Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Atenção Dragão: Há um novo trio em ascensão

FC Porto recebeu e venceu o Desportivo de Chaves (3-0). Aboubakar, Marega e Soares foram os marcadores de serviço.

Atenção Dragão: Há um novo trio em ascensão
Notícias ao Minuto

07:30 - 10/09/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

O FC Porto recebeu e venceu, na noite de sábado, o Desportivo de Chaves (3-0), num jogo relativo à 5.ª jornada da I Liga. Após os triunfos de Sporting e Benfica, consumados na sexta-feira, os dragões estavam 'obrigados' a ganhar. E assim foi. 

Porém os números do triunfo azul e branco são enganadores. A exibição da formação flaviense não se traduziu no resultado. A equipa orientada por Luís Castro chegou ao Dragão com uma atitude de equipa grande disposta a enfrentar o FC Porto olhos nos olhos. 

Depois de um nulo registado no intervalo, Sérgio Conceição percebeu que tinha que mexer e tirou o desinspirado Corona para lançar o regressado Soares. O FC Porto alinhava assim com três avançados de raiz - o brasileiro juntou-se a Aboubakar e Marega na ofensiva portista, sendo o maliano quem encostava mais a uma das alas. 

Não demorou muito tempo para Conceição ver a alteração sortir efeitos práticos. Aos 48 minutos, Aboubakar - quem mais? - apontou o primeiro golo da partida, quebrando a defensiva adversária. Ainda assim, o Chaves não se deu por vencido e foi atrás do resultado. Porém o esforço, aliado à pouca eficácia no momento de bater Casillas, virou-se contra os comandados de Luís Castro e o Chaves acabaria por sofrer dois golos em menos de três minutos. 

Primeiro por Soares (86'), na recarga de uma conversão de um penálti, e aos 89 minutos por Moussa Marega, num momento de total desconcentração por parte dos flavienses. 

Cinco jornadas, cinco vitórias e a baliza mantém-se... a zeros 

Se há registo que qualquer treinador preza é aquele que está diretamente relacionado com os golos sofridos. O FC Porto de Sérgio Conceição, na presente temporada, não sofreu, até ao momento, qualquer golo em cinco partidas. Os números traduzem bem o bom momento que o Dragão atravessa. Cinco vitórias, 12 golos marcados, zero sofridos... e 15 pontos. Sérgio Conceição já disse estar satisfeito mas... quer mais. Feitas as contas, e tendo como base a temporada passada, o FC Porto soma mais cinco pontos que no ano transato. 

Avançados respondem com golos 

Uma equipa que não marque golos estará muito longe de atingir os objetivos previamente definidos. No FC Porto, a falta de golos está longe de ser um problema. Os avançados têm respondido positivamente às apostas de Sérgio Conceição que terá agora de gerir as escolhas com... pinças. Aboubakar soma cinco golos em cinco jogos, Marega leva três em outros tantos e Soares conta apenas com um tento em dois jogos. Juntos contabilizam nove golos. Nove golos em 12 marcados esta temporada, uma grande percentagem que certamente será uma boa dor de cabeça para Sérgio Conceição. 

Dragão dominou também nos dados estatísticos 

O FC Porto encontrou pela frente um adversário teoricamente mais fraco mas que se jogou de igual para igual. Ainda assim, os dados estatísticos comprovam o domínio portista em quase todos os aspectos. Exceção feita... aos cartões amarelos. 

FC Porto vs Chaves
58% Posse de bola 42%
25% Ataque perigoso 15%
46% Ataques 48%
29% Bola recuperada 37%
14 Tentativas de golo 8
7 Remates à baliza 3
7 Remates para fora 5
8 Cantos 2
1 Cartões amarelos/vermelhos 3/0
16 Faltas 14

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório