Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Imprensa italiana destaca 'lado humano' de Cristiano Ronaldo

O internacional português é considerado o desportista mais solidário do mundo. Quem o afirma é o prestigiado jornal italiano Gazzetta dello Sport que conta algumas das histórias mais célebres sobre o futebolista, denominado o “bombeiro da generosidade”.

Imprensa italiana destaca 'lado humano' de Cristiano Ronaldo

Verdade que para quem ganha mais de 420.000 euros por semana e tem contratos de patrocínio de milhões de euros por ano, não é difícil conseguir algum dinheiro para ajudar aqueles que mais precisam. Porém, Cristiano Ronaldo realmente excede-se nesta âmbito, e não é por acaso, como vamos ver, que a Gazzetta dello Sport tenha agora decidido falar sobre aquele que é muito mais do que um jogador com pés perfumados de talento.

O jornal italiano sublinha alguns dos atos de solidariedade do avançado madeirense, o primeiro das quais ocorrido em 2011 quando Cristiano Ronaldo ganhou a Bota de Ouro, graças aos 40 golos marcados com o Real Madrid. Em vez de colocar o prémio na sua sala de troféus decidiu doá-lo para a fundação do Real Madrid, para, de seguida, ser leiloado. A Bota de Ouro foi vendida por 1,5 milhões de euros e o dinheiro foi usado para reconstruir algumas escolas em Gaza, na Palestina.

Ao contrário de muitos colegas, o internacional português de 32 anos não tem tatuagens e a razão é simples: Cristiano Ronaldo doa sangue, regularmente, e está envolvido em numerosas campanhas de consciencialização para este fim (quem tem tatuagens pode doar sangue, mas tem de esperar pelo menos 3 a 4 meses, a partir da última tatuagem, para evitar o risco de infeções). E depois de descobrir que o filho de Carlos Martins precisava de um transplante de medula óssea, o jogador tornou-se, igualmente, um dador de medula.

Muitas são as histórias destapadas pelo desportivo italiano, tantas que seria necessário um artigo em tamanho XL para enumerar todos os atos de generosidade de Ronaldo, que se desdobram desde a ajuda às vítimas no terramoto no Nepal, em abril de 2015, ao auxílio prestado às crianças órfãs após o atentado em Beirute, nesse mesmo ano, e uma luta indefectível no apoio à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O jogador merengue é frequentemente alvo de fãs para tirar fotos e dar autógrafos, aceitando os seus pedidos, porque ele sabe que é um ícone para eles. E já aconteceu, mais do que uma vez, quebrar barreiras de segurança e atenuar cargas policiais, no interior de estádios, quando o sonho de muitos é apenas ter o prazer de ver Ronaldo um pouco mais de perto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório