Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Dragão sem arte (nem engenho) acabou preso na teia turca

FC Porto recebeu o Besiktas e encaixou uma derrota com golos de Talisca, Tosun e Babel.

Dragão sem arte (nem engenho) acabou preso na teia turca
Notícias ao Minuto

21:37 - 13/09/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Direto

Análise: O FC Porto entrou com o pé esquerdo na Champions. Na 1.ª jornada da fase de grupos, os dragões foram derrotados por um Besiktas que entrou no Dragão com a lição bem estudada. O resultado (3-1) registado afigura-se como pesado, mas a verdade é que o FC Porto não teve arte nem engenho para contrariar o estilo de jogo dos turcos. 

Primeira parte ao ritmo... dos turcos

Jogo de emoções fortes no Dragão. A primeira parte foi imprópria para cardíacos. Não foi preciso esperar muito tempo para ver chegar o primeiro golo da partida, através de Talisca (13'). O jogador emprestado pelo Benfica ao Besiktas começou a jogada, tabelou com Quaresma e foi até a grande área receber o cruzamento do extremo português.

O FC Porto não tardou em responder e, na sequência de um canto, teve no jogador adversário Tosic, o homem golo. Na sequência de um canto cobrado pelo brasileiro Alex Telles, o jogador da formação turca saltou com Marega e enganou Fabri, introduzindo assim a bola na própria baliza (21').

O relógio andava, o ritmo não abrandava, mas o melhor ainda estava por chegar. Tosun disparou um 'tiro' (28') que só parou no fundo das redes à guarda de Iker Casillas. Na repetição do lance, fica claro que o guardião espanhol nada poderia fazer para travar a ‘bomba’ do homem do Besiktas.

Até ao intervalo, registo para um remate de Óliver que viu o poste impedir o empate. No entanto, e apesar do FC Porto tentar restabelecer o empate no marcador, os dragões chegavam mesmo em desvantagem no regresso aos balneários.

Conceição mexeu, o FC Porto reagiu, mas foi o Besiktas quem marcou

A segunda parte começa com mexidas no onze por parte de Sérgio Conceição. Óliver e Corona ficaram no balneário enquanto que Otávio e André André foram a jogo. O FC Porto entrou com vontade, mas parecia esbarrar no último passe das jogadas de maior perigo. No momento mais importante da definição, os comandados de Conceição decidiram sempre mal. Ora com um passe a mais, ora com um remate disparatado.

Os minutos passavam e Conceição não disfarçava a insatisfação por ver o conjunto azul e branco 'preso' na teia montada pelos homens do Besiktas. Como bem diz o velho ditado, quem não marca, arrisca-se a sofrer. Foi isso mesmo que aconteceu ao FC Porto. Babel, aos 86 minutos, teve tempo e espaço para entrar pela grande área azul e branca e depois só teve mesmo de encostar para o golo. Terceiro golo consentido pelos dragões e o resultado estava arrumado. O FC Porto entra (muito) mal na Liga dos Campeões.

Momento do jogo: A bomba de Tosun regista-se como um momento muito importante na partida. O FC Porto tinha acabado de empatar, quando o avançado turco decide rematar para um verdadeiro golaço que nada, nem ninguém, poderia impedir. 

90'+4- Apito final no FC Porto-Besiktas! Os dragões perderam frente ao turcos, naquela que foi a primeira derrota da época para os comandados de Sérgio Conceição. 

85'- GOLLOOO!! BABEL!! O Besiktas faz o terceiro golo e deixa o jogo arrumado. Quem não marca... sofre. Foi o que aconteceu aos dragões. O extremo holandês teve tempo e espaço para entrar pela grande área portista e fechar as contas da partida.

82'- Hernâni é a última cartada de Conceição! Sai Danilo para dar lugar ao extremo. 

77'- Mais uma oportunidade que acaba com a bola fora do estádio. Boa tabela entre os homens da frente, a bola sobrou para Brahimi que rematou.... paras as bancadas. O FC Porto precisa de mais. 

72'- Sai Ricardo Quaresma, debaixo sobre o forte aplauso dos adeptos do FC Porto. O extremo português coloca a mão no peito e agradece a quem o acolheu durante várias temporadas. Entre o avançado Negredo para o seu lugar. 

66'- Mais uma boa jogada do FC Porto desperdiçada, desta vez por intermédio de Otávio. Os dragões constroem bem, mas no momento do último passe acaba sempre por falhar alguma coisa. 

64'- Mexe o Besiktas. Entra Medel para o lugar de Ozyakup.

O FC Porto tenta reagir à desvantagem mas tem esbarrado na defensiva turca e também numa clara falta de criatividade. Otávio, recém entrado na partida, parece ainda estar longe da melhor forma e os dragões precisam dele... 

46'- Recomeça a partida no Dragão! Conceição aposta em Otávio e André André nesta segunda parte. Corona e Óliver são os sacrificados. 

45'+2 - Intervalo no Dragão! O FC Porto está em desvantagem perante um Besiktas que parece determinado em causar em grandes problemas à formação portista. O resultado ao intervalo (1-2) justifica-se face ao que aconteceu dentro de campo durante estes 45 minutos. 

32'- Que perigo! Soares esteve tão perto de marcar! Grande jogada do FC Porto, mas foi por muito pouco que o golo não aconteceu. 

27'- GOLLOOO!! TOSUN! Que golaço do avançado do Besiktas!! Casillas bem se esticou, mas nada poderia fazer! FC Porto volta a estar em desvantagem (1-2). 

20'- GOOLLOO!! Ou melhor, autogolo de Tosic!! Na sequência de um canto cobrado por Alex Telles, o homem do Besiktas disputou a bola com Marega e acabou por enganar o próprio guarda-redes! Está feito o empate no Dragão!

18'- Ao poste! Óliver atirou ao ferro com um grande remate. Que grande oportunidade para o médio do FC Porto!

13'- GOOOLOOOO!! TALISCA!! O médio emprestado pelo Benfica ao Besiktas inaugura o marcador no Dragão, depois de um belo cruzamento de Ricardo Quaresma. Talisca, de cabeça, não vacilou e 'calou' o Dragão. 

10'- Cartão amarelo para Ricardo Pereira! O jogador do FC Porto puxou Tosun e o árbitro não foi de modas. 

4'- Que perigo! Babel disparou para a baliza de Casillas, Felipe aparece a desviar a bola mas o corte quase acaba por trair Casillas. Passou o perigo!

1'- Marega demorou um minutos para rematar à baliza de Fabri! Agarrou fácil o guardião do Besiktas. 

0'- Apito incial! Rola a bola no Dragão! FC Porto e Besiktas já jogam para a Liga dos Campeões! 

19h40- As equipas entram em campo! Já se ouve o hino da Liga dos Campeões!

__________________________________________________________________________________________________________________

Onze do FC Porto: Casillas, Alex Telles, Marcano, Felipe, Ricardo, Danilo, Óliver, Corona, Brahimi, Soares e Marega.

Onze do Besiktas: Fabri; Caner Erkin, Tosic, Pepe e Adriano; Hutchinson e Ozyakup; Quaresma, Talisca e Babel; Tosun.

 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório