Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Sporting bate Paços e 'morde calcanhares' ao FC Porto

Golos de Battaglia e Gelson permitiram ao Sporting vencer na Mata Real e encurtar para dois pontos a distância para o líder FC Porto. Já o Paços de Ferreira, que ainda marcou por Marco Baixinho, cai para o 12.º lugar, com os mesmos 12 pontos do Tondela.

Sporting bate Paços e 'morde calcanhares' ao FC Porto

O Sporting reduziu, este domingo, para dois pontos a distância para o líder FC Porto, ao vencer por 2-1 na visita ao Paços de Ferreira.

Num encontro equilibrado, o sangue frio dos leões acabou por ser determinante. Battaglia, aos 20 minutos, abriu o marcador, e, já na segunda parte Gelson deu a estocada final no triunfo sobre os castores.

Leão perdulário contou com aprovação do VAR

O Sporting entrou em campo sabendo que, após o empate do FC Porto, a uma semana do Clássico entre dragões e Benfica, não poderia dar-se ao luxo de falhar.

Com Marcos Acuña de volta após lesão, a equipa de Jorge Jesus colocou em prática o seu futebol e esteve perto de chegar à vantagem logo aos oito minutos de jogo, mas Gelson, isolado, atirou à malha lateral.

Bas Dost, aos 18 minutos, teve nova oportunidade soberana de abrir o marcador, mas, à boca da baliza, sem oposição, permitiu a defesa a Mário Felgueiras. Dois minutos depois, o internacional holandês estaria novamente em evidência, no lance que abriu o marcador do jogo.

Após um canto cobrado por Bruno Fernandes, William, de cabeça, desvia, para o remate de Battaglia. Mário Felgueiras defende e, na recarga, Bas Dost desvia para o argentino, que, de cabeça, coloca a bola no fundo das redes.

Após um largo período de reflexão, o vídeo-árbitro acabou mesmo por validar o golo do médio, num lance em que o posicionamento do avançado holandês deixa muitas dúvidas.

Uma dor de cabeça chamada Mabil

Do outro lado, o Paços de Ferreira de Petit, bem organizado defensivamente, apostava nas transições rápidas, assentes, sobretudo, em dois homens: Awer Mabil e Welthon.

O primeiro, com muita mobilidade e velocidade, deixou Fábio Coentrão de cabeça à roda. O segundo, possante na grande área, foi causando alguns problemas à dupla formada por Mathieu e Coates.

Mabil foi, de resto, denominador comum nos dois lances mais perigosos dos pacenses no primeiro tempo. Logo aos seis minutos, apareceu na grande área a atirar para defesa apertada de Rui Patrício. Aos 36 minutos, acelerou pela ala esquerda e cruzou para Welthon, que falhou por muito pouco o desvio.

De poste em poste, até ao golo final

O Paços de Ferreira ameaçava e, no segundo tempo, conseguiu empurrar o jogo para o meio-campo, onde foi ganhando praticamente todas as batalhas, graças a uma dupla muito bem coordenada, protagonizada por Vasco Rocha e Pedrinho.

Do outro lado, um Sporting com muitas dificuldades em ligar o meio-campo ao ataque. De tal maneira que, das poucas vezes que o conseguiu, foi através de iniciativas individuais de Rodrigo Battaglia.

Ainda assim, foi à equipa de Jorge Jesus que coube a primeira oportunidade da segunda parte, quando, aos 65 minutos, Bruno Fernandes, com um remate de primeira, acertou em cheio no poste. O Paços de Ferreira não se quis ficar atrás e, aos 71 minutos, foi Mabil a cabecear à barra.

Os castores estavam por cima do jogo, mas acabaram por ser os leões a marcar. Gelson, a cruzamento de Fábio Coentrão, recebeu a bola, rodou sobre um adversário e atirou sem hipóteses para Mário Felgueiras.

Até final, ainda houve tempo para Marco Baixinho fazer o 1-2, mas tarde demais para que o Paços de Ferreira pudesse sonhar com a recuperação.

Momento do jogo: Numa segunda parte de alto nível por parte do Paços de Ferreira, que esteve (quase) sempre mais perto de marcar, a classe de Gelson acabou por ser fulcral. Ainda que algo contra a maré do jogo, o internacional português recebeu a bola na grande área e, num grande gesto, rodou e atirou para o golo que sentenciou o jogo.

'Onze' do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Mathieu, Coates, Fábio Coentrão; William, Battaglia, Gelson, Acuña, Bruno Fernandes e Bas Dost.

'Onze' do Paços de Ferreira: Mário Felgueiras; João Góis, Marco Baixinho, Mateus, Bruno Santos; Mateus, Pedrinho, Xavier, Vasco Rocha; Welthon e Mabil.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório