Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

A desilusão do Benfica: Uma noite (muito) negra como há muito não se via

Equipa encarnada perdeu pela primeira vez em solo suíço e... não fez por menos. O Benfica saiu derrotado de Basileia por uns expressivos 0-5.

A desilusão do Benfica: Uma noite (muito) negra como há muito não se via
Notícias ao Minuto

08:08 - 28/09/17 por Ruben Valente

Desporto Liga dos Campeões

O Benfica nunca tinha perdido na Suíça… até esta quarta-feira. A equipa encarnada sofreu uma verdadeira hecatombe como há muito não acontecia. Aliás, na Liga dos Campeões nunca tinha acontecido. É preciso recuar a 1963, a um jogo frente ao Borussia Dortmund para encontrar um resultado igual (5-0), mas aí a competição ainda dava pelo nome de Taça dos Campeões Europeus.

Pior que isto, só mesmo em 1999, num jogo da Taça UEFA, diante do Celta de Vigo. Os famosos 7-0 ficaram na memória de qualquer benfiquista.

Mas falando deste jogo em concreto, referente à 2.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões pode perguntar-se: ‘onde anda o Benfica?’. A verdade é que durante estes 90 minutos, parece que a conquista do tetracampeonato é já uma coisa longínqua.

O Benfica terminou o jogo frente ao Basileia, que somou a sua maior vitória na Champions, sem qualquer remate direcionado à baliza. Muito pouco para uma equipa que aspira ir mais longe na Europa. Desencontrada, sem ideias e muito pouca concentrada… foi assim a equipa encarnada.

A noite de terror começou a desenhar-se desde cedo

Um pesadelo do início ao fim. Sim, porque o Benfica entrou praticamente a perder na partida. Mal se ouviu o apito inicial e as águias já perdiam por 0-1 (golo de Lang, logo aos três minutos). Depois disto, o Benfica ainda tentou reagir, mas mais parecia que o descalabro estava destinado.

Os comandados de Rui Vitória foram para os balneários a perder por 0-2 e no segundo tempo as coisas não só não melhoraram, como pioraram (e muito). Mais três golos e ainda a expulsão de André Almeida, que estará fora do próximo jogo, diante do Manchester United, na Luz.

Com esta derrota, o Benfica está no último lugar do grupo A, atrás de Basileia e CSKA, com três pontos. Já o Manchester United segue isolado na liderança do grupo, com seis.

As opções de Rui Vitória

Perante este pesado resultado para o Benfica, quase esquecemos o onze inicial lançado por Rui Vitória. Júlio César foi o dono da baliza encarnada e ao sofrer cinco golos não podemos afirmar que tenha tido uma grande noite. Apesar de não ser culpado direto nos golos do Basileia, a confiança que passou à defesa foi, visivelmente, insuficiente.

De resto, na frente de ataque também existiram novidades. Raul Jiménez foi titular, levando Seferovic para o banco de suplentes. Uma noite azarada do mexicano que não conseguiu melhor do que um remate por cima da baliza da equipa suíça.

Basileia vs. Benfica
45% Posse de bola 55%
14 Remates 4
6 Remates à baliza 0
0 Cantos 3
1 Foras-de-jogo 1
3/0 Cartões amarelos/vermelhos 2/1

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório