Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Futebolistas no sindicato para fugir ao desemprego

O sonho de iniciar uma carreira e a fuga ao desemprego têm levado todos os anos mais de meia centena de futebolistas a ingressar no Estágio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), que este ano iniciou a sua 11.ª "temporada".

Futebolistas no sindicato para fugir ao desemprego
Notícias ao Minuto

09:06 - 09/07/13 por Lusa

Desporto SJPF

Em Lisboa, para já, 26 jogadores portugueses vão estar a treinar diariamente, excluindo fins de semana, no Jamor, até ao final do mês de agosto, às ordens do ex-futebolista José Carlos, com alguns jogos particulares pelo meio, com a esperança de "dar nas vistas".

"É uma situação especial. Nestes estágios apanhamos de tudo. Há jogadores que aparecem mais desesperados, psicologicamente em baixo, outros mais jovens aparecem com muita esperança e muito sonho", afirmou à agência Lusa José Carlos, que também ocupa o cargo de vice-presidente do SJPF

Além dos treinos, os 26 jogadores desempregados vão defrontar Belenenses e o Benfica B e também vão competir num Torneio Internacional da FIFPro, que vai decorrer na Holanda.

"Que sirva para poderem mostrar a qualidade que têm. É dar uma oportunidade de visibilidade destes jogadores a empresários, treinadores e dirigente que olham para o estágio de uma forma séria e, às vezes, aparecem aqui à procura de soluções para os seus plantéis porque normalmente são jogadores baratos", explicou o antigo defesa direito do Benfica e Vitória de Guimarães.

Com os também ex-futebolistas Joaquim Rebelo e Ranque Franque na equipa técnica, José Carlos defendeu mesmo que neste estágio os jogadores têm "condições melhores de treino que alguns clubes das divisões secundárias".

"Há muitos jogadores com qualidade que, por uma razão ou outra, não encontraram o seu caminho e nós estamos aqui para isso mesmo, para ajudar e ver se conseguimos fazer qualquer coisa por eles", referiu.

Aos 20 anos, Pedro Dias terminou o contrato que tinha com o Casa Pia e está no Estágio do SJPF à procura de mostrar o seu valor e que tem "qualidade para integrar uma equipa de futebol".

"Está muito difícil arranjar clube, mas sempre quis ser jogador e vou tentar tudo por tudo. Tenho que dar o máximo e esperar que corra tudo bem. O Belenenses subiu agora à I liga, procura reforços e vamos ver", confessou o médio português à Lusa.

Também Tonicha, extremo que 18 anos que atuava nos juniores do Torreense, decidiu passar o verão a treinar no Jamor à procura do sonho de assinar com um clube, mas tem consciência que o futebol "não é para a vida toda".

"Vou ingressar este ano na faculdade. Se entretanto me oferecerem um contrato tenho que pensar bem. Sei que tenho que manter os estudos, mas tenho o sonho de ser jogador profissional de futebol", contou o antigo juvenil do Belenenses à Lusa.

Em Lisboa, o estágio arrancou na última sexta-feira, enquanto a norte os jogadores desempregados começaram a treinar segunda-feira, no Estádio Municipal da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia.

Em 11 edições, o Estágio do SJPF já contou com nomes como Luís Boa Morte, Lourenço, Rui Baião e Miguel Garcia e, em 2012, 45 por centos dos jogadores que participaram arranjaram clube.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório