Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Adeptos do Feyenoord utilizam vítimas do Holocausto para provocar Ajax

A rivalidade parece ter ultrapassado todos os limites na Holanda.

Adeptos do Feyenoord utilizam vítimas do Holocausto para provocar Ajax
Notícias ao Minuto

23:23 - 20/10/17 por Francisco Amaral Santos

Desporto Holanda

A rivalidade é algo que faz parte do mundo do desporto. No futebol, esta torna-se mais evidente e por vezes vai muito para lá dos limites. Foi o que aconteceu na Holanda, numa altura em que se aproxima o sempre emocionante jogo entre Feyenoord e Ajax, relativo à 9.ª jornada da Liga holandesa, agendado para domingo. 

Como qualquer jogo grande, a 'troca de mimos' entre os adeptos das duas equipas já acontece há alguns dias, sendo que esta sexta-feira a rivalidade ultrapassou o limite do razoável, tal como revela o El País. 

Porquê? Pois bem, está a circular nas redes sociais uma imagem - colocada por adeptos do Feyenoord - de dois meninos judeus com estrelas de David cosidas na roupa. A acompanhar a fotografia surge ainda a hastag #anti020week e a seguinte frase: "Quando o 020 só tinha uma estrela". O 020 é o indicativo da capital holandesa, sendo que a estrela - utilizada pelos nazis para identificar os judeus - significa, no mundo do futebol, a conquista de cada 10 campeonatos nacionais. 

A tarefa de encontrar a verdadeira origem da imagem será complicada, mas sabe-se para já que foi colocada numa conta de adeptos do Feyenoord, sendo que foi eliminada posteriormente. Mas, tal como diz o ditado dos tempos modernos, tudo o que vai parar à internet fica na internet para sempre. Nesse sentido, a imagem tem sido replicada nas redes socais, sendo que na maior parte das vezes está a ser usada como forma de crítica a quem teve a ideia de fazer tal analogia.

Aquilo que, à primeira vista, seria uma brincadeira está a ser levado como um caso sério, uma vez que as crianças da referida imagem não são pessoas ao acaso. São sim Avram e Emanuel Rosenthal. Eram irmãos e tinham cinco e dois anos respetivamente. Em 1944, foram ambos assassinados por nazis num campo de concentração na Polónia.

Recorde-se que o Ajax é o principal clube de Amesterdão e a associação com a população judaica acontece ainda antes da II Guerra Mundial. Nos anos 70, o Ajax era alvo de constantes insultos de caráter antissemitista durante os jogos.

[Notícia corrigida às 13h00]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório