Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Sporting: A mão aberta que esbofeteou as dificuldades acenou a Bucareste

A goleada por 5-0 deu, a Jorge Jesus motivos para sorrir... e a Pedro Martins ainda mais motivos para coçar a cabeça.

Sporting: A mão aberta que esbofeteou as dificuldades acenou a Bucareste
Notícias ao Minuto

08:05 - 20/08/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Quem diria que seria em Guimarães, naquele que (pelo menos na teoria) era o jogo mais complicado deste início de época, que o Sporting conseguiria fintar as dificuldades que têm assolado o seu jogo ofensivo e aplicar uma goleada por 5-0?

A verdade é que aconteceu. Como se, de um momento para o outro, as dificuldades tivessem desaparecido, a equipa de Jorge Jesus assinou uma exibição de alto nível e goleou um Vitória que promete dar, a Pedro Martins, muitas dores de cabeça. 

Bruno Fernandes virou o tabuleiro

E, se há uma cara para este leão transfigurado, só pode ser Bruno Fernandes. O internacional sub-21 português rendeu Daniel Podence no ‘onze’ verde e branco e só precisou de três minutos para dar razão a Jorge Jesus.

Com um grande remate, atirou para o 1-0. Miguel Silva só pôde ficar especado a olhar para tamanha obra de arte. Sem estar satisfeito com o que havia feito, o médio de 22 anos partiu para uma exibição de nota máxima, que acabaria por ser brindada com mais um tento de belo efeito, à passagem da hora de jogo.

Mas Bruno Fernandes não foi só golo. Por ele passou todo o jogo leonino. Ora descia e ajudava Adrien na construção, passando o Sporting a jogar num 4x3x3, ora avançava para apoiar Bas Dost, perfazendo um 4x4x2.

Por falar em Bas Dost, parece ter, por fim, reencontrado a melhor forma. Nas duas únicas oportunidades de que dispôs, marcou. Também ajudou, a isso, o facto de, por fim, este Sporting ter deixado de funcionar sob o binómio cruzamento-área.

O capitão Adrien, cujas exibições têm vindo a ser criticadas, também fez o golo ao pé e fechou uma goleada de mão cheia. Uma mão cheia que esbofeteia as dificuldades das últimas semanas... e acena, com otimisto, à vista a Bucareste, para a segunda mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões.

‘Navio’ de Pedro Martins à deriva

O ‘regresso’ de Bas Dost significou, ainda, o regresso de um Sporting eficaz. Ao contrário do que sucede no diferencial do resultado, o diferencial de remates (nove ‘tiros’ vimaranenses, para 12 leoninos) não é, de todo, desequilibrado.

Mas tamanha diferença de golos é, também, significativa das dificuldades defensivas que o Vitória de Guimarães passa. Feitas as contas, a equipa orientada por Pedro Martins já sofreu 13 golos nos quatro jogos oficiais que realizou em 2017/18.

Dez desses golos foram sofridos no campeonato nacional. Já desde a temporada 2000/01 que nenhuma equipa sofria tantos golos em apenas três jornadas. O último havia sido o Beira-Mar.

Vitória vs Sporting
47% Posse de bola 53%
25% Ataque perigoso 19%
45% Ataque 44%
29% Bola segura 36%
9 Tentativas de golo 12
4 Remates à baliza 9
5 Remates fora 3
5 Cantos 3
20 Livres diretos 17
0 Foras de jogo 0
3/0 Cartões amarelos/vermelhos 2/0
17 Faltas 20

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório