Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

A eternidade conquistada: O ouro e o recorde mundial de Inês Henriques

Inês Henriques é a nova campeã mundial dos 50 km marcha.

A eternidade conquistada: O ouro e o recorde mundial de Inês Henriques
Notícias ao Minuto

07:56 - 14/08/17 por Ruben Valente

Desporto Atletismo

Foi em Londres que Inês Henriques escreveu o seu nome na página do desporto e do atletismo. A portuguesa natural de Santarém sagrou-se campeã do Mundo dos 50 km marcha e ainda estabeleceu o recorde mundial em 4.05.56 horas (antes era de 4.08.26 horas).

A menina que chegava a ajudar os pais no negócio de lenha que tinham, nunca pensou em atingir este patamar.

“Foi fantástico, não consigo descrever em palavras aquilo que estou a sentir. Isto é a recompensa de 25 anos de trabalho, do meu treinador Jorge Miguel e da minha equipa de Rio Maior", afirmou, no final da prova, este domingo. 

“Os meus pais trabalham por conta própria, ao longo dos anos foram alterando o negócio conforme os tempos. Nos últimos 20 anos dedicaram-se ao comércio de venda de lenha e carvão, trabalho muito duro que eu e a minha irmã tivemos sempre de ajudar. Muitas vezes, ao sábado de manhã, ajudava a carregar um camião de lenha e à tarde ia treinar”, revelou em declarações citada pelo jornal A Bola, elogiando ainda os seus pais.

O dinheiro não é tudo...

Inês Henriques ganhou 60 mil dólares pela conquista da prova e mais 100 mil pela obtenção do recorde mundial. Mas o dinheiro nunca a moveu.

“Tudo o que eu fiz não o fiz por dinheiro. Nunca marchei por dinheiro. O que eu queria era valorizar-me, valorizar todos os marchadores formados pelo Jorge Miguel, com um feito assim. Claro que sabia que havia esse dinheiro em jogo, mas isso nunca esteve na minha cabeça (…) Foi bom porque se esperava pagar a minha casa em 40 anos, assim já não preciso de 40 anos para pagar”, disse ainda.

Mas nos 50 km de marcha masculinos, o ouro também pertence de certa forma a… Portugal. Yohann Diniz, que tem ascendência portuguesa, dedicou a medalha aos seus pais.

“Estou feliz por oferecer este título à França, mas também um pouco à minha família em Portugal, que me observa em Mirandela", disse o atleta.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório