Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Abram alas: O campeão europeu está a caminho da Rússia

Portugal bateu a Suíça por 2-0 e, com um registo quase imaculado, assegurou o sétimo apuramento da história para um Campeonato do Mundo.

Abram alas: O campeão europeu está a caminho da Rússia
Notícias ao Minuto

08:00 - 11/10/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Dez jogos, nove vitórias e 32 golos marcados. Se podia ser melhor? Podia, para poupar milhões de portugueses ao ‘sufoco’ de ter de aguardar pelo último jogo para carimbar o passaporte para o Campeonato do Mundo de 2018.

Mas, com o triunfo diante da Suíça, Portugal registou a sua melhor fase de qualificação de sempre, seja para Campeonatos Europeus ou Mundiais. A equipa das quinas conquistou 90% dos pontos em disputa, algo que nunca antes tinha conseguido.

De peito cheio, o campeão europeu recebeu o conjunto helvético, o único que tinha ousado ‘roubar-lhe’ pontos até então, de peito cheio e, com uma exibição bem conseguida, conseguiu um triunfo por 2-0 que acabou, de vez, com as contas do apuramento. 

Uma vitória… limpinha, limpinha

Com uma exibição dominadora durante praticamente todo o jogo – com exceção ao ‘abrandar’ registado após o golo do 2-0 – a seleção nacional conseguiu, diante da até então líder do grupo B, uma vitória… limpinha, limpinha.

Durante a primeira parte, esteve, na quase totalidade do tempo, instalada no meio-campo helvético. No entanto, a falta de acerto nos cruzamentos, especialmente do lado direito – que noite desastrada de Cédric – impediram que o domínio se traduzisse em algo de concreto.

Foi, então, que, aos 41 minutos, com um cruzamento do outro lado do terreno, surgiu o golo… às ‘três pancadas’. Eliseu bombeou e, na pequena área, João Mário, a meias com Djourou, colocou a bola no fundo das redes.

Já no segundo tempo, quando a Suíça apareceu mais atrevida, foi a vez de André Silva, a passe de Bernardo Silva, fazer o golo que o permitiu terminar a qualificação como o quarto melhor marcador, apenas atrás de Lewandowski, Cristiano Ronaldo e Lukaku.

Deixem-nos sonhar

Com 27 pontos conquistados em 30 possíveis, Portugal conseguiu o quarto melhor registo entre todas as presentes na fase de apuramento para o Mundial. Só Alemanha (30 pontos), Espanha (28 pontos) e Bélgica (28 pontos) fizeram melhor.

Além disso, juntou-se a Alemanha, Espanha e França (e ainda Itália, caso esta ultrapasse o playoff), como as únicas seleções com dez presenças consecutivas nos dez últimos Campeonatos Europeus e Mundiais.

Números animadores para uma equipa que, há pouco mais de um ano, chegou a Marcoussis como ‘outsider’ e de lá saiu com o troféu de campeão europeu.

Portugal vs Suíça
49% Posse de bola 51%
 9  Tentativas de golo  5
 4  Remates à baliza  1
 2  Remates ao lado  1
 4 Cantos  3
2 Foras de jogo 0
 1/0  Cartões amarelos/vermelhos  2/0
 15  Faltas  21

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório