Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Vitorianos ‘adormecidos’ permitem empate europeu em casa

A equipa não foi além de um empate (1-1) no Estádio D. Afonso Henriques. Com este resultado, os vimaranenses somaram um ponto e estão neste momento na terceira posição do grupo I.

Vitorianos ‘adormecidos’ permitem empate europeu em casa
Notícias ao Minuto

22:00 - 14/09/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Acompanhamento

Análise: Esta quinta-feira, o Vitória SC entrou com o pé esquerdo na Liga Europa, ao empatar em casa diante do Red Bull Salzburgo (1-1), numa partida sem grande inspiração por parte dos minhotos.

Num grupo onde se encontram nomes como Marselha ou o próprio emblema austríaco, o emblema vitoriano precisa de subir a parada em termos de qualidade de jogo se ambiciona passar a tão desejada fase de grupos da Liga Europa.

Vitorianos mostram face de guerreiro mas deixam-se cercar

Os vitorianos entraram na partida com garra, mas com alguma ansiedade à mistura, tentado tomar o controlo do duelo o mais rapidamente possível - essa pressa que levou a equipa da casa falhar muitos passes e, consequentemente, ter pouco discernimento na tomada de decisões.

No entanto, os lances de bola parada estavam afinados, e, graças a um cruzamento de Paolo Hurtado num livre direto, Raphinha chegou ao golo aos 14 minutos de jogo. O jogador ‘levantou voo’ e cabeceou para dentro das redes da baliza adversária.

Estava feito o 1-0, mas a história da primeira parte não iria acabar por aqui. Com o passar do tempo, os vimaranenses foram descendo de intensidade e deram assim (muito) espaço aos austríacos – o que culminou com um golo sofrido ao cair do primeiro período, marcado por Berisha.

Vitorianos dormentes permitem austríacos saírem com um sorriso na cara

Na segunda-parte, a qualidade de jogo do Vitória SC desceu profundamente, os pupilos de Pedro Martins tiveram muitas dificuldades em conseguir suster a ofensiva austríaca. Cada vez que a equipa adversária se aproximava da baliza de Douglas, a linha defensiva dos vitorianos tremia com alguma facilidade. Era esperado mais por parte dos vimaranenses.

Sem grandes momentos na segunda parte, o Red Bull Salzburgo dominou as interações no setor intermédio, que por várias ocasiões se transformaram em lances de grande perigo para a baliza de Douglas.

Só nos instantes finais do duelo, é que a turma minhota acordou para o jogo e foi trazendo alguns momentos interessantes na área adversária.

Momento do jogo: Golo de Pedro Henrique. Não só foi um tento importante para as contas do Vitória SC como surgiu no melhor momento do conjunto vimaranense. 

________________________________________________________________________________________________

90': Termina a partida no Estádio D. Afonso Henriques

82': Substituições: Entra Leitgeb e Sai Wolf

80': Vitória SC procura empurrar a equipa adversária à corda 

76': Os austríacos estiveram perto do golo! Mas Wolf não conseguiu acertar na baliza

69': Salzburgo vai ganhando dinâmica e confiança na luta pelo resultado

65': Substituições: Sai Rincón e entra Héldon

63': Substituições: sai Gulbrandsen  e entra Daka

56': Substituições: Hurtado sai e entra Kiko

53': Celis a ser assistido fora de campo

52': Celis e Haidara envolvem-se num choque de cabeças e ficam no chão

49': Início de baixa intensidade por parte das duas equipas. É preciso mais se o emblema minhoto ambiciona conquistar os três pontos 

46': Dá-se início à segunda parte

45': O árbitro apita para o intervalo 

44': Golo de Berisha! mesmo a terminar a primeira parte, o médio recebeu a bola nas costas dos defesas e bateu Douglas no final

40': Ambiente fantástico no Estádio D. Afonso Henriques, os adeptos vitorianos ainda não se calaram desde que começou o duelo

34': O jogo esteve parado segundos por causa do sistema de rega.. que se ligou durante a partida 

30': Livre direto muito perigoso por parte do Salzburgo, mas Douglas voou e impediu o golo

24': Golooo! Pedro Henrique aproveitou bem a bola parada e subiu aos céus para marcar o primeiro golo da noite

23': Raphinha rematou forte contra a baliza dos austríacos, mas Walke estava no sítio certo e defendeu

20': Salzburgo tem apostado na lateral esquerda do Vitória SC, onde tem havido mais fragilidades para serem exploradas

17': Haidara faz o primeiro remate perigoso da equipa visitante, mas o disparo saiu muito por cima da baliza minhota

14': Raphinha esteve perto do golo, mas escorregou no momento do remate

12': Konan falha mais um passe, tem sido uma constante do jogador 

6':Luta constante entre ambas equipas no setor intermédio do campo 

2': Vitória SC entrou com vontade de controlar o rumo do jogo

0': O árbitro apita para o início da partida 

_________________________________________________________________________________________________

Onze do Vitória SC: Douglas; Vítor Garcia, Pedro Henrique, Jubal, Konan; Celis, Wakaso, Paolo Hurtado, David Teixeira; Rafinha e Rincon

Onze do Salzburgo:  Walke; Lainer, Paulo Miranda, Caleta-Car, Ulmer; Berisha, Wolf, Samassékou, Haidara; Dabbur, Gulbrandsen

Depois de ter estado quatro anos de fora da Liga Europa, esta quinta-feira, o Vitória SC está de volta aos grandes palcos europeus, enfrentando na 1.ª jornada da fase de grupos o Salzburgo.

Pela frente enfrentarão uma equipa de qualidade, que está habituada a estar nos lugares cimeiros na Liga austríaca e, para além disso, tem um poder de compra muito maior que o emblema minhoto.

No entanto, no futebol o que interessa são os 90 minutos de jogo e é nessa premissa que Pedro Martins, treinador do Vitória SC, pretende-se agarrar.

A confiança e a determinação foram dois fatores notórios na conferência de antevisão da partida do técnico vimaranense. O timoneiro acredita que jogar em casa poderá ser determinante.

"Era importante ter um bom resultado, porque é em nossa casa, contra um adversário que temos condições para vencer, sabendo das dificuldades. Gostaríamos de fazer história e temos condições de o fazer", reforçou.

"No plano teórico e individual, mais forte, com jogadores de qualidade. Não está a começar bem esta época. Vejo duas equipas com futebol diferente do nosso, mas prevejo muito equilíbrio. É muito difícil", acrescentou Pedro Martins.

No entanto, o emblema minhoto não quer ficar apenas pelo triunfo diante dos austríacos… quer fazer história na Liga da Europa – desejam repetir o feito da época de 1986/1987, em que chegaram aos quartos de final da Taça UEFA – e passar a (complicada) fase de grupos.

Do lado do Salzburgo, paira a insegurança e algum percalço. Na antevisão Marco Rose, técnico dos austríacos, revelou que antecipa um jogo com um grau elevado de dificuldade – em que não existirá favoritos.

"Espero um jogo equilibrado e muito difícil, mas nós queremos pontuar. O Vitória SC reforçou-se bem no fecho do mercado de transferências, tem uma equipa de qualidade. Não acredito em favoritismo", afirmou.

A partida entre o Vitória SC e o Salzburgo, a contar para a 1.ª jornada da Liga Europa, está marcada para as 20h05 no Estádio D. Afonso Henriques. Acompanhe o jogo em direto no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório