Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

CR7 saltou do banco para garantir (importante) triunfo luso em Andorra

Ronaldo e André Silva foram os autores dos tentos lusos num jogo que foi tudo menos fácil.

CR7 saltou do banco para garantir (importante) triunfo luso em Andorra
Notícias ao Minuto

21:33 - 07/10/17 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Análise: Portugal arrancou, este sábado, um importante triunfo em Andorra (0-2), num jogo relativo à qualificação do Mundial'2018. Depois de uma primeira parte onde a formação lusa revelou dificuldades em criar lances de perigo, Fernando Santos lançou Ronaldo em campo – que tinha poupado devido à questão dos cartões amarelos – e o capitão respondeu com um golo que desbloqueou o jogo.

André Silva, aos 86 minutos da partida, assinou o outro golo português. A vaga direta para o Mundial’2018 será disputada frente à Suíça no Estádio da Luz, na terça-feira.

Primeira parte para esquecer 

A primeira parte deste jogo não vai deixar saudades. Mal o árbitro apitou, a equipa de Andorra baixou linhas, estacionou o autocarro em frente à baliza, e ficou à espera de Portugal. Por seu turno, a formação das quinas tentou encontrar o caminho para o golo, mas esbarrou sempre no muro da defensiva de Andorra e na inspiração do guardião José Gomes.

As tentativas de Quaresma e André Silva não foram suficientes para fazer o primeiro golo do jogo e o empate mantinha-se até ao intervalo. A seleção precisava de algo - ou melhor, de alguém - que estava mesmo ali ao lado. 

... e segunda para recordar 

Na segunda parte, Fernando Santos não perdeu tempo e lançou Cristiano Ronaldo (Gelson Martins foi o sacrificado para que o capitão entrasse). A alteração acabaria por se revelar fundamental, uma vez que foi mesmo o craque do Real Madrid a abrir o marcador. Aos 63 minutos, após cruzamento de João Mário e corte defeituoso de Lima, a bola sobrou para Ronaldo que, na cara de José Gomes, atirou para contar e fez o primeiro golo da partida. Estava desfeito assim o nulo e os portugueses (Fernando Santos incluído) respiravam de alívio. 

O golo motivou a formação das quinas e deixou Andorra mais solta no terreno. Tal mudança permitiu ainda que, embora sem grandes correrias, Portugal fizesse o segundo golo da partida. Aos 86 minutos, Danilo assiste de cabeça André Silva que só teve mesmo de encostar a bola para o fundo das redes. Questão arrumada e que venha a Suíça.

Para se qualificar diretamente para o Mundial'2018, Portugal tem apenas que fazer uma coisa: vencer a Suíça na terça-feira. Se isso acontecer, as duas equipas registarão os mesmos pontos mas a diferença de golos - factor de desempate - está do lado luso. A seleção nacional depende de si própria. 

Momento do jogo: Ronaldo entrou para mudar o jogo. A aposta arriscada de Fernando Santos em deixar Ronaldo no banco, para o proteger de um cartão amarelo que o deixaria fora frente aos helvéticos, poderia ter custado caro. Ainda assim, o selecionador nacional não quis arriscar mais e meteu Ronaldo ao intervalo. O capitão respondeu com um golo e participou no segundo. Contas feitas, Ronaldo marcou, ajudou e evitou ficar fora do jogo com a Suíça. 

Direto

90'+4- Apito final! Portugal vence em Andorra (0-2) e vai lutar pela vaga direta no Mundial'2018 diante da Suíça na próxima terça-feira. 

86'- GOOOLLLOOO!! ANDRÉ SILVA!! ESTÁ FEITO O SEGUNDO!! Jogada de entendimento, com Ronaldo a descobrir Danilo que, de cabeça, assiste para o golo do avançado do AC Milan! A questão em Andorra parece arrumada... 

83'- Ronaldo quase a fazer o segundo golo do jogo! Após uma asneira da defensiva de Andorra, o capitão português não pensou duas vezes e atirou de primeira. A bola, porém, sai ao lado da baliza à guarda de José Gomes... 

78'- Substituição para Portugal. Sai Ricardo Quaresma e entra William Carvalho. Fernando Santos parece querer segurar a (magra) vantagem.... 

75'- Cartão amarelo para Victor Rodriguez! O jogador de Andorra 'varreu' Cristiano Ronaldo e o árbitro não foi de modas. Nova cartolina amarela na partida, a terceira para os homens da casa. 

72'- Bernardo Silva!! Fica à beira do segundo golo português em Andorra. Valeu a intervenção de um defesa! É canto. 

Andorra tenta agora responder ao golo e já subiu as linhas no campo. Portugal pode aproveitar a mudança de abordagem do adversário para tentar dilatar a vantagem em contra-ataque. 

62'- GOOOOLLLOOO!! RONALDO!! JÁ ESTÁ!! Portugal abre o marcador à passagem da hora de jogo. Na sequência de um cruzamento de João Mário a bola é desviada por Ildefons Lima e Cristiano Ronaldo só teve mesmo de encostar! Está desfeito o nulo em Andorra, respiram os portugueses de alivio... 

57'- Cartão amarelo para San Nicolas! O jogador andorrano foi atrás de Bernardo Silva e quis saber de tudo menos da bola... 

Dez minutos da segunda parte e ainda não existiram situações de verdadeiro perigo. Portugal precisa de marcar e o relógio não pára de andar. Golos precisam-se em Andorra...

46'- Recomeça o jogo em Andorra! Cristiano Ronaldo é aposta para a segunda parte. Sai Gelson Martins para dar lugar ao capitão. 

Primeira parte ingrata para os jogadores portugueses. O objetivo de Andorra é claro: adiar o golo luso. Portugal tenta circular a bola, de forma a encontrar espaços, mas não está a conseguir meter gente na grande área para finalizar os sucessivos cruzamentos criados. Na segunda metade, pede-se à formação das quinas que seja mais objetiva e que defina os espaços que ocupa, nomeadamente no meio-campo. 

45'- Intervalo em Andorra! Portugal não conseguiu desfazer o nulo nos primeiros 45 minutos. 

40'- Gomes defende um remate potente de Pepe! O guardião de Andorra continua inspirado e promete dar trabalho aos jogadores portugueses. 

36'- Cartão amarelo para Jordi Alaez! O jogador de Andorra cometeu falta e viu assim a primeira cartolina do jogo. Passados 36 minutos, o árbitro decide começar a castigar a agressividade dos homens da casa. 

34'- André Silva!! Por cima!! Poderia ter feito muito melhor, tinha tudo para marcar... 

29'- Quaresma!! Outra vez!! Desta vez com um remate cruzado, valeu a intervenção de José Gomes! 

25'- Quase!! Quaresma esteve tão perto de inaugurar o marcador!! Grande cruzamento de Nélson Semedo, mas o extremo português, após boa desmarcação, atira para fora! 

15'- Boa iniciativa de Portugal! Bernardo Silva cruza tenso para a grande área de Andorra, mas André Silva falha o desvio! Passou o perigo... 

7'- Primeiro remate de Portugal no jogo. Pepe, fora da grande área, ensaiou o disparo mas a bola saiu muito ao lado da baliza de Andora... 

Primeiros cinco minutos onde Portugal tenta encostar Andorra às cordas. A formação da casa está a jogar muito recuada e, por isso mesmo, os comandados de Fernando Santos terão de ter muita paciência na troca de bola de forma a encontrar espaços. 

0'- Rola a bola em Andorra! Começa a partida! 

19h40: Já se ouvem os hinos das seleções. Primeiro toca o hino português. Nas bancadas é possível identificar muitos adeptos portugueses. A seleção não se poderá queixar de falta de apoio!

Quando faltam 10 minutos para o início da partida, recorde-se que Portugal alinhará sem Cristiano Ronaldo. Fernando Santos optou por deixar o avançado no banco de suplentes por conta do facto de Ronaldo estar em risco de falhar o jogo com a Suíça, caso veja nova cartolina amarela. Também José Fonte, Cédric e André Gomes, jogadores na mesma situação, não são titulares. 

Onze de Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe, Luís Neto, Eliseu; Danilo, João Mário, Bernardo Silva, Gelson Martins; Quaresma e André Silva. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório