Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Leão foi a Paços de Ferreira comprar um degrau para se chegar ao dragão

Com o triunfo pela margem mínima na Mata Real, a equipa de Jorge Jesus encurta para dois pontos a distância para o líder FC Porto.

Leão foi a Paços de Ferreira comprar um degrau para se chegar ao dragão
Notícias ao Minuto

08:30 - 27/11/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Ao empate do FC Porto em Vila das Aves, juntou-se o triunfo do Sporting em Paços de Ferreira, e o resultado foi um relançar da luta pela liderança do campeonato nacional, a apenas uma semana de um Clássico que se adivinha escaldante, entre águias e dragões.

A equipa de Jorge Jesus esteve longe de assinar, na Mata Real, uma exibição à imagem de, por exemplo, aquela que assinou na passada quarta-feira, frente ao Olympiacos, mas acabou mesmo por assegurar três importantes pontos, que a colocam a apenas dois do topo da prova.

Castor atrevido bateu o pé a um leão pragmático

Frente a um Paços de Ferreira defensivamente bem organizado e rápido nas transições, os leões, desgastados pelo encontro a meio da semana, não tiveram outra opção a não ser optar pela via mais pragmática: defender com bola e atacar apenas pela certa.

Assim se explica que os verdes e brancos tenham chegado ao intervalo com bem mais posse de bola – 63%, contra os 37% dos castores – e menos remates – cinco, contra os oito da equipa da casa. Menos remates, mas muito mais perigo.

Rodrigo Battaglia marcou o primeiro golo da noite aos 20 minutos – num lance polémico, que gerou protestos por parte da equipa de Petit – mas, antes disso, já o Sporting tinha somado duas oportunidades desperdiçadas, primeiro por Gelson, e depois por Bas Dost.

O problema chegou na segunda parte, quando o Paços de Ferreira incutiu mais agressividade e tentou repor a igualdade. Com um Mabil verdadeiramente supersónico – que atirou, inclusive, a bola à trave – os pacenses começaram a cheirar cada vez mais o golo… até que surgiu Gelson.

Num lance de pura genialidade, o internacional português rodou sobre um adversário e atirou para o fundo das redes. O golo ‘espicaçou’ os homens da casa, que, no entanto, só foram capazes de marcar depois dos 90, por intermédio de Marco Baixinho.

Jorge Jesus 'mata borrego' e já sonha com a liderança

Além de permitir, ao Sporting, encurtar a distância para o primeiro lugar, o triunfo em Paços de Ferreira serviu para que Jorge Jesus ‘matasse um borrego’. É que foi preciso chegar ao quarto jogo para que o técnico conseguisse, por fim, bater Petit.

Após empatar por três vezes com o ex-internacional português, o treinador leonino conseguiu, por fim, batê-lo. Além disso, colocou ponto final à invencibilidade dos castores na Mata Real, após uma série de três vitórias e outros tantos empates.

Após assegurar a Liga Europa – e o direito a sonhar com os oitavos-de-final da Liga dos Campeões – o Sporting parte para a jornada do Clássico sabendo que, caso vença na receção ao Belenenses, ganhará pontos a, pelo menos, um dos dois rivais na luta pelo título.

Paços de Ferreira vs Sporting
43% Posse de bola 57%
19 Remates 8
15 Faltas 16
10 Cantos 5
5/0 Cartões amarelos/vermelhos 5/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório