Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Logótipo da nova Liga das Nações foi criado por empresa portuguesa

A agência portuguesa de publicidade Young and Rubican Branding concebeu o logótipo para a Liga das Nações, competição da UEFA que vai principiar em 2018 e cuja fase final decorre em anos ímpares.

Logótipo da nova Liga das Nações foi criado por empresa portuguesa
Notícias ao Minuto

14:22 - 26/09/17 por Lusa

Desporto UEFA

"Fomos uma das empresas internacionais convidadas pela UEFA a apresentar uma proposta. O processo principiou em 2015, mas, face à suspensão de Michel Platini, tudo foi adiado até o novo presidente colocar novamente o processo a andar", contou à Agência Lusa o diretor geral, Pedro González.

A empresa lusa, que também já tinha vencido o concurso para o Euro2020, teve como trunfo o diretor criativo Hélder Pombinho, que, enquanto desempenhava funções em outra empresa de publicidade portuguesa, liderou a equipa que criou a imagem dos Europeus de 2004, 2012 e 2016.

"O processo continua a decorrer. A equipa responsável da UEFA passou-nos a informação do que pretendia e nós vamos trabalhando a proposta e comunicando regularmente, afinando-a até satisfazer todos os requisitos de criação do símbolo do projeto", explicou.

O logotipo é uma bandeira com um padrão de losangos e círculos que englobam as cores de todos os 55 países que vão participar na nova prova da UEFA, que visa substituir os jogos particulares por outros que contribuam também no apuramento para campeonatos da Europa e do Mundo.

"A nossa equipa, de cinco/seis pessoas, inspirou-se em tudo o que é o mote da competição. E nas cores de todas as bandeiras dos participantes, sem no que resultado final seja reconhecido qualquer país em particular", completou.

Este novo torneio da UEFA é a primeira competição de seleções nacionais a seguir o formato de liga, no qual as 55 nações associadas vão jogar contra equipas de ranking equivalente, com o objetivo de subirem de liga.

As equipas que disputam a Liga A vão tentar atingir as finais da 'UEFA Nations Legue', sendo que os vencedores de cada um dos quatro grupos em prova vão disputar duas meias-finais, de apenas uma mão.

O vencedor de cada um dos quatro grupos vai ter lugar na fase final do Euro2020, juntando-se aos 20 já qualificados nos atuais moldes competitivos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório