Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Em que situações não devemos acelerar a fundo com mudanças altas?

Saiba porque não deve acelerar a fundo com uma mudança alta e baixas rotações.

Em que situações não devemos acelerar a fundo com mudanças altas?
Notícias ao Minuto

09:14 - 26/09/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Dicas

Para poupar combustível, muitos condutores utilizam o ‘truque’ de circular com uma mudança alta e em baixas rotações. É certo pensar assim, quando o piso é plano, por exemplo. Mas há situações em que não é bem assim.

Se estiver a andar numa estrada plana e com pouca carga no motor, rodar em 5ª ou 6ª com o ponteiro das rotações pouco acima das 1.000 rpm é mais eficiente, poupando nos consumos, mas se depois acelerarmos a fundo ou a estrada começar a subir, o caso muda de figura.

Caso acelere a fundo, o consumo vai aumentar bastante e vai demorar mais tempo a atingir a velocidade ideal do motor, o que também não faz bem ao automóvel.

Isto pode não ter repercussões a curto-prazo, mas com o tempo pode ter consequências, principalmente para a caixa de velocidade.

Resumindo, se estiver numa estrada plana e sem grandes desníveis, pode circular com o automóvel em mudanças altas e rotações baixas, numa velocidade constante. Caso contrário, se quiser acelerar depressa, utilize a caixa de velocidade e recorra a uma mudança mais adequada para a velocidade a que circula.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório