Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

"Estamos num início de época bom, não mais do que isso"

Jorge Jesus volta a assumir o desejo de "chegar ao fim do campeonato em primeiro".

"Estamos num início de época bom, não mais do que isso"

Jorge Jesus colocou, esta sexta-feira, um travão no entusiasmo gerado em torno do início de época 100% vitorioso no campeonato português. Falando na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Moreirense, o técnico do Sporting que é "bom começar bem", mas "determinante é chegar à última jornada em primeiro".

Melhor ataque contra o pior: Os números dá para analisar as coisas, mas não é por aí que vamos tirar qualidade à equipa do Moreirense. Sabemos a qualidade do campeonato português. Sabemos que os treinadores portugueses são fortes taticamente. Este jogo enquadra-se no que temos vindo a fazer. Um jogo difícil, onde o adversário quer pontuar, mas para o qual o Sporting está preparado e quer conquistar os três pontos. Queremos continuar a vencer e, para isso, temos de mostrar qualidade. Estamos preparados.

Pedido de Fernando Gomes: É um alerta e as pessoas que gostam desta modalidade e intervenientes têm que olhar para o que o presidente está a dizer. Não levando isto muito a peito, mas tentando arranjar soluções para que o futebol seja mais jogado dentro de campo.

Poupanças a pensar em Barcelona e FC Porto: As minhas decisões são jogo a jogo. Não olho para o jogo que vem a seguir, mas para o jogo que temos de fazer. A partir daí, fazemos as escolhas de acordo com a estratégia de jogo e com os problemas físicos. Amanhã, vamos à procura daqueles que estão em melhores condições. Só a partir daí iremos pensar no segundo jogo.

Palavras do presidente da Federação da Costa Rica sobre Bryan Ruiz. É um problema do presidente, tenho é de tratar dos problemas do Sporting. O Bryan Ruiz é um grande profissional, um grande jogador, mas agora é outro momento da carreira dele e da responsabilidade das decisões do Sporting. Vai ter o seu percurso, que é ele que tem de o decidir, não eu.

Mudanças em relação a 2016/17: Quanto mais tempo passamos num clube, mais vamos selecionando uma ideia de equipa, e isso passa por escolhas. Este é o terceiro ano, pensamos que as escolhas têm sido feitas com mais conhecimento. Estamos num início de época bom, não mais do que isso. Não nos iludimos. É melhor começar a ganhar, mas não ganhámos nada. Queremos ganhar o sétimo jogo e continuar a demonstrar que somos uma equipa com valor para os objetivos que temos, que é chegar ao fim do campeonato em primeiro.

Opções: Jogámos na terça-feira para a Taça da Liga. Pelo critério que tenho tomado, basta pensar que a maioria desses jogadores não vão entrar neste jogo. Houve jogadores que me deram uma garantia de os poder lançar, seja de início ou durante o jogo. Por isso disse que demos um passo atrás para dar dois à frente, porque houve jogadores que me deram indicações de que posso estar tranquilo em relação ao futuro. Têm valor para poder estar à vontade.

Quantos pontos para ser campeão: Não há certezas absolutas, mas quase garantidamente digo que, se o Sporting fizer os mesmos pontos que no meu primeiro ano… Qualquer equipa será campeã com 86 pontos, mas não há certezas absolutas.

Confiança: As vitórias é o melhor estímulo para uma equipa. Se estás com seis jornadas e a vencer, essa confiança é mais consolidada. Quando tens duas equipas que venceram os seis primeiros jogos, é normal que um dos rivais não esteja tão bem. Até se poderia dar o caso de terem as mesmas vitórias, porque ainda não jogaram entre elas. Já estive à frente e atrás. É bom começar bem, mas não é determinante. É importante, mas não determinante. Determinante é chegar à última jornada em primeiro. Isto é uma guerra, batalha a batalha, conquistando pontos é muito melhor.

Sporting mais realista, diz Manuel Machado: Concordo plenamente. É um treinador muito experiente, sei o que quer dizer. Tenho três anos no clube, conheço melhor a equipa e é mais pragmática. Não tenho dúvidas.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório