Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

FC Porto derrota Belenenses em noite de Herrera

Herrera (42') e Aboubakar (90') abriram e fecharam as contas do marcador. Médio mexicano brilhou na ausência de Danilo.

FC Porto derrota Belenenses em noite de Herrera

Análise: O FC Porto arrancou, este sábado, um triunfo na receção ao Beleneses (2-0), num jogo referente à 11.ª jornada da I Liga. Numa partida que contou com duas partes distintas, os dragões acabaram por ser os justos vencedores e cimentaram a posição de líder no campeonato.

Primeira parte de enorme pressão portista

A primeira parte ficou marcada pela forte pressão exercida pelo FC Porto junto do conjunto visitante. Conceição tinha apostado em Diego Reyes para fazer de Danilo e o defesa mexicano mostrou-se à altura do desafio, cumprindo na perfeição o papel de trinco – pelo menos, no que à tarefa defensiva diz respeito. Na frente, Brahimi assumiu, para não variar, o papel de desequilibrador, com Hernâni a ocupar a faixa contrária.

Os minutos iam passando, as oportunidades de golo acumulando, mas o FC Porto só chegaria ao golo mesmo antes do intervalo. Na sequência de um canto cobrado por Alex Telles, e após uma enorme confusão na grande área do Belenenses, a bola sobrou para Herrera que encostou para o fundo das redes, inaugurando assim o marcador no Dragão.

Belém respondeu no segundo tempo

Se os adeptos que na segunda parte iria ser mais do mesmo… estavam completamente enganados. Os comandados de Sérgio Conceição parecem ter reentrado com menos ritmo, sendo que a forma como o Belenenses subiu as linhas também ajuda a explicar a quebra de rendimento do FC Porto.

A formação orientada por Domingos Paciência entrou com uma atitude mais vincada e quis incomodar os dragões, ao contrário do que se tinha passado no primeiro tempo.

Conceição não gostava do que passava em campo e lançou para jogo Jesús Corona, Sérgio Oliveira e Galeno para dentro de campo. O mexicano parecia estar com a corda toda e fez o que quis da defesa dos azuis do Restelo. Ora a fletir para o meio, ora a procurar a linha, Corona parecia ter sempre um truque prestes a sair da manga.

No entanto, o FC Porto só conseguiu ampliar a vantagem quando o jogo estava prestes a acabar. Mais uma vez, Herrera está na jogada. O mexicano conduziu um contra-ataque e, no momento certo, soltou a bola para Vicent Aboubakar que, num claro gesto de classe, picou a bola por cima de Muriel.

Contas feitas, o FC Porto voltou a vencer e continua líder na tabela classificativa da I Liga. Com um total de 31 pontos arrecadados, a formação de Sérgio Conceição fica agora à espera daquilo que os rivais vão fazer no domingo. 

Momento do jogo: O golo de Herrera desbloqueou o jogo. O Belenenses até então apresentava uma atitude defensiva, mudando de esquema no segundo tempo. O jogo agradeceu, o resultado manteve-se mais incerto e só mesmo em cima do apito final é que os adeptos do FC Porto conseguiram descansar.

_________________________________________________________________________________________________

Onze do FC Porto: José Sá; Ricardo Pereira, Felipe, Marcano e Alex Telles; Hernâni, André André, Reyes e Herrera; Aboubakar e Brahimi. 

Onze do Belenenses: Muriel; Geraldes, Nuno Tomás, Gonçalo Silva, Florent; Bouba Saré, Yebda, André Sousa, Roni; Diogo Viana e Maurides. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório