Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

FC Porto em versão 'light' vence pela margem mínima em Tondela

Tondela e FC Porto encontram-se, este domingo, num jogo relativo à 2.ª jornada da I Liga (20h15). Acompanhe todas as incidências, em direto e ao pormenor, no Desporto ao Minuto.

FC Porto em versão 'light' vence pela margem mínima em Tondela
Notícias ao Minuto

22:17 - 13/08/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Direto

Análise: O FC Porto visitou e venceu, este domingo, o Tondela (1-0), num jogo relativo à 2.ª jornada da I Liga. Num jogo intenso mas nem sempre bem jogado, valeu à formação orientada por Sérgio Conceição o golo apontado por Vicent Aboubakar ainda na primeira parte (37’). Por seu turno, o Tondela foi sobretudo competente a defender mas pouco consequente no que diz respeito ao aspeto ofensivo.

A primeira parte registou uma partida de sentido único, onde o FC Porto foi dono e senhor do jogo. A formação de Tondela limitou-se a defender – de forma bem competente, diga-se – mas também aproveitava para aparecer em contra-ataque sempre que o jogo proporcionava oportunidades para tal.

Por seu turno, e apesar do bloco médio-alto apresentado pelos comandados de Sérgio Conceição, o FC Porto revelava algumas em conseguir furar a muralha defensiva do Tondela. No entanto, aos 37 minutos e após um remate falhado de Alex Telles, a bola acabaria por sobrar para Aboubakar que, com tempo e espaço, rematou uma vez para uma primeira defesa de Cláudio Ramos. Na ressaca, o avançado camaronês fez o primeiro golo da partida e desbloqueou o marcador.

O golo trouxe tranquilidade e levou o FC Porto a regressar aos balneários com a vantagem na mão.

A segunda parte foi quase uma repetição do filme da primeira. O FC Porto controlava o jogo mas estava pouco assertivo no momento de finalizar as jogadas. Sérgio Conceição até pareceu ter mandados os jogadores subir no terreno e aumentar a pressão sobre a saída de bola do Tondela, onde a alteração do posicionamento de Danilo era notória.

Os minutos passavam e Sérgio Conceição não estava propriamente satisfeito com o que se passava dentro de campo. O técnico portista não disfarçava o nervosismo depois de ver Aboubakar atirar ao poste e Marega a não conseguir bater Cláudio Ramos.

Até final, destaque ainda para duas boas defesas de Casillas. O guardião espanhol até tinha ficado mal na fotografia num lance anteriormente, onde saiu mal a um cruzamento do Tondela, mas depressa se redimiu. Primeiro desviou um remate de David Bruno e mais tarde negou o golo a Wagner.

Corona mexeu, mexeu... mas faltou qualquer coisa 

Depois de uma exibição de bom nível no Dragão, e recheada de golos, o FC Porto apresentou-se algo cinzento no terreno do Tondela. A falta de homem móvel e com critério no passe, tal como é Soares, parece deixar esta equipa portista mais previsível na frente e acima de tudo menos criativa. 

Ainda assim, destaque para Corona, O internacional mexicano foi uma das melhores unidades em campo, sobretudo pela forma aguerrida como disputou cada lance. Acabou esgotado e rendido pelo compatriota mexicano.

Resultados que contam 

Costuma-se dizer que no futebol são os resultados que contam. O FC Porto soma dois vitórias em dois jogos e ainda não sofreu qualquer golo. Está na frente, juntamente com o Sporting e Rio Ave, e coloca pressão... no Benfica. 

Direto

90'+3 - Acabou! O FC Porto vence em Tondela e soma seis pontos em dois jogos na I Liga. O golo de Aboubakar, apontado na 1.ª parte valeu um triunfo arrancado a ferros. 

87'- Wagner!! Atira à figura de Casillas! Boa oportunidade que acabou desperdiça pelo avançado do Tondela!

83'- Alteração no FC Porto: sai Corona, entra Layún. 

79'- Alteração no FC Porto: sai Aboubakar, entra André André. 

78'- Alteração no Tondela: sai Osório e entra Miguel Cardoso.

77'- Afasta Casillas! Grande defesa do guardião espanhol. O cruzamento de David Bruno transformou-se em remate mas valeu a atenção do guardião portista. 

75'- Cláudio Ramos! Que defesa do guarda-redes do Tondela! Marega remata forte e o guardião português faz uma defesa fantástica! É canto para o FC Porto. 

72'- Livre para o FC Porto. Alex Telles cruzou a bola para a grande área do Tondela, mas Ricardo Costa saltou mais alto e afastou o perigo. 

69'- Tondela!! Quase a fazer o empate! Casillas fica aos papéis após cruzamento da esquerda e Wagner não acreditou. Valeu o corte de Alex Telles!!

68'- Alteração no FC Porto: Sai Óliver e entra Herrera. Sérgio Conceição vai mexer na equipa e vai lançar Héctor Herrera em jogo. 

62'- Aboubakar!! Ao poste!! Que remate do avançado do FC Porto. Grande jogada de Corona, a bola sobra para o camaronês que não pensou duas vezes e atirou à baliza. Porém, o poste impediu o novo golo dos dragões. Passou o perigo!

O FC Porto parece apostado em resolver a partida o mais cedo possível e está a subir linhas, aumentado a pressão sobre o Tondela logo à saída da bola. O posicionamento de Danilo, um dez metros à frente do habitual, é o perfeito exemplo da atitude ofensiva dos azuis e brancos. 

48'- Felipe! Que perigo! Na sequência de um livre indireto, o defesa brasileiro aparece sozinho mas acerta mal na bola que acaba por sair ao lado da baliza à guarda de Cláudio Ramos. 

46'- Já se joga a segunda parte do Tondela-FC Porto! Pepa fez entrar Tomané na equipa do Tondela. 

45'+2 - Intervalo em Tondela! O FC Porto regressa aos balneários em vantagem graças ao golo de Aboubakar aos 37 minutos. O resultado aceita-se face ao que se passou dentro de campo. 

45'+1- Hélder Tavares ameaça a baliza de Casillas! O médio do Tondela pega mal na bola e o remate não sai enquadrado. Passou o perigo!

45'- Vai jogar-se mais um minuto para além dos 45. 

37'- GOOLLOO!! FC PORTO!! Aboubakar desbloqueia o marcador em Tondela. A jogada começou com um remate falhado de Alex Telles, o avançado camaronês aproveitou o resultado e à segunda tentativa fez o primeiro golo da partida. Acompanhe os principais lances da partida aqui. 

Primeiros 20 minutos dominados pelo FC Porto. Os dragões entraram melhor, embora estejam a acusar algumas dificuldades em furar a organizada defesa do Tondela. 

21'- Ameaça Corona! Grande lance individual do mexicano mas valeu o corte de David Bruno! É canto para o FC Porto. 

20'- Óliver entra de forma dura sobre Heliardo. É livre para o Tondela! 

14'- Partida interrompida. Hélder Tavares chocou com Óliver e está a receber assistência médica no relvado. O jogo deve recomeçar dentro de instantes... 

9'- Num lance dividido com Ricardo Costa, Marega cai na grande área do Tondela! Fábio Verríssimo manda seguir a partida. Ficam algumas dúvidas, no entanto, e com recurso às repetições televisivas, fica a sensação de que o avançado do FC Porto tentou 'cavar' a grande penalidade. 

4'- Primeira ameaça do FC Porto, por intermédio de Marega. Cláudio Ramos agarra sem problemas!

0'- Rola a bola no Estádio João Cardoso!  

- As equipas entram agora no terreno de jogo!

Onze do FC Porto: Casillas; Alex Telles, Marcano, Felipe, Ricardo Pereira; Danilo, Óliver, Corona, Brahimi; Aboubakar e Marega. 

Onze do Tondela: Cláudio Ramos; David Bruno, Osório, Ricardo Costa, Pité; Claude Gonçalves, Wagner, Hélder Tavares, Bruno Monteiro; Murilo e Heliardo. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório