Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Meninos brilham e leão volta a sorrir na prova-rainha

Sporting bateu o Oleiros por 4-2 e está na quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Meninos brilham e leão volta a sorrir na prova-rainha

O Sporting é a primeira equipa a carimbar o passaporte para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, após bater o Oleiros por 4-2.

João Palhinha (bis), Mattheus Oliveira e o estreante Rafael Leão foram os autores dos golos que permitiram, ao conjunto leonino, colocar ponto final numa série de quatro jogos consecutivos sem triunfos. Para a equipa da casa, marcaram Jackson e Djojo.

Estranhos… mas não tanto

A menos de uma semana da complicada visita a Turim, para a terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Jorge Jesus não fez por menos e mudou dez jogadores em relação ao último encontro do Sporting, frente ao FC Porto.

Ainda assim, a equipa não se ressentiu. Frente a um Oleiros fechado, à espera da sua oportunidade para lançar o contra-ataque, os leões mantiveram-se serenos e trocaram a bola com tranquilidade de flanco a flanco, em busca de um ‘buraco’ na muralha.

Daniel Podence, verdadeiramente endiabrado, foi o menos paciente de todos e, com algumas boas (e velozes) iniciativas, conseguiu deixar a oposição para trás. No entanto, à frente da baliza, revelou-se perdulário.

Ao seu lado, Gelson Dala, pela primeira vez titular desde que chegou a Alvalade, proveniente do 1.º de Agosto, mostrou muita vontade, mas nem sempre a melhor clarividência tática, baralhando, muitas vezes, o seu trabalho com o do ‘vizinho’ Podence.

O Sporting tentou, tentou, tentou, até que, aos 23 minutos, a resistência quebrou. Jonathan Silva, o único ‘sobrevivente’ do ‘onze’ do Clássico, cruzou a bola para o coração da área, onde João Palhinha, após alguma insistência, desferiu um remate forte que só parou no fundo das redes à guarda de Luís Pedro.

Oleiros mostrou os dentes, mas foi o leão que mordeu

Apesar do golo sofrido, o Oleiros não baixou os braços e tentou surpreender o Sporting. Jackson, ainda que muito sozinho na frente, ia fazendo o melhor que conseguia com as bolas que lhe eram bombeadas a partir da defesa.

Aos 35 minutos, quando a equipa da casa conseguiu, por fim, articular uma boa jogada, o brasileiro recebeu a bola no coração da área e, de primeira, atirou centímetros ao lado da baliza de Salin. Mérito para Petrovic, que perturbou a ação do avançado.

Um valente susto para o leão, que, cinco minutos depois, respondeu com um golo. Daniel Podence combinou e, a partir da ala direita, cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Mattheus Oliveira a cabecear para o seu primeiro golo de leão ao peito.

Na segunda parte, igual cenário. O Oleiros regressou dos balneários mais atrevido, a empurrar o Sporting para a sua própria grande área, e Jackson até chegou a obrigar Salin a uma bela defesa. No entanto, foi a equipa de Jorge Jesus que marcou.

Daniel Podence – mais uma vez – brilhou na ala direita do ataque leonino e – mais uma vez – cruzou para a grande área, onde – mais uma vez – apareceu João Palhinha, que, com um remate de moinho, voltou a bater Luís Pedro.

Até final, ainda houve tempo para Jackson e Djodjo aproveitarem duas desatenções defensivas do Sporting para reduzir, assim como para Rafael Leão, na sua estreia pela equipa principal, fazer o gosto ao pé.

Momento do jogo: Quando, aos 35 minutos, Jackson apareceu à boca da baliza e quase repôs a igualdade no marcador, ergueu-se a ideia de que seria possível, ao Oleiros, conseguir dificultar a vida ao Sporting. No entanto, o leão respondeu bem e, cinco minutos depois, por intermédio de Mattheus, acalmou os corações mais inquietos.

'Onze' do Sporting: Salin; Ristovski, André Pinto, Petrovic, Jonathan Silva; João Palhinha, Mattheus Oliveira, Iuri Medeiros, Bruno César; Podence e Gelson Dala.

'Onze' do Oleiros: Luís Pedro; Tiago Gomes, Victor Lira, Pedro Luís, Bruno Cardoso; Guilherme Campos, Deng Liu, Leandro Santos, Vasco Ferreira; Ivan Fidalgo e Jackson.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório