Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Sporting aplica 'chapa' cinco para chegar à Liga dos Campeões

Leões golearam com golos de Doumbia, Acunã (2), Bas Dost e Battagila, confirmando assim a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Sporting aplica 'chapa' cinco para chegar à Liga dos Campeões
Notícias ao Minuto

21:47 - 23/08/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Direto

Análise: Esta quarta-feira, os leões golearam o Steaua de Bucareste por 5-1 e garantiram assim um bilhete para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Num jogo intenso do Sporting diante de uma equipa romena com pouco poderio para a ofensiva leonina.

Leão ruge mas acaba ferido pelos romenos

O Sporting entrou em campo com uma mudança no setor ofensivo que ninguém esperava - a entrada de Doumbia para o lugar de Bas Dost – no entanto, acabou por ser uma boa aposta na primeira parte. O avançado costa-marfinense trouxe à equipa verticalidade e, acima de tudo, velocidade.

Para além do ataque, o meio-campo dos leões esteve bastante consistente - com Adrien Silva, Bruno Fernandes e Battaglia -, conseguiu tomar o rumo do jogo e deixou apenas poucas vezes que o Steaua Bucareste pudesse chegar à baliza de Rui Patrício com Perigo.

No entanto, o setor que tem dado mais garantias, foi aquele que demonstrou maiores fragilidades nesta segunda mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões. Com Piccini e Mathieu – sendo que o francês foi o jogador com mais passes falhados na primeira parte, 8 no total - a terem algumas dificuldades na marcação ao homem, deixando muitas das vezes, espaços abertos na defensiva leonina para os jogadores romenos contra atacarem com sucesso.

A equipa forasteira iria acabar por inaugurar o marcador através de um canto de Acuña, que sofreu um desvio de Mathieu – enganando a defensiva romena – e Doumbia aproveitou para agitar as redes da baliza adversária. Uma amostra da intensidade e vontade que o atacante trouxe ao jogo. O costa-marfinense deu uma prova de que é uma boa alternativa para o lugar de Bas Dost.

Todavia, a liderança no marcador não durou muito tempo. Devido às fragilidades que a defensiva leonina foi demonstrando ao longo da primeira parte, o emblema da casa apostou na saída rápida e - graças a um erro defensivo de Mathieu – empatou o encontro, através de um remate do brasileiro Júnior Maranhão.

Leão renasce e devora romenos

Na segunda-parte a partida foi bem diferente, apesar do Steaua Bucareste ter entrado ameaçador nos primeiros minutos, os pupilos acabaram por ser mais feliz no final.

O clube de Alvalade demorou a olear a máquina no segundo período do jogo - deixando a equipa da casa pressionar alto e colocar perigo à baliza leonina – mas quando saiu Doumbia e entrou Bas Dost , o Sporting ganhou outra dinâmica e conseguiu atingir o seu objetivo… marcar golos.

Marcos Acuña abriu caminho para uma goleada à antiga, marcando o 2-1, com um pontinha de sorte , os leões voltaram a ficar em vantagem na partida.

No entanto, a história do duelo não iria ficar por aqui, isto porque poucos minutos depois Gelson Martins – através de um lance individual de arregalar o olho – aumentou a vantagem para dois golos de diferença.

A partir daí, o Sporting controlou o jogo por completo e teve tempo ainda para marcar mais dois tentos antes do árbitro apitar para o final da partida. Bas Dost – o suspeito do costume – e Battaglia fecharam o marcador nos 5-1.

Momento do Jogo: Bruno Fernandes foi o jogador que esteve em praticamente presente em todos os golos do Sporting, mostrou por que razão custou quase 10 milhões de euros aos cofres leoninos com apenas 22 anos.

_________________________________________________________

90': Termina o jogo, com um triunfo 'gordo' por parte dos leões 

87': Goloooo de Battaglia

80': Substituições: Sai Gelson Martins e entra Bruno César

75': Goloooo de Bas Dost

74': Bruno Fernandes combina com Gelson e remata forte pela direita. 

71': Substituições: Sai Adrien Silva e entra Petrovic

70': Sporting domina a partida sem grandes dificuldades

63': Golooo de Gelson Martins. Adrien deu para Gelson, que foi pela direita para o meio e rematou cruzado à entrada da área

61': Substituições: Entra Harlem Gnohéré e sai Catalin Golofca

59': Golooooo de Acuña. Passe de Bruno Fernandes a colocar Acuña isolado na cara de Nita

58': Substituições: Sai Doumbia e entra Bas Dost

54': Teixeira cruza na ala direita,no entanto, Mathieu despacha a bola

51': Momcilovic bateu um livre, mas foi muito por cima

46': O árbitro apita para a segunda parte

45': intervalo. O Sporting perdeu intensidade desde que sofreu o golo, deixando os romenos chegar com algum perigo à baliza de Patrício.

41': Filip a ver o cartão amarelo

40': Boa jogada do Sporting, com Acuña a rematar forte para as mãos de Nita.

36': Remate forte de Adrien Silva, mas à figura de Nita.

34': Amarelo para Bruno Fernandes (Sporting) e Popescu (Steaua Bucareste).

31': Doumbia esteve perto do golo. Bruno Fernandes faz um passe em desmarcação para o avançado, mas o passe foi demasiado curto para que Doumbia pudesse dominar a bola com qualidade.

30': Livre para Acuña, mas sem perigo para o Steaua de Bucareste

24':  Adrien Silva passa para Doumbia em contra-ataque, o avançado conduziu e esperou a chegada do capitão, mas fez o passe longo demais

19': Goloooo do Steaua de Bucareste. Depois de um erro de Mathieu, Alibec remata à baliza e Patrício deixa para Júnior Maranhão que acaba por marcar

18': Sporting domina a partida e não que os romenos provoquem perigo à baliza de Rui Patrício.

12': Goloooo de Doumbia. Canto do Sporting, há um primeiro desvio de Mathieu e Doumbia aproveita e inaugura o marcador.

9': Livre de Bruno de Fernandes, no entanto, o guarda-redes afastou a bola.

6': Canto para Acuña, mas sem perigo para a baliza do adversário.

5': Bruno Fernandes rentou rematar fora de área, mas o remate foi bloqueado.

3': Contra ataque perigoso do Sporting, com Gelson Martins a cruzar sem perigo para a área do Steaua.

1': falta sobre Acuña. 

0': E começa a segunda mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório