Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

O eclipse de Rafa Silva. De reforço milionário a preterido de Vitória

Extremo de 24 tem o estatuto de segundo jogador mais caro da história do Benfica, mas tarda em convencer os adeptos e, sobretudo, Rui Vitória.

O eclipse de Rafa Silva. De reforço milionário a preterido de Vitória
Notícias ao Minuto

09:10 - 27/10/17 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

A carreira dos jogadores de futebol passam por diferentes fases. Umas mais positivas que outras. Rafa Silva atravessa atualmente um momento de menor brilho. O internacional português custou aos cofres do Benfica, no verão de 2016, cerca de 16 milhões de euros, mas tarda em convencer os adeptos... e Rui Vitória. 

O extremo de 24 anos foi, mais uma vez, preterido pelo técnico encarnado quando o Benfica divulgou, na tarde de quinta-feira, a lista dos jogadores convocados para a receção ao Feirense, que acontece mais logo, num jogo que marcará o arranque da 10.ª jornada da I Liga. 

Mas, afinal de contas, qual o motivo para Rafa não ser convocado? Não se sabe, mas existe uma certeza. Rafa não está lesionado e por essa mesma razão a decisão de Rui Vitória só poderá ser mera opção tática. 

A estrela do Sp. Braga disputada pelos três grandes 

Quem acompanhou o mercado de transferências do passado ano de 2016 certamente se recordará que Rafa fez correr muita tinta. Ora estava a caminho do FC Porto, ora estava em negociações com o Sporting e com o Benfica. A verdade é que o jogador que brilhou no Minho acabaria mesmo por rumar à Luz, num negócio fechado no dia 31 de agosto. 

Mas há mais. Rafa também garantiu um lugar na história do Benfica. Confuso? Nós explicamos. O extremo nascido em Vila Franca da Xira ocupa a posição de segundo jogador mais caro do Benfica, sendo apenas superado pelo companheiro de equipa Raúl Jiménez. 

Da época de adaptação à desilusão 

Os números de Rafa Silva registados na temporada passada são a prova de que o extremo teve de se adaptar à realidade das águias. Na verdade, as exibições de Rafa Silva foram sempre alvo de muita discussão. A velocidade convencia, a irreverência também, mas as constantes falhas na finalização e de decisão no momento do último passe deixaram vários adeptos encarnados à beira de um ataque de nervos. 

Em jeito de resumo, Rafa contabilizou apenas dois golos em 31 jogos ao serviço do Benfica na época 2016/17. A mesma época onde os encarnados registaram o melhor ataque da I Liga com 72 golos apontados, culminando o desempenho com a conquista do tetracampeonato. Muito pouco para quem quer ganhar um lugar cativo no onze de Rui Vitória. 

As coisas pouco mudaram desde então e, contabilizando já a presente época, Rafa continua sem convencer a Luz: é preciso recuar até ao dia 24 de fevereiro para encontrar o último golo do extremo em jogos oficiais.

Em 2017/18, Rafa Silva parece mesmo estar afastado das primeiras escolhas de Rui Vitória. Em 15 jogos disputados pelo Benfica, Rafa apenas marcou presença em sete, somando um total de (uns escassos) 319 minutos de jogo. Além disso, por apenas três ocasiões assumiu a condição de titular, sendo que só uma delas foi na I Liga - na deslocação ao terreno do Rio Ave (1-1). 

Época Clube Jogos Golos
2017/2018 Benfica 7 0
2016/17 Benfica 31 2
  Sporting de Braga 2 0
2015/16 Sporting de Braga 50 12
2014/15 Sporting de Braga 43 5
2013/14 Sporting de Braga 32 9

Seleção tornou-se uma miragem 

Rafa Silva faz parte dos 23 magnifícos que conquistaram a Europa no passado Euro'2016 ocorrido em França. O então jovem extremo que alinhava no Sporting de Braga foi umas das surpresas promovidas por Fernando Santos na convocatória para o campeonato europeu e ainda somou alguns minutos ao serviço de Portugal. 

Porém, desde que chegou ao Benfica, Rafa está mais longe da seleção. Não sendo titular na equipa de Rui Vitória tudo parece ficar mais complicado para vingar na seleção das quinas. Além disso, há ainda um Gonçalo Guedes a brilhar no Valencia, um Bernardo Silva a encantar em Inglaterra e um Gelson Martins mais do que seguro no Sporting. O espaço é reduzido, o tempo é escasso e o Mundial'2018 parece ser uma mera miragem para Rafa. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório