Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

"Portugal é candidato a assumir o máximo objetivo na Rússia"

Fernando Santos recusa colocar o campeão europeu como favorito à conquista do Campeonato do Mundo, mas deixa a sua candidatura ao troféu.

"Portugal é candidato a assumir o máximo objetivo na Rússia"

Fernando Santos e Rúben Neves anteviram, esta segunda-feira, o encontro particular com os Estados Unidos, marcado para as 20h45 desta terça-feira. O selecionador nacional prometeu uma equipa a lutar para "vencer", assim como o médio, que se mostrou "extremamente feliz" pela chamada à seleção nacional.

Fernando Santos

Que adversário espera: Vem do norte da América, tem um futebol distinto. É uma equipa com um jogo mais objetivo, mais rápido, com jogadores de boa qualidade técnica e passe, que colocam a bola no chão. É uma equipa com que temos de ter muita atenção, mas Portugal, estando ao seu nível, poderá fazer um bom jogo e vencer.

Trabalho diferente: É igual, não temos muito tempo. A nível de seleção, muito do trabalho é conversa. Temos muito pouco treino e grande parte é recuperação. O trabalho é de interiorização da matriz de jogo, do que o treinador pretende… É feito através de conversas. É importante criar o hábito de estar em estágio e treino. É importante.

Quantos jogadores estão certos no Mundial: Pelo que tenho lido, uns 50… 30 é curto. Vai ser muito difícil. É bom ter esta dor de cabeça, é sinal da qualidade do jogador português. É também muito importante a forma como têm estado em estágio. Já lhes disse que não estavam aqui a fazer nenhum teste, mas noutros níveis é muito importante. É um grupo muito coeso e deram a resposta que esperava, fizeram um excelente jogo. Se não acreditasse neles, não os teria comigo. Não temos 30, temos à volta de 40 jogadores que podem integrar, 17 estarão certamente de fora. Há um jogador que vai estar presente, seguramente.

Portugal fora dos favoritos à conquista do Mundial: O fator positivo é a qualidade da seleção portuguesa, foi o que nos levou a ser campeões da Europa. Da mesma forma que dissemos antes do Euro, em que Portugal não era favorito mas se assumia como candidato a lutar pelo objetivo máximo, assim nos comprometemos para o Campeonato do Mundo. Os favoritos são os mesmos cinco, historicamente é assim. Independentemente disso, Portugal estará na Rússia com os mesmos objetivos. É candidato a assumir o máximo objetivo.

Gonçalo Guedes: É um jogador com caraterísticas que lhe permitem jogar em qualquer zona do ataque. À semelhança do Rúben, esteve na Rússia e no Luxemburgo. Têm um percurso a percorrer e foram cumprindo muito bem. A partir desse momento, têm sempre a porta aberta aqui. São jogadores diferentes.

Mudanças para os Estados Unidos: Disse que não jogariam duas equipas diferentes. Alguns jogadores jogaram e jogarão amanhã outra vez. A equipa que jogou em Viseu não jogará amanhã. Vai jogar uma equipa com jogadores que não jogaram em Viseu e outros que jogaram. Não me comprometi com ninguém de que todos irão jogar. Se tiver oportunidade, quase todos irão jogar. Se não tiver essa oportunidade, não acontecerá. A minha ideia é apresentar uma equipa forte, que vai corresponder aos nossos anseios e aos do povo, num momento de solidariedade importante. O povo português vai, mais uma vez, demonstrar esse seu lado humano fortíssimo, como em Viseu. Por aquilo que sei, já vamos perto dos 15 mil jogadores amanhã. Faço um apelo a todos os portugueses para que estejam aqui. Do lado de cá estará uma equipa capaz, que espera dar uma nova alegria, que vai dar tudo para vencer.

Solidariedade: Deixo uma mensagem a todos os concelhos que foram afetados, às pessoas que perderam familiares, bens, que estão em condições difíceis… É um momento importante. O sol vai sempre brilhar de novo.

Rúben Neves

Titularidade: Vai ser um jogo difícil,mas vamos entrar com o objetivo de sempre, que é dar o melhor para vencer. Em relação ao ‘onze’ têm aqui a pessoa indicada [Fernando Santos] para responder.

Ser chamado para o Mundial: Qualquer um dos que aqui está tem esse sonho, mas a seleção está muito bem servido. Quem for escolhido dará o seu máximo e a seleção representará muito bem o país.

Portugueses do Wolverhampton: Fiquei extremamente feliz e os meus colegas felicitaram-me.

Ser chamado ao Mundial: Qualquer jogador tem esse sonho. Quem for escolhido será uma boa escolha, porque temos muitas opções. Quem for escolhido representará muito bem Portugal. Estamos muito bem servidos. Cabe-me trabalhar e dar o máximo para ver o que poderá acontecer.

Diferenças para o futebol inglês: O que todos sabem é que é um futebol mais físico, mais rápido. Agora estou focado neste espaço e não me compete falar da minha equipa. O mais importante é o jogo com os Estados Unidos.

Responder em campo: Estamos aqui para dar o nosso melhor, seja com que adversário for. Será um jogo muito competitivo, sei que cada um dará o seu máximo para darmos uma boa resposta e vencermos.

Estados Unidos: Estamos focados na nossa equipa. Será um jogo difícil, mas se estivermos ao nosso nível iremos bater-nos muito bem.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório