Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Suspeito do costume salva leão de surpresa em Vila do Conde

Golo de Bas Dost, aos 85 minutos, colocou o Sporting na liderança isolada do campeonato, pressionando o FC Porto para o dérbi da Invicta.

Suspeito do costume salva leão de surpresa em Vila do Conde

Foi preciso Bas Dost e, acima de tudo, muito Rui Patrício, mas a verdade é que o Sporting conseguiu mesmo levar os três pontos de Vila do Conde.

Frente a um Rio Ave destemido, os leões tiveram sérias dificuldades e só a cinco minutos do apito final surgiu o holandês a cabecear para o golo da vitória. 

Equilíbrio foi palavra de ordem

A equipa de Jorge Jesus não entrou bem no jogo, parecendo ficar surpreendida com a intensidade imposta pelo Rio Ave. Nos primeiros minutos, demonstrou sérias dificuldades em segurar o ataque vilacondense, mas, aos poucos, os leões conseguiram estabilizar o seu jogo.

Daí para a frente, o equilíbrio foi mesmo palavra de ordem. De tal maneira, que a primeira oportunidade de golo surgiu apenas aos 33 minutos, quando João Novais cabeceou para uma defesa monumental de Rui Patrício.

O melhor que o Sporting conseguiu fazer foi um remate potente de Marcos Acuña, que saiu ligeiramente por cima da baliza à guarda de Cássio. De resto, as notícias eram pouco animadoras: uma equipa partida, com dificuldades em ligar setores, que, ainda por cima, viu Mathieu sair lesionado a poucos dias do encontro com a Juventus, para a quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Demérito da equipa leonina, mas, acima de tudo, muito mérito do conjunto orientado por Miguel Cardoso, que, sem medo, tirou a bola ao adversário, deixando-o numa posição incómoda, à qual poucas vezes tem sido exposto.

Rui Patrício e vídeo-árbitro mantiveram o nulo

Para a segunda parte, Jorge Jesus optou por retirar Daniel Podence e lançar Rodrigo Battaglia, fazendo Bruno Fernandes avançar para as costas de Bas Dost, onde se sente mais confortável… como veio a demonstrar-se.

Assim que Jorge Sousa apitou para o início da segunda parte, recebeu a bola em terrenos adiantados e colocou-a em Bas Dost, que por pouco não chegou para a desviar para golo. Aos 70 minutos, o ex-Sampdoria colocou mesmo a bola no fundo da baliza, mas o golo acabou por ser (bem) invalidado pelo vídeo-árbitro, uma vez que se encontrava em fora-de-jogo.

E, se na primeira parte Rui Patrício foi o principal responsável por manter a baliza leonina inviolada, o mesmo se pode dizer da segunda, onde assinou um voo assinalável para tirar um remate forte de Barreto, que levava selo de golo.

Quem não marca… sofre

Os últimos minutos de jogo foram, sem dúvida, impróprios para cardíacos. Aos 84, Guedes, isolado na pequena área, com Rui Patrício batido, falhou escandalosamente. Na jogada seguinte, eis que surgiu o golo da vitória verde e branca.

Rodrigo Battaglia cruzou para a grande área, onde apareceu o inevitável Bas Dost a cabecear para o fundo das redes. Um golo fundamental para o Sporting, que, assim, consegue manter os três pontos de vantagem sobre o Benfica e ultrapassa, à condição, o FC Porto, que, este sábado, visita o Boavista para o dérbi da Invicta.

Momento do jogo: Dois momentos, que podiam ser apenas… um. Um falhanço monumental de Guedes deu lugar a um golo salvador de Bas Dost, que valeu, ao Sporting, três pontos num encontro muito complicado.

'Onze' do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão; William, Bruno Fernandes, Gelson, Acuña; Podence e Bas Dost.

'Onze' do Rio Ave: Cássio; Lionn, Nélson Monte, Marcelo, Yuri Ribeiro; Pelé, Tarantini, João Novais, Barreto; Rúben Ribeiro e Guedes.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório