Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"O falhanço de Rui Vitória seria o de Luís Filipe Vieira"

Rui Gomes da Silva diz acreditar que o presidente do Benfica não irá cometer, com o atual treinador, o mesmo "erro" que cometeu com Fernando Santos.

"O falhanço de Rui Vitória seria o de Luís Filipe Vieira"

Rui Gomes da Silva defendeu, esta segunda-feira, num texto de opinião assinado no blog Nova Geração Benfica, a decisão de Luís Filipe Vieira em manter Rui Vitória como técnico do clube da Luz, apesar dos recentes resultados negativos.

Para o ex-vice-presidente dos encarnados, “uma escolha de treinador pressupõe uma decisão depois de ponderados todos os prós e contras”, pelo que é uma opção que “deverá sempre ser equacionada no princípio de cada época”.

“Conhecendo como conheço aqueles corredores, sei das vozes que não faltarão a pedir a cabeça de Rui Vitória. Vozes de quem, no dia seguinte (no deles, não no meu) não terão que responder por essa decisão”, escreve Rui Gomes da Silva, que recorda o “arrependimento” de Luís Filipe Vieira em demitir Fernando Santos.

“Mudar de treinador agora seria abrir a caixa de Pandora e admitir erros que, neste momento, não podem ter existido! Um novo treinador seria arranjar desculpas para o erro e um outro responsável, que seria… o menos culpado. Disfarçaria por uns momentos, mas colocaria tudo o resto a nu… mais depressa! Seria a estrutura do Benfica a reconhecer que, nos últimos dois anos, em vez de nos termos reforçado com jogadores de qualidade, tínhamos optado por outro caminho ou por jovens ainda com muito para aprender”, escreve.

“Seria a estrutura do Benfica a reconhecer que, nos últimos dois anos, tínhamos facilitado na substituição de Ederson, de Nélson Semedo, de Lindelof… ou na procura de, para além de um central rápido, um 6 e um 8 para substituir Fejsa e Pizzi… a seu tempo! Seria a estrutura do Benfica a reconhecer que, nos últimos dois anos, tínhamos falhado nas opções para jogar na área. Seria a estrutura do Benfica a reconhecer que, nos últimos dois anos, tínhamos tido um treinador sem sistema alternativo, com um modelo de jogo muito previsível, com um meio-campo de dois elementos… frente a equipas que jogam com três ou quatro jogadores nessa zona, o que mais tarde ou mais cedo nos haveria de trazer dissabores. Se tudo isto fosse verdade, então, os nossos detratores teriam toda a razão em nos atacar. E não terão, por certo”, completa.

A terminar, Rui Gomes da Silva volta a apoiar Luís Filipe Vieira: “O falhanço de Rui Vitória seria o dele. Como, se eu fosse presidente do Benfica, o falhanço de um treinador que escolhesse seria, sempre, um erro de que só eu me poderia culpar. Luís Filipe Vieira aprendeu-o com Fernando Santos, aplicou-o com Jorge Jesus… não me parece que vá cometer qualquer erro com Rui Vitória”.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório