Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Pesadelo na Suíça: Benfica sai de Basileia completamente vergado

Depois de um primeiro desaire frente ao CSKA, as águias foram derrotadas pelo Basileia, por uns expressivos 5-0, na 2.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões.

Pesadelo na Suíça: Benfica sai de Basileia completamente vergado
Notícias ao Minuto

21:32 - 27/09/17 por Ruben Valente

Desporto Liga dos Campeões

Resumo: O Benfica tem tudo menos razões para sorrir. O clube da Luz perdeu pela primeira vez em solo suíço e está em maus lençóis na Liga dos Campeões. Esta quarta-feira, os encarnados foram derrotados pelo Basileia, em St. Jakob-Park, por uns expressivos 5-0, num jogo a contar para a 2.ª jornada do Grupo A da liga milionária.

Começou mal e acabou ainda pior… Rui Vitória nem no seu pior pesadelo teria imaginado um início de jogo assim. O Basileia, com um golo marcado por Michael Lang, já vencia logo aos três minutos. Foi quase como ouvir o apito inicial e ver o marcador apresentar o 1-0, a favor dos suíços.

O treinador do Benfica tinha lançado os melhores jogadores, na sua tática habitual, mas ainda assim, a equipa encarnada mostrou-se perdida em campo nos primeiros minutos. Lá se tentou encontrar e foi crescendo aos poucos na partida. O empate parecia estar perto quando… sofreu novo balde de água fria.

Oberlin, aos 20 minutos, aproveitou da melhor forma um contra-ataque levado a cabo por Steffen, depois de um canto a favor das águias. Estava feito o 2-0 para o Basileia e Rui Vitória começou a ter em mente que tinha uma missão espinhosa pela frente.

Durante os primeiros 45 minutos, o Benfica atravessou um deserto de ideias. Só mesmo perto do fim da 1.ª parte é que chegou com perigo à baliza defendida por Vaclik. Jiménez recebeu um grande passe de Jonas, mas não conseguiu reduzir. Os encarnados recolheram mesmo ao balneário com uma desvantagem de dois golos. Mas o pior estava mesmo para vir…

Quando se esperava uma equipa do Benfica com uma atitude diferente, mais encontrada em campo e com uma dinâmica ofensiva maior, eis que nada disso surge no segundo tempo da partida. Os comandados de Rui Vitória estavam inócuos e chegar ao primeiro golo parecia um objetivo distante.

Ainda mais quando Fejsa decidiu cometer penálti aos 59 minutos. Ricky van Wolsfinkel (lembra-se?), ex-jogador do Sporting, foi chamado a converter a grande penalidade e não desperdiçou. O relógio marcava 60 minutos e o Benfica consentia três.

Mas a noite ainda ia ser mais negra…

A verdade é que a resposta encarnada nunca chegou. O Benfica era uma equipa frágil, de cabeça perdida e os erros sucediam-se. André Almeida viu o cartão vermelho e deitou por terra as aspirações da formação portuguesa.

Aos 69 minutos, Pizzi colocou a bola nos pés de Oberlin e chegou o 4-0. O jovem suíço de 20 anos ultrapassou ainda Luisão, antes de bater Júlio César pela quarta vez esta noite. A hecatombe só ficou consumada aos 77 minutos. Riveros, depois de um lance confuso na área encarnada, fez o 5-0 final.

Esta derrota iguala o segundo pior resultado da história do Benfica nas competições europeias. Antes, as águias tinham perdido pelo mesmo resultado, frente ao Dortmund, na Taça dos Campeões Europeus, em 1963.

No que diz respeito à edição 2017/18 da Liga dos Campeões, Rui Vitória e os seus pupilos vão ter uma missão muito difícil. Esta é a segunda derrota em dois jogos disputados.

Momento do jogo: A perder por 2-0, o Benfica ainda tinha hipótese de discutir o jogo. No entanto, a grande penalidade cometida por Fejsa deitou por terra as aspirações do clube da Luz. O Benfica sofreu o 3-0 e não mais conseguiu dar uma resposta à desvantagem.

_________________________________________________________________________________________________

Onze do Benfica: Júlio César, André Almeida, Jardel, Luisão, Grimaldo; Fejsa, Pizzi, Cervi, Zivkovic, Jonas e Raul Jiménez.

Onze do Basileia: Tomas Vaclik, Akanji, Suchy, Balanta; Michael Lang, Xhaka, Zuffi, Renato Steffen, Petretta; Oberlin e van Wolfswinkel.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório