Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Capitão saiu do castigo para aquecer as tropas na caminhada para a Rússia

Cristiano Ronaldo marcou três golos e assistiu para os outros dois na goleada de Portugal sobre as Ilhas Faroé, por 5-1. Com este triunfo, a equipa das quinas passa a somar 18 pontos, menos três do que a líder do grupo B, suíça, na fase de apuramento para o Mundial de 2018.

Capitão saiu do castigo para aquecer as tropas na caminhada para a Rússia
Notícias ao Minuto

21:32 - 31/08/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Grupo B

Alguém pensou que o castigo que enfrenta no Real Madrid traria, à seleção portuguesa, um Cristiano Ronaldo ‘frouxo’? Esta noite, desenganou-se.

O capitão da equipa das quinas fez jus ao estatuto de melhor do mundo e foi o principal responsável pela goleada de 5-1 aplicada, pela seleção portuguesa, às Ilhas Faroé.

Marcou um ‘hat-trick’, - com dois golos notáveis - e ainda assistiu William Carvalho e Nélson Oliveira para os outros golos. Baldvinsson, com um grande golo, ainda assustou, mas não passou daí.

‘Bomba’ para cá...

Sabendo que tinha pouca margem de erro na corrida pelo apuramento para o Mundial de 2018, Portugal entrou forte, empurrou as Ilhas Faroé às cordas e, na primeira oportunidade de que dispôs, fez o golo. E que golo que foi.

Bernardo Silva, aposta de Fernando Santos no lado esquerdo do ataque, cruzou para Cristiano Ronaldo, que, com um fantástico pontapé de bicicleta, atirou sem hipóteses para o guarda-redes Gunnar Nielsen.

Um momento fantástico do capitão luso, que acabou por branquear a ‘pobreza franciscana’ que se viu daí para a frente. Frente a uma seleção que defendeu o mais possível junto da baliza, a equipa das quinas conseguiu circular a bola com tranquilidade, mas com pouca ou nenhuma imaginação, pela que a receita acabou por ser sempre a mesma: bola nas alas, cruzamento para a área.

Numa das poucas jogadas que fugiram à monotonia, João Mário furou pela grande área dentro e acabou travado em falta. Cristiano Ronaldo (novamente) não vacilou, fez o segundo de Portugal e igualou Pelé no que a golos internacionais diz respeito.

... ‘bomba’ para lá

Com menos de meia-hora de jogo, Portugal já vencia por 2-0 e os espectadores que encheram o estádio do Bessa já esperava que o desfecho se encaminhasse para os 6-0 do encontro realizado nas Ilhas Faroé.

Mas o contrário sucedeu, fruto de uma falha defensiva da seleção portuguesa. Após um lançamento efetuado do lado direito do ataque das Ilhas Faroé, José Fonte não conseguiu afastar a bola, tendo esta sobrado para Baldvinsson.

O avançado, de primeira, a desferiu uma ‘bomba’ que não deu qualquer hipótese de defesa a Rui Patrício, reacendendo a chama da esperança quanto à possibilidade de regressar de Portugal com outro resultado que não a derrota.

Os homens de Fernando Santos foram para os balneários sobre brasas, mas, como se viria a verificar, afinal tudo não passou de um susto. 

A improvável parceria que trouxe paz no Bessa

A segunda parte trouxe uma equipa das quinas mais paciente e criteriosa no passe. Foi circulando a bola para cá e para lá, na tentativa de procurar novas soluções, uma estratégia que rapidamente se revelou mais inteligente.

13 minutos após o regresso dos balneários, Cristiano Ronaldo, já na grande área, vislumbrou William, colocou-lhe a bola na cabeça e o médio só teve de empurrar para o golo. Nem dez minutos depois e já o capitão voltava a fazer das suas: após passe de William, dançou, sentou defesas e atirou para o ‘hat-trick’.

Mas CR7 não se ficaria por aqui. Aos 84 minutos, fez o passe que culminou no 5-1, por Nélson Oliveira. Ficava, assim, fechada uma goleada que mantém Portugal na corrida pelo apuramento para o Mundial de 2018: soma 18 pontos, menos três do que a líder Suíça, que venceu a Andorra.

Momento do jogo: Quando Portugal mais precisava dele, Cristiano Ronaldo apareceu. É verdade que o primeiro golo, logo aos três minutos, foi importante, mas a calma com que tirou os adversários do caminho e empurrou para o fundo da baliza, no 4-1, teve tanto de belo como de fundamental para restabelecer a calma a uma equipa portuguesa que passou por um período de dúvida.

------------------------------------------------------

90' - Apito final no Bessa. Portugal goleia as Ilhas Faroé e continua na perseguição à Suíça rumo ao Mundial de 2018.

84' - GOLOOOOO de Portugal! É do recém-entrado Nélson Oliveira! Cristiano Ronaldo entrou na área e cruzou para o avançado, que, após um desvio da defesa, só teve de empurrar para o fundo da baliza.

65' - GOLOOOOO de Portugal! 'Hat-trick' de Cristiano Ronaldo! O capitão português recebeu um passe de William na grande área, bailou, sentou a defesa das Ilhas Faroé e atirou para o 4-1.

58' - GOLOOOOO de Portugal! É William Carvalho... e de cabeça! Cristiano Ronaldo subiu à grande área e cruzou para William Carvalho, que com um cabeceamento teleguiado, atirou para o fundo das redes das Ilhas Faroé.

53' - Mais uma vez Portugal muito perto do golo! Bom passe de Cristiano Ronaldo para André Silva, mas o avançado, no coração da grande área, não acerta bem na bola, que passa perto da baliza.

51' - Bernardo Silva tenta o terceiro de Portugal! O reforço do Manchester City apareceu na grande área, onde atirou forte, mas à figura do guarda-redes das Ilhas Faroé.

45' - Intervalo no Bessa. Portugal vai para os balneários a vencer, mas o (grande) golo de Baldvinsson trouxe uma nova esperança às Ilhas Faroé.

38' - GOLOOOOO das Ilhas Faroé! Que 'bomba' de Baldvinsson! O jogador das Ilhas Faroé aproveitou uma bola mal aliviada pela defesa portuguesa e apareceu no coração da área a rematar para o fundo das redes à guarda de Rui Patrício.

28 ' - GOLOOOOOO de Portugal! É Cristiano Ronaldo outra vez! O capitão português não facilitou da marca dos 11 metros, na marcação de uma grande penalidade sofrida por João Mário, e atirou para o segundo no Bessa.

25' - Nova oportunidade de golo para a seleção portuguesa. William Carvalho, de muito longe, tentou a sorte, mas o remate em arco passa a centímetros da baliza.

23' - É a vez de Portugal voltar a ameaçar o golo, agora por André Silva. Eliseu foi à linha e cruzou para o avançado, que cabeceou pouco ao lado da baliza adversária.

17' - As Ilhas Faroé respondem e 'mostram os dentes' a Portugal. Sorensen embalou a partir da ala esquerda, entrou na grande área e passou para Edmundsson, que atirou fraco e à figura de Rui Patrício.

15' - Entrada forte de Portugal no jogo. O primeiro quarto de hora foi, praticamente, apenas jogado no meio-campo defensivo das Ilhas Faroé. Faltam, no entanto, reais oportunidades de perigo, já que, apesar de ter muita bola, a equipa das quinas ainda não conseguiu incomodar - com exceção ao lance do golo - o guarda-redes Gunnar Nielsen.

3' - GOLOOOO de Portugal! Que obra de arte de Cristiano Ronaldo! O capitão da equipa das quinas recebeu um belo cruzamento de Bernardo Silva e, de primeira, com um pontapé acrobático, desferiu uma 'bomba' na direção da baliza das Ilhas Faroé.

0' - Começa o Portugal-Ilhas Faroé. Fique connosco e acompanhe todas as emoções do apuramento para o Mundial de 2018.

'Onze' de Portugal: Rui Patrício; Cédric, Pepe, José Fonte, Eliseu; William, João Moutinho, Bernardo Silva, João Mário; Cristiano Ronaldo e André Silva.

'Onze' das Ilhas Faroé: Gunnar Nielsen; Tór Naes, Gregersen, Faero, Davidsen; Jakobsen, Baldvinsson, Sorensen, Vatnhamar; Joensen e Edmundsson.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório