cor do cabelo, a nacionalidade é pouco importante. Da mesma forma que acho que há jogadores jovens que apresentam uma maturidade superior à de alguns mais experientes. Um profissional de futebol é um profissional de futebol. Não vamos individualizar. Os guarda-redes que o Benfica são jovens com qualidade, por isso é que estão no Benfica. Os nossos também têm qualidade, representam um grande clube como o FC Porto.

Soares: Não vou dizer quem vou escolher. Ter todos os avançados à disposição é ótimo. Está toda à gente, tirando o Corona, disponível, isso é muito bom. Se jogamos com mais médios, mais avançados… Não é por aí que a equipa é mais ofensiva.

Que FC Porto vai jogar: O que espero da minha equipa é que seja igual ao que foi durante praticamente quatro meses, com exceção do que foi em Aves. Ouço falar dos nossos dois empates… Acho que o jogo do Besiktas foi extraordinário, muito bem conseguido. Em termos estratégicos, quase perfeito. O menos conseguido foi em Aves. Espero uma equipa à imagem do que tem sido, agressiva, com vontade de chegar à baliza de forma inteligente, sabendo que o adversário tem qualidade.

Super Dragões: Dou-lhes os parabéns, espero que amanhã sejam um elemento importantíssimo na nossa caminhada para termos os três pontos.

Benfica diferente com F. Krovinovic: Tenho que preparar a equipa, é uma realidade. O Benfica pode jogar em 4x3x3 e tenho de preparar a equipa para isso. Trabalhamos nesse sentido, de estarmos preparados para dois sistemas que o Benfica possa apresentar, sabendo de antemão, a 99%, como irão atuar.

Melhor exibição da época: Não podemos dissociar a fase ofensiva da defensiva. No último jogo, com bola, estivemos mal, por isso é que permitimos ao Aves chegar à nossa baliza. O que me vem à cabeça é o jogo com o Leipzig em casa, sem bola fizemos o melhor jogo da época. Com bola, tivemos jogos e momentos empolgantes em vários.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório