O Sporting necessitava de ganhar o duelo na Grécia – ou pelo menos não perder – se queria lutar pela Liga Europa e, até, sonhar com a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Apesar da pressão sobre os ombros dos pupilos de Jorge Jesus, o clube de Alvalade não vacilou e venceu o Olympiacos por 3-2… na Grécia – desde a década de 70 que uma equipa portuguesa não vencia em casa dos thrylos.
Leão festeja ao ritmo africano
O emblema verde e branco entrou em campo bastante demolidor, marcando um golo logo aos 2 minutos de jogo, através de belo cabeceamento de Doumbia – assistido pelo novo ídolo de Alvalade, Marcos Acuña.
O golo madrugador mexeu com os gregos e permitiu que os leões continuassem a rugir, o Sporting voltou agitar as redes do guardião Kapino passados apenas 11 minutos depois do primeiro tento, com um belo ‘samba’ de Gelson Martins – assistência de Doumbia.
O avançado costa-marfinense foi um dos destaques da primeira parte, foi um autêntico agitador do jogo leonino, tanto atacou como veio ajudar a equipa nos processos defensivos. A palavra certa para descrever a exibição de Doumbia na primeira parte é… a omnipresença.
No entanto, a história do primeiro período não iria ficar por aqui, Bruno Fernandes iria dar o seu ar de graça – tal como tem feito até ao momento na Liga portuguesa -, com uma boa execução do jovem português, um toque foi suficiente para enganar o guardião da equipa adversária. Apesar dos três golos marcados, o Sporting falhou várias oportunidades flagrantes para aumentar a goleada mas não acertou com a finalização.
Dormência leonina deixa gregos sedentos de vingança
No segundo tempo, o emblema verde e branco apresentou-se no relvado com uma atitude completamente diferente, com notória passividade e falta de agressividade. A equipa não conseguiu construir jogadas e chegar com qualidade à área contrária, muitas das vezes perdia (infantilmente) a bola no meio-campo e criava as condições ideias para o contra-ataque do conjunto grego.
O Sporting teve mesmo que suar para não consentir um golo, foram várias as oportunidades que os helénicos tiveram nos seus pés, mas, infelizmente para a equipa da casa, Coates e Bruno Fernandes estavam atentos e permitiram que a baliza de Patrício continuasse inviolável.
O jogo foi bastante partido na segunda parte e a história do jogo foi afetada por isso, não havendo grandes lances de encher o olho, apenas algumas situações de perigo em direção à baliza do guardião leonino. A primeira parte deixou água na boca dos adeptos leoninas, mas a segunda deixou-os ensonados.
No entanto, a desatenção foi tanta por parte dos jogadores do Sporting que acabou por sofrer dois golos de Pardo (89' e 90+3'), um velho conhecido da Liga portuguesa que jogou no Sp. Braga. O Sporting voltou a repetir a receita do passado jogo diante do Feirense (3-2), a contar para a I Liga, em que esteve a ganhar confortavelmente e acabou por terminar a partida a sofrer.
Momento do jogo: O primeiro golo da partida - um belo cabeceamento de Doumbia - ficará na memória desta Liga dos Campeões, pois foi o tento inaugurador da competição.
_________________________________________________________________________________________________
90': Fim da partida!
90': Goloo do Olympiacos
88': Goloo de Pardo!
87': Bas Dost manda bola à barra!
85': Entra Ristovski e sai Bruno Fernandes
79': O Sporting está a ter dificuldades em criar situações de perigo
71': Bruno César entra e sai Gelson Martins
62': Entra Bas Dost e sai Doumbia
61': Entra Emenike e sai Djurdevic
60': Coates evita o primeiro dos gregos!
58': Jogada perigosa do Olympiacos! Djurdevic falhou a execução
51': Os leões continuam à procura de aumentar a vantagem no marcador, os 3-0 não são satisfatórios para Jorge Jesus
47': Digo Figueiras recebe cartão amarelo
46': O árbitro apita para a segunda parte
45': Intervalo!
42': Golooo! Bruno Fernandes marca o terceiro golo
39': Gelson Martins manda novamente ao poste! O Sporting já podia estar a ganhar por um resultado mais dilatado
35': Setor ofensivo grego procura incessantemente encontrar espaços abertos para tentar reduzir a vantagem no marcador
29': O Olympiacos procura controlar o rumo da partida, tenta empurrar os leões à corda
23': Livre a 30 metros para o Olympiacos, mas sem perigo para a baliza de Rui Patrício
21': Bruno Fernandes esteve à beira do terceiro (novamente)
19': Doumbia esteve novamente perto do golo, mas o guardião grego evitou danos maiores
17': Bruno Fernandes manda a bola ao poste!
12': Golooo! Gelson Martins marca o segundo golo, assistência de Doumbia
9': Cruzamento de Odjidja-Ofoe mas corta Mathieu
6': O Sporting vai dominando a partida na casa do Olympiacos
1': Goloooo de Doumbia! O primeiro golo da Liga dos Campeões pertence ao Sporting
0': E começa a partida