Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Não há duas sem três: Dragão recolhe 'Chaves' e está no topo

Aboubakar, Soares e Marega assinaram os golos da vitória do FC Porto diante o Chaves (3-0), em jogo referente à 5.ª jornada da I Liga.

Não há duas sem três: Dragão recolhe 'Chaves' e está no topo
Notícias ao Minuto

22:25 - 09/09/17 por Andreia Brites Dias

Desporto 5.ª Jornada

Depois das vitórias de Sporting e Benfica, nesta jornada, o FC Porto sabia que o triunfo era o único resultado que interessava, para se manter no topo da tabela. Porém, a luta pelos três pontos e vitória por 3-0, diante o Chaves, este sábado, não foi 'pera doce'. 

'Ponto morto'... 

Não é que a equipa de Sérgio Conceição não tenha entrado bem, não estivesse organizada e dominadora. Mas faltava mais. Faltava clarividência no meio-campo, vertigem no ataque e mais concentração a nível global.

No primeiro tempo, Danilo (9') e Marega (13'), protagonizaram os melhores lances, mas o golo (ainda) andava longe. O Chaves aproveitava as lacunas para ganhar espaço e crescer, principalmente pelo lado esquerdo com Layún – que surgiu no lugar de Ricardo Pereira – a mostrar algumas dificuldades em manter 'tudo controlado'.

O nulo persistia no marcador e persistiu… até ao intervalo. Algo que nunca tinha acontecido ao FC Porto, no campeonato nacional, desde que Conceição tomou 'as rédeas' da equipa.

Vitamina Soares: regressou e marcou 

O técnico não quis perder tempo e reagiu logo no reatamento. Soares – que tinha estado ausente devido a lesão -, entrou para a saída de Corona e o dragão ganhou outro 'fôlego'. O que se traduziu no resultado, com Aboubakar a inaugurar o contador (48').

Um golo que deu mais tranquilidade à formação da casa mas que não 'deitou abaixo' os visitantes. O Chaves procurava a igualdade, apostando nos contra-ataques em velocidade. Aos 71 minutos, William perdeu a melhor oportunidade para fazer o 1-1, falhando na 'cara' de Casillas.

Perante a insistência adversária, Conceição decidiu pôr as 'trancas' na porta ao tirar Aboubakar e Brahimi para a entrada de Otávio e André André. Mesmo assim, o Chaves voltou a assustar, por Tiago Galvão (81') antes de chegarem… mais golos.

Soares assinou o segundo, aos 85 minutos, na recarga, após uma grande penalidade e, com o adversário ainda a recompor-se, Marega não deu hipótese e selou o contador ao fazer o 3-0 (88').

Momento do jogo: Aos 48 minutos, Aboubakar inaugurou o marcador e deu outra tranquilidade ao FC Porto. Um golo que acabou por motivar ainda mais a equipa de Sérgio Conceição para chegar ao 3-0. 

______________________________________________________________________________________________

90' + 3' - Terminou o encontro. 

90' - Três minutos de tempo extra. 

88' - GOOLOOOO! MAREGA! Após um cruzamento de Óliver, Marega rematou para o 3-0. 

85' - GOLOOOOOO! SOARES! Está feito o segundo para o FC Porto. Após defesa de Ricardo, Soares, na recarga, não vacilou e carimbou o 2-0. 

84' - Grande penalidade para o FC Porto!

81' - Tiago Galvão! O jogador do Chaves desperdiçou uma grande oportunidade! Diante Casillas, Galvão rematou ao lado da baliza. 

75' - Substituição no FC Porto: Saída de Aboubakar para a entrada de Otávio.

69' - William! Na 'cara' de Casillas, com a defesa azul e branca a 'dormir', William falhou e atirou o esférico ao lado da baliza, desperdiçando uma grande oportunidade para assinar o empate. 

64' - Cartão amarelo para Djavan, por falta sobre Marega. 

63' - Substituições na equipa do Chaves: Sai Perdigão para a entrada de Hamdou Elhouni e Bressan para a entrada de Tiago Galvão. 

61' - Soares! Após um canto de cobrado por Layún, Soares ainda cabeceou mas o esférico saiu ao lado da baliza de Ricardo. 

57' - Remate de Paulinho a sair por cima da baliza de Casillas. 

48' - GOLOOOO! ABOUBAKAR! Brahimi deixa o esférico para Aboubakar que, com a defesa do Chaves a 'dormir', aproveitou para trair Ricardo e carimbar o 1-0. 

46' - Recomeça no Estádio do Dragão. Entra Soares para a saída de Corona. 

45' - Intervalo. 

40' - Jogo partido no Dragão. Contrariamente aos minutos iniciais, o Chaves cresceu no jogo e disputa a posse de bola com o FC Porto. 

33' - Óliver! Corte de Maras após remate de Óliver, na sequência de um passe de Brahimi. 

27' - Defesa de Casillas! Após uma arrancada e um cruzamento de Djavan, pela esquerda, o esférico sobrou para a defesa do FC Porto. Na recarga, Jefferson rematou para uma boa defesa de Casillas. 

23' - FC Porto pressiona na grande área do Chaves. 

13' - Marega perde uma boa oportunidade para marcar! Após um bom passe de Aboubakar para Marega, Ricardo deixa a baliza e, na tentativa de intercetar o esférico, quase se desentendia com a defesa. 

9' - Danilo! Na sequência de um canto cobrado por Alex Telles, Danilo cabeceou o esférico, que passou muito perto da barra da baliza do Chaves. 

6' - Remate de Brahimi para a defesa tranquila de Ricardo. 

1' - Começa a partida entre FC Porto e Chaves. 

Onze do FC Porto:  Casillas; Layún, Felipe, Marcano, Telles; Danilo, Óliver, Corona, Brahimi; Marega e Aboubakar.

Onze do Chaves: Ricardo Nunes, Paulinho, Domingos Duarte, Nikola Maras e Djavan; Jefferson, Bressan e Pedro Tiba; Davidson, William e Perdigão.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório