Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Defesa? Se pensasse que estava tudo resolvido, estava no caminho errado"

Confira as principais declarações de Rui Vitória na conferência de imprensa de antevisão à partida com o Desportivo de Chaves.

"Defesa? Se pensasse que estava tudo resolvido, estava no caminho errado"

Rui Vitória anteviu, este domingo, em conferência de imprensa, a visita ao Desportivo de Chaves, para a segunda jornada do campeonato português.

O técnico do Benfica disse esperar "uma equipa de qualidade", num "ambiente fantástico", mas promete que a sua equipa entrará em campo com "uma vontade muito grande de ganhar".

Ambiente em Chaves: Espero um ambiente fantástico, porque é uma região onde temos um grande prazer de jogar. No ano passado jogámos lá, estava o estádio cheio e amanhã também estará. É de enaltecer ver estádios por esse país mais compostos. Amanhã vai acontecer isso. Estão reunidas as condições para haver um bom jogo. São condimentos muito interessantes. Duas equipas que jogam bem.

O que falta no plantel: Os jogadores que preciso são os que cá tenho. Vão para a frente, dão conta do recado e têm dado. As equipas são muito mais do que a soma de onze jogadores. Temos arranjado soluções e é assim que pensamos. Não estou preocupado com o que me falta. Os que temos têm capacidade para formar uma boa equipa e ganhar jogos.

Defesa: Estamos numa fase muito inicial, cometemos um ou outro erro natural. Estes dois jogos foram de exigência considerável, com os quartos classificados do campeonato português, equipas muito difíceis, o Vitória e o Sporting de Braga. Colocaram à prova o nosso processo defensivo e tivemos um desempenho positivo. Não há perfeições. Se pensasse que estava com tudo resolvido, estava no caminho errado. Estamos a começar bem, estou satisfeito.

Dupla Seferovic-Jonas: O segredo é o trabalho que é feito em termos de equipa, a capacidade que têm de apreender aquilo que lhes é pedido, a disponibilidade para ouvir. Os dois estão muito motivados. Acaba por ser uma bola de neve, um alimenta o outro. Acima de tudo, sentem que a equipa está feliz. É uma simbiose muito boa. Já aconteceu com outros jogadores, como o Mitroglou e o Raúl, que a qualquer momento dão perfeitas garantias de estar na equipa.

Seferovic: Não está a surpreender porque, quando fomos buscá-lo, foi para mostrar isto. Uma das coisas mais difíceis de contratar jogadores é projetar. Como é que projetamos um jogador que joga num futebol diferente, no nosso futebol? Entendemos que tinha reunidas uma série de condições para poder render. Está feliz, o clube dá-lhe condições, está ao lado de bons jogadores, tem qualidade, joga mais ao ataque do que nas equipas que jogou… Neste momento, tem condições para ter este rendimento. Foi o que projetámos quando o fomos buscar. Não há aqui 11 jogadores titulares. Ao longo do tempo em que trabalhámos, há rendimento. O jogador teve rendimento. O futuro são os jogadores que o constroem. Neste momento, foi o Seferovic na frente, mas a qualquer momento pode não estar.

Estreia do Chaves: Espero uma equipa de qualidade, que assenta num 4x3x3, com um ataque posicional muito bem definido e que defende em espaço curto. No jogo anterior, houve um ou dois erros naturais de quem está a começar uma época. Tem a sua forma tipificada e está a colocá-la em prática. Olho para aquilo que é a matriz da equipa, com uma boa organização defensiva e ofensiva. Vai querer impor a sua forma de jogar, mas não invalida aquilo que é a nossa forma de estar, com uma vontade muito grande de ganhar, dar vitórias aos benfiquistas, somar mais três pontos… Sabendo que, do outro lado, está uma equipa boa, mas acreditando no nosso valor.

‘Onze’ do Benfica: Não vou avançar em concreto quem vai jogar. Olhamos para cada jogo com uma realidade específica. A semana passada foi uma equipa, amanhã é outro jogo, veremos se há modificações. Não vamos adiantar nada.

Grimaldo e Júlio César: Vai sair no boletim. Estão os dois indisponíveis.

Mato Milos: Oficialmente, o Benfica não apresentou ninguém nem falou de ninguém. Não vou pronunciar-me sobre jogadores que não foram apresentados. Se apareceu na comunicação social, apareceu. O que vos posso dizer é que, amanhã, o lateral-direito do Benfica vai ser o André Almeida.

Que adversário espera: Espero um jogo difícil, com uma equipa que, no ano passado, fez um campeonato muito bom. Este ano, com a mudança de treinador, já se vê que está muito bem organizada. As equipas do Luís Castro têm esta forma de estar em campo. Espero uma equipa de qualidade, que sabe o que faz, como muitas equipas do campeonato, que vai querer dificultar e impor a sua forma de jogar. Para nós, é a continuação do que temos vindo a fazer: olhar para os nossos adversários, ver quais as suas virtudes, tentar controlá-las e impor a nossa forma de jogar. É fundamental uma grande concentração, a capacidade que ambas as equipas terão que ter na eficácia. Fundamentalmente, uma grande organização. Vamos encontrar uma equipa boa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório