Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Resumo: Águia sobreviveu, leão esteve perto do KO e dragão riu-se do topo

FC Porto terminou a 11.ª jornada ainda mais isolado na liderança do campeonato, num fim de semana marcado por (muitas) polémicas ligadas à arbitragem.

Resumo: Águia sobreviveu, leão esteve perto do KO e dragão riu-se do topo

A 11.ª jornada da I Liga trouxe mudanças – ainda que não significativas – no pódio da tabela, com FC Porto e Benfica com motivos para sorrir… ao contrário do Sporting.

Os leões receberam o Sporting de Braga e, num jogo verdadeiramente de loucos, estiveram em todas as posições possíveis e imagináveis. Colocaram-se em vantagem, permitiram a reviravolta e, com uma grande penalidade já depois dos 90 minutos, fecharam o 2-2.

Tudo isto com muita polémica à mistura. Por um lado, Jorge Jesus queixou-se de uma grande penalidade não assinalada sobre Bruno César. Por outro, o presidente arsenalista António Salvador considerou que, não só Carlos Xistra errou ao anular um golo de Fransérgio, como deixou escapar uma falta sobre um defesa da sua equipa no lance que dá o penálti final à equipa da casa.

Com ou sem dedo da arbitragem, a verdade é que o Sporting voltou mesmo a marcar passo no campeonato: foi o terceiro empate nas cinco últimas jornadas.

 Quem não desperdiçou a escorregadela leonina foi o Benfica, que saiu de uma complicada visita ao Vitória de Guimarães com um importante triunfo por 3-1, que lhe permitiu reduzir a desvantagem para o segundo lugar para apenas um ponto.

O inevitável Jonas abriu caminho à vitória, com um golo logo aos 22 minutos, e consolidou a liderança dos melhores marcadores da prova, com um total de 13 golos, mais quatro do que Aboubakar e Bas Dost. Os restantes golos ficaram ao cargo de Samaris e Salvio.

Os vimaranenses ainda reagiram, por intermédio de Rafael Martins, e, já em tempo de compensação, tiveram a oportunidade de fazer o 2-3, mas Tallo falhou da marca dos 11 metros.

O encontro esteve, no entanto, longe de ser virgem no que a polémicas diz respeito. Após o apito final, os encarnados pediram uma grande penalidade sobre Salvio, mas os rivais Sporting e FC Porto apontaram o dedo a uma eventual agressão de Luisão.

 

O FC Porto, que foi o primeiro a entrar em campo nesta 11.ª jornada, foi aquele que menos problemas teve pela frente. Sem a avalanche ofensiva a que já nos habituou, a equipa de Sérgio Conceição foi cirúrgica a atacar e presentou os adeptos com um triunfo por 2-0 sobre o Belenenses.

Os golos de Héctor Herrera e Vincent Aboubakar foram suficientes para que o líder do campeonato nacional se tornasse ainda mais… líder, já que, com o empate do Sporting, passou a ter quatro pontos de vantagem sobre o segundo classificado.

Uma vitória tranquila, mas nem por isso livre de polémicas. A dureza de Felipe, que, no entender dos rivais lisboetas, provocou dois lances passíveis de grande penalidade, deu, também aqui, que falar.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório