Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Um contra um: Um Clássico discutido até à última... garra

Jorge Jesus e Sérgio Conceição puxarão pelas garras de, respetivamente, leões e dragões, no primeiro Clássico da temporada do futebol português. Mas quem sairá por cima entre tantos duelos individuais?

Um contra um: Um Clássico discutido até à última... garra

O Clássico colocará, frente a frente, FC Porto, o melhor ataque e a melhor defesa da I Liga – 19 golos marcados e três sofridos – contra Sporting, o segundo melhor ataque e a segunda melhor defesa – 16 golos marcados e quatro sofridos. No papel, o vencedor seria claro. Na prática, nem tanto.

O relvado de Alvalade irá acolher, esta noite, alguns dos melhores intérpretes do principal escalão do futebol português, que, juntos formariam um ‘onze’ que dificilmente seria travado em vários campeonatos por essa Europa fora.

A equipa do Desporto ao Minuto sentou-se, discutiu e concluiu, um por um, os principais duelos que prometem aquecer o Clássico da oitava jornada.

Rui Patrício-Iker Casillas

Notícias ao Minuto© ReutersÉ complicado dizer que Iker Casillas atravessa um dos melhores momentos de uma carreira repleta de glória e títulos, mas, se o FC Porto chega à oitava jornada como a melhor defesa da prova, bem o pode agradecer ao momento que o espanhol atravessa. Além disso, traz consigo a experiência de disputar alguns dos jogos mais escaldantes do futebol europeu, o que o deixa em ligeira vantagem sobre o campeão europeu Rui Patrício.

Veredito: Iker Casillas

Cristiano Piccini-Ricardo Pereira

Notícias ao Minuto© Reuters/Global ImagensApós duas épocas ao serviço do Nice, Ricardo Pereira regressou em plena forma, de tal maneira que rapidamente suplantou Maxi Pereira, que até era dono e senhor da ala direita do FC Porto. Em contraponto, Cristiano Piccini, que joga a sua primeira temporada em Portugal, tarda em convencer em pleno, pelo menos no plano ofensivo, onde perde, claramente, para o português.

Veredito: Ricardo Pereira

Jérémy Mathieu-Iván Marcano

Notícias ao Minuto© ReutersTal como Casillas, Mathieu trouxe consigo uma experiência que poucos jogadores se podem gabar em Portugal. Frente ao Barcelona, fez uso dessa mesma experiência para travar, com classe, Lionel Messi. Provas de sobra que o deixam acima do compatriota Marcano, que também vai somando boas exibições no FC Porto.

Veredito: Jérémy Mathieu

Sebástian Coates-Felipe

Notícias ao Minuto© ReutersProvavelmente, os dois melhores centrais da passada edição da I Liga. Dão segurança às respetivas defesas e, no ataque, também aproveitam para deixar a sua marca. No entanto, os números dão primazia a Felipe. Além de fazer parte da melhor defesa do campeonato, não vem, ao contrário de Coates, de uma noite europeia infeliz.

Veredito: Felipe

Fábio Coentrão-Alex Telles

Notícias ao Minuto© Reuters

Em Alvalade, Fábio Coentrão começa a reencontrar, por fim, a sua melhor versão, aquela que, em 2011, levou o Real Madrid a investir 30 milhões de euros na sua aquisição. Mas, do outro lado, está um Alex Telles que, na passada temporada, assinou um total de dez assistências. Esta época, já leva quatro em apenas nove jogos.

Veredito: Alex Telles

William Carvalho-Danilo Pereira

Notícias ao Minuto© Global Imagens/ReutersUm duelo na zona nevrálgica do terreno, entre dois campeões europeus que já foram associados a alguns dos maiores clubes do mundo. Um verdadeiro duelo de titãs, que recai para o lado do leão. Apesar de ter estado com um pé fora de Alvalade no verão, mostra que a cabeça continua firme na cabeça de Jorge Jesus, sendo, por esta altura, uma das mais importantes peças do Sporting.

Veredito: William Carvalho

Rodrigo Battaglia-Héctor Herrera

Notícias ao Minuto© ReutersDois sul-americanos que vão aproveitando as oportunidades que têm para ganhar pontos na consideração dos respetivos treinadores. No entanto – sim, sei que nos estamos a repetir – a experiência ao mais alto nível do futebol português está do lado de Herrera, que soma a quinta temporada de dragão ao peito. Além disso, nos seis jogos em que participou em 2017/18, o FC Porto acabou sempre por sair vitorioso.

Veredito: Héctor Herrera

Bruno Fernandes-Yacine Brahimi

Notícias ao Minuto© ReutersTodo um mar de qualidade a unir estes dois ‘meninos’. Bruno Fernandes, com um canhão no lugar do pé direito. Brahimi, com técnica para vender a ambos. Os golos – bonitos, mas também decisivos – que o português já leva colocam-no como um dos candidatos a resolver o Clássico.

Veredito: Bruno Fernandes

Gelson Martins-Jesús Corona

Notícias ao Minuto© ReutersQuer um, quer outro, são sinónimo de técnica no campeonato português. Ainda assim, em 2017/18, tem sido Gelson a colocá-la mais vezes ao serviço da equipa, ainda que não o tenha feito com tanta preponderância como em épocas anteriores. Mas, tal como no caso de Gelson, tudo se pode esperar de Corona.

Veredito: Gelson Martins

Marcos Acuña-Moussa Marega

Notícias ao Minuto© ReutersO argentino chegou, viu e convenceu, não só Jorge Jesus, como os adeptos e a crítica nacional, com a qualidade que apresenta, não só a atacar, como a defender. Mas Moussa Marega é, sem dúvida, uma das revelações da época. Após uma primeira época menos conseguida no Dragão, viajou para Guimarães e regressou endiabrado, levando já cinco golos em nove jogos.

Veredito: Moussa Marega

Bas Dost-Vincent Aboubakar

Notícias ao Minuto© ReutersO holandês surpreendeu tudo e todos com a dose industrial de golos que assinou na passada época, rivalizando, até à última, com Lionel Messi pela Bota de Ouro europeias. Em 2017/18, passa por um período de menos fulgor, especialmente quando comparado com Aboubakar, que, regressado ao Dragão, leva já oito golos em oito jogos.

Veredito: Vincent Aboubakar

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório