Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Nada decidido na Turquia. FC Porto empata e adia qualificação

Empate a uma bola permitiu ao Besiktas carimbar o passaporte para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Quanto ao FC Porto, deixa todas as decisões para a última jornada, frente ao Monaco.

Nada decidido na Turquia. FC Porto empata e adia qualificação
Notícias ao Minuto

18:50 - 21/11/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Direto

Foi sob um ambiente completamente infernal que o FC Porto começou o seu jogo em Istambul. Para se ter uma perceção, Alex Telles – que chegou a jogar no rival Galatasaray- nem se podia chegar à linha lateral, que os insultos faziam-se, desde logo ouvir. Um jogo intenso e repartido foi o que tivemos na 1.ª parte. Jogada cá, jogada lá, as duas equipas iam-se aventurando no ataque em busca de golos.

Sérgio Conceição apostou num 4x3x3, num meio campo composto por Danilo, Herrera e Sérgio Oliveira. Contudo, a maior surpresa do técnico dos dragões neste jogo deu-se na ala direita: Maxi Pereira foi o titular na defesa e Ricardo Pereira jogou à frente do uruguaio.

Inferno turco não foi suficiente para parar o FC Porto

Mesmo debaixo de um forte coro de asssobios, sempre que tinha a posse de bola, o FC Porto conseguiu marcar primeiro. Aos 29 minutos, Ricardo cruzou rasteiro para Felipe, que não desperdiçou. O central brasileiro finalizou como se de um avançado se tratasse e deixou o Vodafone Park silenciado durante alguns segundos.

Em desvantagem, o Besiktas teve de ‘ir para cima’ dos azuis e brancos. A equipa turca foi mais incisiva e acabou por chegar ao golo antes do intervalo. Talisca, depois de um bom trabalho de Tosun, fez o 1-1, aos 41 minutos.

Dragão nem respirou e até foi salvo... pela trave

Na 2.ª parte, o Besiktas entrou muito mais pressionante e os dragões sentiram imensas dificuldades em sair com a bola do seu meio-campo. A equipa turca ‘sufocou’ o FC Porto para grande irritação de Sérgio Conceição. Para se ter uma noção, aos 60 minutos o Besiktas contava com 73,4% de posse de bola.

Com o decorrer da partida, o Besiktas manteve a sua superioridade, perante a ineficácia do FC Porto em criar jogadas de perigo. Os turcos podiam ter chegado ao 2-1 em várias ocasiões, mas a mais gritante foi protagonizada por Ryan Babel, aos 58 minutos. O holandês levou a bola à trave da baliza de José Sá.

Nestes segundos 45 minutos, os azuis e brancos foram quase inexistentes na partida. Perante isto, e do ponto de vista do FC Porto, pode dizer-se que sair de Istambul com um empate não foi, de todo, mau. Quanto ao Besiktas, este 1-1 deixou as águias pretas com um sorriso no rosto. Este ponto conquistado permite aos turcos carimbar o passaporte para os oitavos de final. Já o FC Porto remete a sua qualificação para o jogo diante do Monaco, no estádio do Dragão.

Momento do jogo: Remate à trave de Babel. O jogo podia ter pendido para o lado dos turcos, mas a sorte não esteve do lado do extremo holandês.

_______________________________________________________________________________________

'Onze' do FC Porto: José Sá; Maxi, Marcano, Felipe, Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira, Herrera; Ricardo, Brahimi e Aboubakar.

'Onze' do Besiktas: Fabri; Gonul, Pepe, Tosic, Adriano; Hutchinson, Tolgay, Quaresma, Talisca, Ryan Babel; Tosun.

Antevisão: O FC Porto pode dar, esta terça-feira, um importante passo rumo aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, na visita ao Besiktas, para a quinta jornada do grupo G.

Os dragões ocupam o segundo lugar, com menos quatro pontos do que os turcos, mas até podem garantir já esta noite o apuramento para a próxima fase, tendo, no entanto, não só de vencer, como esperar que o Leipzig não vença o Monaco.

Já à equipa de Pepe e Ricardo Quaresma, basta-lhe um empate para garantir que seguirá em frente na prova milionária, independentemente do que aconteça na Alemanha.

Os dragões, recorde-se, sofreram, precisamente, contra o Besiktas, a primeira derrota da presente temporada. Na altura, os golos de Talisca, Cenk Tosun e Ryan Babel marcaram os golos que fizeram a equipa de Sérgio Conceição tombar no Dragão.

Marega, Otávio e Soares, lesionados, não poderão dar o seu contributo em Istambul. Já Héctor Herrera, que regressou lesionado da seleção mexicana, está recuperado e deverá reentrar nas contas do técnico azul e branco.

O Besiktas-FC Porto será apitado pelo espanhol Mateu Lahoz e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 17h, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório