Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Dores de cabeça passaram a enxaqueca que Jesus terá de curar em Bucareste

Sporting voltou a demonstrar problemas do passado e não saiu da 'cepa torta' na receção ao modesto Steaua de Bucareste. No próximo dia 23, em Bucareste está obrigado a, de uma vez por todas, encontrar o caminho para a baliza.

Dores de cabeça passaram a enxaqueca que Jesus terá de curar em Bucareste
Notícias ao Minuto

08:00 - 16/08/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Tudo parecia correr de feição ao Sporting. Primeiro, graças a um ‘milagre’ que afastou quatro equipas, os leões conseguiram o estatuto de cabeça de série no playoff de acesso à Liga dos Campeões. Depois, no sorteio, calhou o Steaua de Bucareste, que muitos consideravam o mais acessível adversário de todos. Mas nada disso chegou.

Em Alvalade, perante os seus próprios adeptos, a equipa de Jorge Jesus voltou mostrar que as dores de cabeça do passado estão longe de estar resolvidas. Contra uma equipa debilitada, em 90 minutos, os verde e brancos não conseguiram marcar um único golo, pelo que, na Roménia, só há um remédio: marcar… ou marcar. 

A obsessão do cruzamento

Tal como contra o Vitória de Setúbal, na passada sexta-feira, o Sporting dominou o jogo. Conseguiu 57% da posse de bola, rematou por nove vezes à baliza e, nos últimos dez minutos, até jogou contra dez, fruto da expulsão de Pintilii.

No entanto, frente ao Steaua, não surgiu um ‘milagre’ de última hora. Os homens de Alvalade insistiram no cruzamento, vezes e vezes sem conta, para um Bas Dost que ainda não encontrou a veia goleadora que o caraterizou no ano passado.

Sem qualquer tipo de jogo interior – falta William, mas também o melhor Adrien – o Sporting limitou-se a jogar pelas alas. Gelson e Acuña não foram, de todo, os maus da fita. Bem pelo contrário. Mas pede-se mais ideias a um Sporting que ambiciona, pelo menos, chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Uma dupla suplente que ameaça deixar de o ser

Começa a parecer relativamente claro que, a continuar assim, Bruno Fernandes e Seydou Doumbia não demorarão muito a conquistar um lugar no ‘onze’ titular de Jorge Jesus.

Adrien voltou a ser uma sombra de si mesmo, sempre longe do centro de ação e com uma clara falta de clarividência. Daniel Podence, apesar da muita vontade demonstrada, continua a encontrar dificuldades em ser, objetivamente, útil a uma equipa que desespera por ideias no centro do terreno.

Com a saída desta dupla e com a entrada da outra, o Sporting não passou a jogar melhor. Passou, sim, a ser bem mais objetiva na procura do golo. E até alguns traços do tão badalado jogo interior começou a surgir.

Poço de força romeno deu água pelas barbas a Patrício

Que Denis Alibec era o ‘jogador-cartaz’ deste Steaua, não contemplava qualquer novidade. Mas aquilo que o internacional romeno conseguiu fazer em Alvalade, muitas vezes completamente sozinho, é digno de registo.

A lutar contra uma dupla de respeito – e que voltou a ser determinante – formada por Sebastián Coates e Jeremy Mathieu, o número sete foi um verdadeiro caso de estudo.

Ora pegava na bola, tirava adversários do caminho e atirava à baliza. Ora inventava passes para situações de perigo. Ora tentava remates repletos de potência de longe. Tão longe quanto… o meio-campo.

Todos estes tipos de lance tiveram, no entanto, um denominador comum. Com maior ou menor dificuldade, lá estava Rui Patrício a defender. Valeu isso, para minimizar a dor de cabeça.

Sporting vs Steaua
57% Posse de bola 43%
29% Ataque perigoso 20%
43% Ataque 43%
29% Bola segura 37%
9 Tentativas de golo 6
3 Remates à baliza 3
6 Remates fora 3
10 Cantos 2
28 Livres diretos 21
0 Foras de jogo 2
5/0 Cartões amarelos/vermelhos 5/1
21 Faltas 26

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório