Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Supertaça Europeia para decidir entre United com Mourinho e Real sem CR7

O campeão europeu Real Madrid, provavelmente sem Cristiano Ronaldo, vai discutir na terça-feira com o Manchester United, de José Mourinho, a Supertaça Europeia de futebol, o primeiro troféu europeu da temporada.

Supertaça Europeia para decidir entre United com Mourinho e Real sem CR7
Notícias ao Minuto

09:02 - 06/08/17 por Lusa

Desporto Antevisão

Grande figura da conquista da 12.ª Liga dos Campeões do Real Madrid, com dois golos no triunfo sobre a Juventus (4-1), Cristiano Ronaldo apenas regressou aos treinos no sábado, três dias antes da final de Skopje, após um período de férias depois da Taça das Confederações.

Assim, Ronaldo deve ser a única baixa da equipa de Zinedine Zidane, que não fez mudanças drásticas no plantel, ligeiramente 'fragilizado' pelas saídas dos 'suplentes' Morata, James Rodríguez e Danilo.

Nos vencedores da Liga Europa, José Mourinho reforçou a equipa com três contratações 'milionárias' e 'cirúrgicas', com as entradas do central Victor Lindelof (ex-Benfica), do médio Nemanja Matic (ex-Chelsea) e do avançado Romelu Lukaku (ex-Everton).

Contudo, o Manchester United vai chegar à Macedónia com baixas, uma vez que o treinador português não poderá contar com os defesas Phil Jones e Eric Bailly, ambos castigados.

O Real Madrid, primeira equipa a conseguir dois títulos consecutivos na 'era' Liga dos Campeões, chega à Supertaça Europeia pela terceira vez em quatro anos, enquanto o Manchester United atinge esta prova pela primeira vez desde 2008.

O registo dos 'merengues' na Supertaça Europeia é positivo desde a última temporada, quando conquistou o seu terceiro troféu, com um triunfo sobre o Sevilha, por 3-2, após prolongamento.

O conjunto espanhol perdeu nas suas duas primeiras finais da prova, frente ao Chelsea (1-0), em 1998, e com o Galatasaray, por 2-1, após prolongamento, em 2000, com os dois golos dos turcos a serem marcados pelo brasileiro Mário Jardel.

Antes da final de 2016, o Real Madrid somou mais dois títulos, frente ao Feyenoord (3-1), em 2002, e novamente com o Sevilha (2-0), em 2014, com um 'bis' de Cristiano Ronaldo.

O Real Madrid pode mesmo ser o primeiro clube a conquistar a Supertaça em dois anos consecutivos, desde que o AC Milan conseguiu esse feito em 1989 e 1990, ficando em caso de triunfo a um título do recorde dos milaneses e do FC Barcelona.

O Manchester United esteve em apenas três Supertaças Europeias e tem apenas um triunfo, em 1991, frente ao Estrela Vermelha, por 1-0, seguindo-se derrotas com a Lazio (1-0), em 1999, e com o Zenit (2-1), em 2008, com Danny a marcar um dos golos dos russos.

Há 12 anos que nenhuma equipa inglesa conquista este troféu, desde que o Liverpool derrotou o CSKA de Moscovo.

Além de tentarem recuperar um título que foge a Inglaterra desde 2005, os 'red devils' terão ainda de 'lutar' contra o domínio espanhol na Supertaça Europeia, que viu FC Barcelona (3), Real Madrid (2) e Atlético de Madrid (2) vencer sete das últimas oito edições - apenas Bayern Munique interrompeu esta série em 2012/13.

Este será o 11.º encontro entre as duas equipas nas competições europeias, com o Real Madrid a levar vantagem no confronto direto, com quatro triunfos, contra dois empates, além de se terem registado quatro empates.

A Supertaça Europeia disputa-se na terça-feira, às 19:45, no estádio Gradski, em Skopje, e será arbitrada pelo italiano Gianluca Rocchi.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório