Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

'Tombo' histórico atira com Benfica para fora da Europa

Encarnados chegam à quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões com cinco derrotas, um golo marcado e 12 sofridos. Números bastante abaixo das expetativas, que deixam a equipa de Rui Vitória sem qualquer aspiração europeia com uma jornada por disputar.

'Tombo' histórico atira com Benfica para fora da Europa
Notícias ao Minuto

08:00 - 23/11/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Ao quinto jogo, o Benfica sofreu a quinta derrota na presente edição da Liga dos Campeões e vê o sonho europeu destroçado, até porque já nem o apuramento para a Liga Europa é possível.

O frio da Rússia não foi suficiente para arrepiar os homens de Rui Vitória, que, com (mais) uma exibição apagada, sofreram (mais) uma derrota com o CSKA Moscovo. 

Não há frio nem golo que acorde este Benfica

O pesadelo encarnado começou a tornar-se realidade bem cedo. Aos cinco minutos, Vitinho falhou por pouco o golo. Aos 13, Schennikov, em posição irregular, não foi tão perdulário e colocou mesmo a bola no fundo das redes à guarda de Bruno Varela

Pouco depois, Jonas ficou perto do golo e deixou no ar a ideia de que o Benfica poderia lutar por outro resultado. No entanto, tal como o frio, o golo sofrido também não ‘espicaçou’ o campeão nacional.

Desinspirada, permeável à pressão dos russos e excessivamente dependente das arrancadas individuais de Salvio, a equipa portuguesa viveu num constante sobressalto, até que, aos 56 minutos, Jardel, na tentativa de cortar um remate de Vitinho, acabou por desviar a bola para o fundo da baliza, dando, assim, a estocada final nas ambições europeias dos encarnados.

O CSKA terminou o encontro com menos posse de bola e menos remates, mas demonstrou sempre que estava mais preparado para conquistar os três pontos. Fê-lo e continua, juntamente com o Basileia, na luta pelo apuramento para os oitavos-de-final da prova milionária.

Um pesadelo de dimensões históricas

O percurso europeu do Benfica em 2017/18 termina de forma tão precoce quanto historicamente… tenebrosa.

Com a derrota por 0-2 em Moscovo, os encarnados não só consolidaram o estatuto de pior cabeça de série de sempre, como conquistaram um outro (infeliz) título: o de equipa portuguesa com menos golos marcados – 1 – nas cinco primeiras jornadas da Liga dos Campeões.

Mas há mais. Com 12 golos sofridos, o Benfica igualou o seu pior registo defensivo de sempre na maior competição europeia de clubes. E, caso não vença o Basileia na última jornada, irá mesmo destronar o Sporting – que somou dois pontos em 2000/01 – como a equipa portuguesa com pior prestação na prova.

Uma série de registos negativos, que valeram, inclusive, um sorriso a… Igor Akinfeev. 11 anos e 43 jogos depois, o guarda-redes do CSKA voltou a não sofrer qualquer golo na Liga dos Campeões. Um registo que o deixará, por certo, mais tranquilizado.

CSKA Moscovo vs Benfica
42% Posse de bola 58%
10 Remates 12
3 Remates à baliza 4
4 Remates ao lado 3
3 Foras de jogo 2
5 Cantos 5
18 Faltas 14
3/0 Cartões amarelos/vermelhos 2/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório