Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Champions: Os apurados, os eliminados e o que falta decidir

Falta apenas uma jornada para ser encerrada a fase de grupos da Liga dos Campeões. Seguem-se os oitavos-de-final e já há quem tenha lugar garantido.

Champions: Os apurados, os eliminados e o que falta decidir
Notícias ao Minuto

08:07 - 23/11/17 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

A fase de grupos da Liga dos Campeões está na reta final, mas ainda há muito por decidir. Apesar de já existirem equipas apuradas para os oitavos-de-final e outras tantas eliminadas, ainda há muitas contas por fazer. 

Mas vamos por partes. Ou melhor, por grupos. 

Grupo A 

Neste grupo há um destaque evidente. A memorável má campanha do Benfica. Os encarnados não contabilizam qualquer ponto em cinco jogos e, por isso mesmo, estão fora da Champions... e da Liga Europa. 

No entanto, ainda não está decidido quem segue para os 'oitavos'. O Manchester United (12 pontos) perdeu diante do Basileia (9), mas tem quase assegurada a passagem à fase seguinte. Mas sim, quase. Caso perda por seis golos diante do CSKA (9), na última jornada, a formação de Mourinho poderá dizer adeus à Champions. No entanto, e tendo em conta que se trata de um cenário pouco provável, os russos do CSKA lutarão, a par com o Basileia, pelo segundo lugar deste grupo.

Grupo B

Neste grupo, as contas são bem mais simples. O PSG (15 pontos) e o Bayern Munique (12) não deram grandes hipóteses ao Celtic (3) e ao Anderlecht (0) e estão nos oitavos-de-final. 

Grupo C 

Um dos grupos mais equilibrados desta edição da Liga dos Campeões. O Chelsea (10 pontos) já garantiu um lugar nos 'oitavos', mas ainda pode ser segundo classificado. Na última jornada, a AS Roma (8) poderá acompanhar os clubes caso vença o Qarabag (2). No entanto, se isso não acontecer e se o Atlético Madrid (6) vencer em Londres, são os colchoneros quem passam à fase seguinte. 

Grupo G 

O Barcelona (11) é o vencedor deste grupo e tem presença assegurada na próxima fase. Juventus (8) e Sporting (7) lutam, taco a taco, pelo segundo lugar, mas a tarefas dos leões é teoricamente mais complicada que a dos italianos. Mas no futebol, como já se sabe, tudo pode acontecer. 

Grupo E 

Mais um grupo onde as contas estão muito complicadas. Neste momento, existem três equipas que podem passar à fase seguinte. O Maribor (2 pontos) está afastado. De resto, Liverpool (9), Sevilha (8) e Spartak Moscovo (6) lutam os três... por duas vagas. Vai ser emoção até final.

Grupo F 

O Manchester City (15) não facilitou e já se assumiu como vencedor do grupo. O Feyenoord (0) já foi eliminado. Restam Shakhtar (9) e Nápoles (6). A formação ucraniana, orientada pelo português Paulo Fonseca, depende de si própria para carimbar o passaporte para os 'oitavos', mas para isso terá que vencer ou empatar na receção ao City. 

Grupo G 

O grupo onde está inserido o FC Porto (7 pontos) já tem vencedor: o Besiktas (11). Por isso mesmo, os dragões terão que lutar com o Leipzig (7) por uma vaga nos oitavos. O Monaco (2), de Leonardo Jardim, já disse adeus à Champions. 

Grupo H 

Tottenham (13 pontos) e Real Madrid (10) já confirmaram o apuramento, ainda que em causa esteja o primeiro e segundo lugar. Resta ao Dortmund (2) e ao APOEL(2) lutarem por uma vaga na Liga Europa. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório