Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bas Dost dá vitória (muito suada) ao Sporting com golo aos 90+8'

O Sporting visitou e venceu o Feirense, em encontro relativo à quinta jornada da I Liga, por 3-2. Com este triunfo, os leões seguem 100% vitoriosos no campeonato nacional, com 15 pontos somados em 15 possíveis.

Bas Dost dá vitória (muito suada) ao Sporting com golo aos 90+8'
Notícias ao Minuto

21:07 - 08/09/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Direto

Cinco jogos, cinco vitórias, agora frente ao Feirense, num jogo em que foi preciso sofrer a bom sofrer para que o Sporting somasse mais três pontos.

A equipa orientada por Jorge Jesus esteve a vencer por 2-0, graças a golos de Sebastián Coates e Bruno Fernandes, mas os fogaceiros não baixaram os braços e chegaram à igualdade, por intermédio de João Silva e Etebo. Já depois da hora, Bas Dost, de penálti, fez o 3-2 final.

Pior início era impossível

Os primeiros 45 minutos do Sporting terão sido, porventura, os seus piores da presente temporada. Sem Adrien, que partiu para o Leicester City, Jorge Jesus apostou numa dupla no meio-campo formada pelo regressado William Carvalho e Rodrigo Battaglia, mas esta nunca funcionou.

Com bola, o argentino conseguiu acrescentar alguma coisa ao jogo leonino, mas, sem ela, demonstrou grandes dificuldades de articulação com o português. O cenário não melhorou – bem pelo contrário – quando, aos 23 minutos, Cristiano Piccini se lesionou, obrigando Jorge Jesus a uma verdadeira ‘cambalhota’ tática.

O técnico tirou o italiano, colocando Alan Ruiz no seu lugar. Battaglia desceu para o lado direito da defesa, Bruno Fernandes recuou para a posição 8 e o argentino passou a jogar nas costas de Bas Dost.

O problema mudou, então, de figura. Bruno Fernandes conseguiu coordenar-se com William, mas não com Alan Ruiz, que entrou muito mal no jogo. Lento e algo perdido em campo, não foi capaz de acrescentar nada à produção ofensiva do Sporting.

Uma exibição que foi um autêntico pesadelo e que pode ser resumida a uma simples estatística: zero remates à baliza nos primeiros 45 minutos.

Um Feirense de excelência

Mas não foi apenas por culpa própria que o Sporting teve tantas dificuldades em Santa Maria da Feira. Pela frente, encontrou um Feirense muito bem trabalhado por Nuno Manta Santos, assente sobre três pedras-chave.

Babanco, fundamental a segurar o meio-campo dos fogaceiros. Tiago Silva, com muita técnica à mistura, a empurrar a equipa para a frente. E João Silva, que, regressado ao futebol português, fez sempre uso do poderio físico para segurar a bola em zonas avançadas do campo.

Com muita tranquilidade, quer a defender, quer a atacar, o Feirense era, ao intervalo, de longe a melhor equipa em campo. E, não fosse Rui Patrício, até poderia ter chegado ao golo por duas vezes, fruto de dois erros defensivos do Sporting.

Está resolvido? E agora?

Se faltaram golos e remates no primeiro tempo, o mesmo não se pode dizer do segundo. Apenas dois minutos depois do regresso dos balneários, Bruno Fernandes, de cabeça, esteve perto de marcar. O aviso estava dado e, aos 62 minutos, materializou-se em golo.

Coates, numa jogada de insistência conseguiu colocar a bola no fundo das redes fogaceiras. Festa para o conjunto verde e branco, mas, ainda mal os adeptos leoninos se tinham sentado, e, passados dois minutos, já voltavam a festejar.

Bruno Fernandes apareceu isolado, após um passe longo de Gelson e, com um toque de classe, bateu Caio. Jogo arrumado? Longe disso. João Silva, regressado ao futebol português, foi ao primeiro andar bater Rui Patrício e relançar o jogo.

Aos 80 minutos, Etebo, com um grande remate, atirou, sem hipóteses para Rui Patrício, para o quarto e último golo da noite. Pronto, era desta que o jogo estava arrumado… ou se calhar não.

Já depois dos 90 minutos, Coates foi à área e foi derrubado. Artur Soares Dias apontou para a marca dos 11 metros, de onde Bas Dost atirou a contar. Agora sim, o jogo estava resolvido. O Sporting segue 100% vitorioso na I Liga.

Momento do jogo: Não há como escapar. O golo de Bas Dost, aos 90+8’, na marcação de uma grande penalidade, foi o momento que mais marcou a partida que abriu a quinta jornada da I Liga. Sangue frio do holandês, que deu mais três pontos ao clube de Alvalade.

---------------------------------------------------------------

90' - Apito final. O Sporting leva os três pontos de Santa Maria da Feira num jogo em que teve de trabalhar muito para conquistar a vitória.

90+8' - GOLOOOOO do Sporting! Bas Dost marca no último suspiro! O avançado holandês assumiu a marcação de uma grande penalidade sofrida por Coates e, da marca dos 11 metros, não vacilou.

80' - GOLOOOOO do Feirense! É de Etebo! O avançado aparece na grande área e, com um remate fortíssimo, atirou para o fundo das redes à guarda de Rui Patrício. Está reposta a igualdade em Santa Maria da Feira.

69' - GOLOOOOO do Feirense! Está relançado o jogo em Santa Maria da Feira! João Silva foi às alturas e reduziu para os fogaceiros.

64' - GOLOOOOO do Sporting! O Sporting marca dois golos no espaço de dois minutos! Agora, foi Bruno Fernandes, após um cruzamento de Gelson, a bater Caio.

62'- GOLOOOOO do Sporting! Coates abre o marcador em Santa Maria da Feira, após uma jogada de insistência na grande área fogaceira. Os leões respiram de alívio.

57 - Alan Ruiz tenta a sorte de longe, mas a bola vai fraca e à figura de Caio, que defende sem dificuldades.

47' - Primeira oportunidade de golo para o Sporting! Bruno Fernandes apareceu na grande área a cabecer, mas Caio, com uma grande defesa, atirou para canto.

46' - Começa a segunda parte. Jorge Jesus e Nuno Manta Santos não promoveram quaisquer alterações nas respetivas equipas.

45' - Intervalo em Santa Maria da Feira. O Sporting vai encontrando muitas dificuldades diante de um Feirense bem organizado por Nuno Manta Santos. De tal maneira que os fogaceiros já criaram duas oportunidades de perigo, ao passo que os leões não registaram um único remate à baliza.

42' - Asneira monumental de Mathieu quase deu o golo ao Feirense! Edson Farías conseguiu roubar a bola ao central francês, isolou-se na cara de Rui Patrício, mas rematou ligeiramente ao lado da baliza verde e branca.

38' - Há problemas com a iluminação do estádio Marcolino de Castro, após o poste que ilumina o lado esquerdo do ataque leonino se ter apagado, tal como sucedeu na receção ao Paços de Ferreira. Artur Soares Dias chamou ambos os capitães, mas estes deram 'luz verde' para que o jogo prossegui-se.

34' - Primeiro remate do jogo... para o Feirense! Etebo, numa distração da defesa leonina, aparece isolado. Valeu Rui Patrício a fazer a mancha e a defender para canto.

30' - Jogo muito fraco em Santa Maria da Feira. Ainda não houve um único remate à baliza na primeira meia-hora do encontro.

23' - Contrariedade para o Sporting. Piccini, lesionado, é rendido para Alan Ruiz. Battaglia passa para o lado direito da defesa, Bruno Fernandes desce para fazer dupla com William no meio-campo e o argentino joga nas costas de Bas Dost.

12' - Primeiro cartão amarelo do jogo para Babanco. Jogador do Feirense rasteirou Rui Patrício, quando este saiu a um cruzamento, e foi admoestado.

10' - Primeiros minutos de jogo muito disputados, por vezes até com dureza excessiva. Quer Acuña, quer Babanco, já tiveram de ser assistidos devido a entradas mais viris. Artur Soares Dias vai segurando o jogo sem mostrar qualquer cartão.

0' - Apito inicial no Feirense-Sporting. Acompanhe, aqui, todas as emoções do encontro da quinta jornada da I Liga.

'Onze' do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu, Jonathan Silva; William, Battaglia, Gelson, Acuña; Bruno Fernandes e Bas Dost.

'Onze' do Feirense: Caio; Jean Sony, Bruno Nascimento, Flávio Ramos, Kakuba; Cris, Babanco, Tiago Silva; Edson Farias, Etebo e João Silva.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório