Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Em noite de S. Luisão, foi Pizzi quem comandou águia para mais um título

Benfica derrotou o Vitória Sport Clube (3-1) na Supertaça Cândido de Oliveira. Luisão tornou-se no jogador com mais troféus arrecadados ao serviço do Benfica mas foi Pizzi que brilhou dentro de campo.

Notícias ao Minuto

07:49 - 06/08/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Qualquer treinador gosta de entrar na nova temporada com uma vitória. Se com o triunfo, adicionar mais um título ao currículo, ainda melhor. Rui Vitória viu o Benfica derrotar o Vitória Sport Clube (3-1) e vencer a Supertaça Cândido de Oliveira, numa partida onde não faltaram espetáculo e emoção. 

Os golos de Jonas (6'), Seferovic (11') e Raúl Jiménez (83') foram suficientes para suplantar o tento vitoriano, da autoria de Raphinha (43'). A história do jogo têm muito por contar, mas na retina ficam alguns momentos que, daqui a uns anos, serão recordados por aqueles que acompanharam o jogo em Aveiro. 

Luisão, o senhor que acumula títulos atrás de títulos 

A noite de sábado tornou Luisão no jogador com mais títulos conquistados ao serviço do Benfica. Lembra-se quando o central brasileiro chegou no verão de 2003 e causou muita desconfiança para os lados da Luz? As primeiras exibições não convenceram nem os mais otimistas mas Luisão não desistiu e hoje é figura de proa na constelação encarnada. 

Em jeito de resumo, e numa altura em que inicia a 15.ª temporada, Luisão arrecadou o 20.º troféu pelo clube isolando-se assim no topo dos jogadores mais titulados do emblema da Luz. Depois das alcunhas girafa e xerife, Luisão pode agora ser chamado de senhor títulos. 

Pizzi parece ter um comando de consola dentro de campo 

Não têm tantos títulos como Luisão mas usufrui de uma tremenda importância neste Benfica. Pizzi é uma peça-chave no esquema de Rui Vitória e por isso não será de espantar que tenha estado nos três golos apontados frente ao Vitória. No primeiro cruzou para Miguel Silva 'entregar' o golo a Jonas, no segundo lançou Seferovic em velocidade, e no terceiro adoçou a batuta para Jiménez colocar a bola onde mora a coruja. Contra factos, não há argumentos. Pizzi joga e faz jogar. E Rui Vitória sabe isso. 

Estes números também importam

Este jogo da Supertaça também tinha um lado extra futebol. Em causa estavam donativos para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos. Para aumentar a quantia angariada, o jogo só tinha de ser bem jogado, interessante e rico em emoção. Benfica e Vitória responderam da melhor forma e no total - depois de tantos bilhetes, golos, remates, cantos e cruzamentos - foram amealhados 121,760 euros. Uma causa tão solidária merecia tamanha resposta. Bravo. 

Dados comprovam jogo equilibrado... e intenso

Passando para os números que ao futebol jogado diz respeito, destaque para o equilibro na posse de bola. O Vitória até terminou a partida com maior percentagem (52% contra 48%) muito por culpa da forma aguerrida com que encarou a segunda parte. No lado inverso, e pela negativa, o número de faltas parece excessivo. 

Benfica vs Vitória Sport Clube
48% Posse de bola 52%
24% Ataque perigoso 25%
42% Ataques 44%
33% Bola recuperada 31%
15 Tentativas de golo 8
9 Remates à baliza 6
6 Remates fora 2
2 Cantos 2
1/0 Cartões amarelos/vermelhos 2/0
28 Faltas 17

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório