Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Fase de grupos da Taça da Liga abre com empate entre leões

Acompanhe, em direto, a partir das 20h15, o Sporting-Marítimo, relativo à primeira jornada do grupo B da Taça da Liga.

Fase de grupos da Taça da Liga abre com empate entre leões
Notícias ao Minuto

22:07 - 19/09/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Grupo B

A fase de grupos da Taça da Liga arrancou com um empate sem golos entre Sporting e Marítimo.

Num encontro em que ambas as equipas se mostraram completamente transfiguradas no que a ‘onzes’ iniciais diz respeito, os leões de Alvalade apresentaram-se melhor, mas ainda assim incapazes de quebrar a resistência dos leões dos Barreiros.

Uma ‘revolução’ com notícias maioritariamente… negativas

Tal como tinha avisado na véspera, Jorge Jesus aproveitou para dar minutos a jogadores menos utilizado, mudando praticamente toda a equipa – apenas Alan Ruiz e Iuri Medeiros resistiram a tamanha ‘revolução’. E o leão sentiu-se.

Sem a qualidade de passe de Coates e Mathieu, Tobias Figueiredo e André Pinto tiveram dificuldades em construir a partir de trás, o que obrigou Petrovic a recuar em demasia, deixando Mattheus Oliveira demasiadamente exposto.

O brasleiro ex-Estoril começou o encontro algo perdido, mas, com o desenrolar dos minutos, foi conseguido assinar, aqui e ali, alguns bons pormenores, ainda que sem a qualidade defensiva de Bruno Fernandes.

Houve, ainda assim, três boas notícias para Jorge Jesus: Alan Ruiz (ainda que sem grande intensidade, foi com os seus passes que o Sporting foi conseguindo quebrar a defesa insular) Seydou Doumbia (com uma grande disponibilidade física, empurrou a equipa para a frente e ainda apareceu a finalizar) e Stefan Ristovski.

O lateral macedónio, que apenas dispunha de três minutos com a camisola do Sporting, mostrou grande frescura física, solidez defensiva e ainda deu largura ao ataque leonino. Uma boa surpresa que promete fazer concorrência a Cristiano Piccini.

Se Jorge Jesus fez nove alterações, Daniel Ramos não lhe ficou muito muito atrás e promoveu sete mexidas. Tanta mudança acabou, claro está, por provocar um jogo ‘atabalhoado’, muito disputado a meio-campo e sem grandes motivos de interesse.

Sporting melhor, mas não o suficiente

Após uma primeira parte morna, o Sporting entrou bem melhor na segunda. Com os mesmos intervenientes, mas maior dinâmica, a equipa da casa lançou o caos na defesa insular e foi somando oportunidades de golo desperdiçadas.

Quanto ao Marítimo, notou em demasia a falta de uma clara referência ofensiva, como é o caso de Rodrigo Pinho. Lundberg, embora esforçado, não foi capaz de fazer esquecer o avançado que, nos últimos três jogos, somou três golos.

Numa segunda parte completamente dominada pelos verde e brancos, especialmente após a entrada de Daniel Podence, para o lugar de Mattheus Oliveira, os leões não foram, no entanto, capazes de traduzir a supremacia em golos.

Sporting e Marítimo não saíram da ‘cepa torta’ e passam, assim, a somar, cada um, um ponto no grupo B da Taça da Liga.

Momento do jogo: O Sporting regressou dos balneários apostado em chegar, de uma vez por todas, ao golo, e quase o fez aos 48 minutos, quando Gamboa, na tentativa de afastar um cruzamento, quase colocou a bola na própria baliza. Valeu uma grande defesa de Abedzadeh, àquele que poderia ter sido um valente ‘murro no estômago’ da equipa de Daniel Ramos.

---------------------------------------------------------

90' - Apito final em Alvalade. Sporting e Marítimo abrem fase de grupos da Taça da Liga com um empate sem golos.

80' - Doumbia volta a tentar o golo. O avançado insistiu na jogada individual, penetrou na grande área, mas, na hora de rematar, acertou nas 'orelhas' da bola e atirou muito ao lado.

61' - Mais um remate, mais uma defesa de Abedzadeh. Daniel Podence, recém-entrado, tentou a sorte com um lugar colocado, mas o guarda-redes do Marítimo estava atento.

55' - Jorge Jesus mexe na partida. Saem Iuri Medeiros e Mattheus Oliveira, entram Marcos Acuña e Daniel Podence.

53' - Responde o Marítimo! Piqueti, com um remate fortíssimo, obrigou Rui Patrício a defesa atenta.

52' - O Sporting continua em busca do golo. Iuri Medeiros recebeu a bola na ala esquerda e fletiu para dentro, rematando forte, mas à figura de Abedzadeh.

48' - Quase o primeiro golo da partida! E seria... na própria baliza. Após um canto batido do lado esquerdo do ataque leonino, a bola embate em Gamboa e quase trai Abedzadeh. Valeu os grandes reflexos do guarda-redes do Marítimo.

46' - Começa a segunda parte. É o Marítimo a sair com a bola.

45' - Intervalo em Alvalade. Sporting e Marítimo recolhem aos intervalos com um nulo no marcador.

33' - Novo cartão amarelo para o Marítimo. Drausio, com uma entrada muito dura, derruba Jonathan Silva. Os ânimos aqueceram, Doumbia ainda empurrou um jogador insular, mas Manuel Mota nada fez.

30' - Mais uma vez o Sporting a 'cheirar' o golo! Mattheus Oliveira, após passe longo de Alan Ruiz, cruzou para Doumbia, que, de cabeça, atirou a centímetros da baliza insular.

24' - Mais um cartão amarelo, agora para Filipe Oliveira. O jogador do Marítimo agarrou Seydou Doumbia e foi admoestado pelo árbitro do encontro.

20' - Sporting com duas oportunidades de golo seguidas para abrir o marcador! Primeiro foi Petrovic, de cabeça, a atirar à barra. Depois Doumbia, isolado na grande área, a atirar ao lado.

15' - Jogo dividido a meio-campo no primeiro quarto de hora de jogo, ainda que com mais bola para o lado do Sporting. Vão, no entanto, escasseando oportunidade de golo de parte a parte.

12' - Petrovic recebe o primeiro cartão amarelo do jogo. O médio entrou com dureza sobre Gamboa e foi admoestado por Manuel Mota.

8' - Primeira oportunidade de jogo, para o Sporting. Bruno César subiu pela ala esquerda e cruzou para o coração da área, Abedzadeh falhou, mas, quando Doumbia se preparava para encostar, apareceu um defesa insular. 

0' - Apito inicial em Alvalade. É o Sporting quem parte com a bola.

'Onze' do Sporting: Salin, Ristovski, André Pinto, Tobias Figueiredo, Jonathan Silva; Iuri Medeiros, Petrovic, Matheus Oliveira, Bruno César; Alan Ruiz e Doumbia.

'Onze' do Marítimo: Abedzadeh; Cristiano Gomes, Drausio Gil, Pablo Santos, Bebeto; Gamboa, Filipe Oliveira; Piqueti, Eber Bessa, Ibson; Lundberg.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório