Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Amora FC: Do clube sem luz e perto do fim ao 'renascer para um sonho'

O Amora FC foi o primeiro clube orientado por Jorge Jesus. Atualmente, o emblema do concelho do Seixal vive momentos de crescimento e evolução, porém, nem sempre foi assim. Nos últimos anos, chegou mesmo a estar perto de terminar.

Notícias ao Minuto

08:30 - 29/08/17 por Andreia Brites Dias

Desporto Reportagem

Jorge Jesus esteve no Amora FC entre 1989 e 1993, conseguindo subir a equipa à 2.ª Divisão de Honra. Cerca de 25 anos depois da passagem do atual técnico do Sporting pelo emblema da Amora, como se encontra o clube? Em que patamar? O Desporto ao Minuto foi até à Amora para perceber qual é a realidade do primeiro emblema orientado por JJ.

O caminho nem sempre foi fácil. Depois de tempos áureos, chegaram algumas tempestades que levaram algum tempo a ultrapassar. Sem luz e sem condições de treino, o clube esteve muito perto do abismo. Mas conseguiu 'renascer' e, atualmente, o futuro é bem mais risonho.

"Quando tomei posse, encontrei um clube obsoleto e falido. Obsoleto porque não foi possível ir sendo atualizado, quer nas suas instalações quer nas suas vertentes mais desportivas, e falido porque tinha uma série de dívidas. Aliás, muito perto do abismo, muito perto de acabar, sem luz, uma vez que os cabos tinham sido roubados. Um clube que já não conseguia aqui treinar e quase sem sócios", começou por contar o atual presidente, Carlos Henriques, ao Desporto ao Minuto.

“Quando abracei este projeto nem tinha percebido ainda muito bem a realidade do clube. O futebol juvenil, o coração do clube, estava muito perto de não ter atletas. As soluções começaram um pouco antes das eleições, com a recuperação de alguns sócios."

O dirigente tomou posse há cerca de quatro anos com o compromisso de 'reerguer' o Amora FC. Quatro anos depois, é 'gritante' a evolução que pode ser observada, caminhando para uma nova dimensão. Nova e ambiciosa, incluindo um novo estádio.

"Acho que têm sido quatro anos com algum sucesso e por isso quero agradecer a todos os elementos que, desde que tomei posse, trabalharam comigo. Todos foram muito importantes em toda essa recuperação do Amora FC", atirou.

"Nos primeiros anos muita gente me perguntava se era para subir de divisão ou não e eu não posso afastar o Amora FC das suas pretensões desportivas. Nestes primeiros anos conseguimos ir recuperando o clube e equilibrar a nível desportivo. Hoje é uma realidade um pouco diferente, precisamos de melhores instalações porque o clube cresceu em número de atletas e sócios. As novas instalações vão ser um cartão-de-visita para tudo. O grande objetivo, para já, é subir ao Campeonato Nacional de Seniores e, a seguir, logo se verá. Podemos crescer rapidamente", explicou.

Notícias ao Minuto

Um novo estádio, uma nova dimensão, uma nova vida, que arrancará em janeiro do próximo ano. Um estádio preparado para receber ligas profissionais e catapultar o Amora FC e o concelho do Seixal para outra realidade. O primeiro objetivo é chegar ao Campeonato Nacional de Seniores com a ambição de chegar mais longe. Mas, o que é que podemos saber sobre este projeto, na prática? O arquiteto José Pequeno explicou ao Desporto ao Minuto.

"Este é um sonho antigo. É um estádio que estará preparado para poder ter os níveis de conforto e capacidade e está a ser desenvolvido para poder ser utilizado ao mais alto nível, como por exemplo na I Liga", disse.

"Terá uma dimensão de 4500 espetadores só na bancada central, que será o primeiro passo da obra. Será um edifício com cinco pisos e com dois níveis de bancada. Com este estádio pretendemos, também, dar um pontapé de saída para o desenvolvimento da nossa região", completou.  

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório