Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

FC Porto vence nos Arcos e cura ferida europeia

Danilo e Marega marcaram os golos que deram o triunfo à formação azul e branca.

FC Porto vence nos Arcos e cura ferida europeia
Notícias ao Minuto

19:59 - 17/09/17 por Ruben Valente

Desporto I Liga

Resumo: Foi uma vitória suada, mas o FC Porto saiu do estádio dos Arcos, este domingo, com os três pontos. Depois da derrota frente ao Besiktas, para a Liga dos Campeões, os azuis e brancos venceram o Rio Ave, por 2-1.

Tal como aconteceu frente ao Benfica, o Rio Ave voltou a defrontar um ‘grande’ olhos nos olhos. O início de jogo foi complicado para o FC Porto, uma vez que os vila-condenses iam tendo muita bola.

Sérgio Conceição surpreendeu na escolha do ‘onze’ e, talvez para dar algum descanso aos habituais titulares, – neste caso Óliver, Corona e Soares – lançou Herrera, Otávio e Marega.

Num primeiro tempo que até foi pautado pelo equilíbrio entre as duas equipas, não existiram golos, mas as melhores oportunidades pertenceram aos dragões. Brahimi podia, logo aos nove minutos, ter feito o primeiro da partida.

O ritmo ia sendo baixo e só acelerou perto da meia hora de jogo... Primeiro, Marega – que protagonizou a melhor oportunidade para o FC Porto – quis fuzilar Cássio, mas a bola saiu por cima, depois de tirar tinta à trave da baliza do Rio Ave.

Depois, foi a vez do Rio Ave assustar Casillas. Barreto, depois de ultrapassar Ricardo (após um ressalto, diga-se), conseguiu apontar à baliza dos azuis e brancos, tendo enviado a bola ligeiramente ao lado.

Intervalo e tudo mudou...

Mas da 1.ª para a 2.ª parte as coisas mudaram de figura. A história começou a ser outra, muito por culpa do FC Porto. Os dragões vieram dos balneários mais ofensivos e mais pressionantes, com o claro objetivo de chegar ao golo. E chegou mesmo…

Danilo marcou o primeiro golo da partida – e o seu primeiro esta temporada – aos 54 minutos. Na sequência de um canto, o médio portista ‘foi às alturas’ e fez o 1-0. O golo deu vida ao encontro, que começou a ficar partido. Ora jogada de um lado, ora jogada do outro. Mas entre vários ataques, foi mesmo o FC Porto a marcar novamente.

Ainda houve tempo para um calafrio chamado Nuno Santos

Marega fez o 2-0 com um golo que parecia que ia dar descanso aos adeptos portistas. Mas… não foi isso que aconteceu. O Rio Ave tinha uma palavra a dizer neste jogo e não ia vender cara a derrota na sua própria casa. Nuno Santos, a 10 minutos do fim, marcou e reduziu a desvantagem vila-condense, naquele que foi o primeiro golo sofrido pelo FC Porto esta época.

Antes do final, os ânimos ainda se exaltaram no relvado, depois de um lance entre Marcão e Marega, que terminou com a expulsão do jogador do Rio Ave.

Com esta vitória, o FC Porto passa a somar 18 pontos e cola-se ao Sporting na liderança da I Liga. Já o Rio Ave mantém os mesmos 10 pontos, estando na quinta posição da tabela à condição.

Momento do jogo: O golo de Marega revelou-se importantíssimo para a turma portista. O jogo estava complicado e o maliano, ao fazer o segundo tento do FC Porto, acabou por assegurar os três pontos para os dragões.

_________________________________________________________________________________________________

90+4'- Fim do jogo! O FC Porto sofre mas vence o Rio Ave e cola-se ao Sporting na liderança da I Liga.

89'- As emoções estão à flor da pele. Grande confusão entre os jogadores, depois de um lance entre Marcão e Marega. O jogador do Rio Ave chocou de cabeça com o avançado do FC Porto e viu o cartão vermelho, por acumulação de amarelos.

80'- GOLO DO RIO AVE!!! Nuno Santos reduz para a formação vila-condense, após passe de Karamanos. Este foi o primeiro golo sofrido pelo FC Porto, esta época.

76'- O jogo está agora mais calmo. O FC Porto, a vencer por 2-0, tirou agora o pé do acelerador e vai controlando o ritmo da partida. O Rio Ave não está a conseguir chegar com perigo à baliza de Casillas.

70'- Aboubakar foi substituído por Soares e os adeptos portistas aplaudiram a alto e bom som o camaronês. A ida ao balneário do Besiktas parece não ter beliscado a relação entre o avançado e os adeptos azuis e brancos.

67'- GOLO DO FC PORTO!!! Brahimi recupera a bola e segue pelo flanco direito até cruzar para Marega. O maliano encheu o pé e fez o 2-0 para a equipa de Sérgio Conceição.

62'- O golo veio animar o encontro que agora está mais partido. O jogo está mais veloz, as equipas mais abertas e parece que pode haver um golo a qualquer momento...

54'- GOLO DO FC PORTO!!! Canto de Alex Telles no lado esquerdo e Danilo nas alturas fez o primeiro golo do jogo, que também é o seu primeiro esta temporada.

48'- Canto de Alex Telles e Marcano, de cabeça, atira para defesa segura de Cássio.

47'- Aboubakar com perigo!! Camaronês rematou em esforço, mas o marcador mantém-se a zeros...

46'- Recomeça a partida no estádio dos Arcos.

45+3'- Intervalo!

43'- Guedes ameaça a baliza de Casillas! O jogador cabeceia na área e a bola sai ao lado.

37'- FC Porto novamente perto do golo! Depois de um livre batido por Alex Telles, Felipe remata de forma acrobática e a bola passou muito perto da baliza dos vila-condenses.

28'- Resposta do Rio Ave com muito perigo! Barreto ganha o ressalto a Ricardo e remata à baliza de Casillas, mas a bola saiu ao lado.

27'- 'Bomba' de Marega!! Assistência de Herrera e o maliano encheu o pé e quase fez o primeiro golo do jogo. A bola ainda bateu na trave.

24'- O FC Porto é a equipa mais objetiva até este momento. Ainda assim, o Rio Ave tem tido bastante posse de bola, dificultando a tarefa dos dragões em querer ditar o ritmo da partida. Até agora, só Brahimi conseguiu criar perigo...

18'- Primeiro amarelo do jogo para Marcão. O jogador do Rio Ave travou Marega, que já ia com velocidade a caminho da baliza dos vila-condenses. 

17'- Marcano complica e quase deixa Casillas em apuros. Mas o lance acabou por ficar resolvido pela defesa portista.

11'- Apesar do primeiro lance de perigo de Brahimi, o FC Porto está com algumas dificuldades em assumir o jogo. O Rio Ave está com mais bola neste início do encontro.

9'_ Brahimi com perigo!! Ricardo cruza rasteiro para o coração da área, onde apareceu o argelino, como uma flecha. No entanto, na hora do remate, de primeira, Brahimi atirou ligeiramente ao lado da baliza de Cássio.

6'- Jogo calmo nos Arcos. As equipas ainda se estão a encaixar no estilo de jogo uma da outra e o ritmo está algo lento nestes primeiros minutos.

1'- Início da partida!

Onze do FC Porto: Casillas; Ricardo, Felipe, Marcano, Alex Telles; Brahimi, Danilo, Herrera, Otávio; Marega, Aboubakar.

Suplentes: José Sá, Maxi Pereira, Óliver, Jesús Corona, André André, Diego Reyes e Soares.

Onze do Rio Ave: Cássio; Lionn, Guedes, Tarantini, Rúben Ribeiro, Bruno Teles, Nuno Santos, Leandrinho, Marcelo, Óscar Barreto e Marcão.

Suplentes: Rui Vieira, Nélson Monte, Yuri Ribeiro, Karamanos, João Novais, Vitó e Gabriel Souza.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório