Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mata e a última conversa com o avô: "A voz dele estava fraca..."

Internacional espanhol recorda última temporada e enaltece atitude dos adeptos do United.

Mata e a última conversa com o avô: "A voz dele estava fraca..."
Notícias ao Minuto

17:03 - 04/08/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Premier League

Juan Mata não esconde que apesar da última época ter corrido bem ao Manchester United - onde arrecadou três títulos - existiram motivos que não o deixaram desfrutar na totalidade. O médio espanhol falou sobre a morte do avô em fevereiro e recordou de que forma se sentiu confortado pelos adeptos do United. 

Ainda antes de falar sobre a perda que sofreu, Mata abordou também o momento em que decidiu trocar o Chelsea pelo Manchester United. 

"Eu ligo muito às relações. No futebol, isso pode ser complicado. Quando deixei o Chelsea para ir para o Manchester United, eu continuei a preocupar-me com o clube. Eu queria ter a certeza que eles recebiam uma quantia apropriada e queria manter a minha conexão com as pessoas de Londres. E espero tê-lo conseguido", começou por escrever no site The Players Tribune, antes de prosseguir.

"Mas agora eu sou um red devil. E não irei para lado nenhum. Há os grandes clubes no mundo, e depois há o Manchester United. Aprendi rapidamente o que isso significa. Na minha segunda temporada com o United, marquei um golo com um pontapé de bicicleta contra o Liverpool em Anfield, e hoje – não interessa onde a nossa equipa está no mundo – é quase sempre a primeira coisa que as pessoas falam comigo. Eu venho de uma cidade pequena em Espanha, onde talvez pouco mais de cem pessoas viam os meus golos, mas agora marco golos que as pessoas veem seja em Oviedo ou Los Angeles. Ou em Beijing ou Melbourne. A família do United é mundial e quase todos os dias me lembro da capacidade do futebol em unir as pessoas", reiterou. 

Sobre a morte do avô, Mata garante que se recorda a última conversa que manteve com ele e de que forma se sentiu apoiado nos dias seguintes. 

"O meu amor pelos adeptos do United cresce a cada ano desde que estou em Manchester. Estou feliz por lhes ter dado momentos como aquele contra o Liverpool. Mas em fevereiro, eu precisei da ajuda das pessoas de Manchester. O meu avô – que nunca perdeu um jogo profissional meu – estava muito doente. Lembro-me de fazer uma vídeo chamada com ele e eu estava no autocarro depois de termos derrotado o Saint-Etiénne (1-0) em França num jogo da Liga Europa. A voz dele estava fraca… poderia dizer que ele estava a lutar. As palavras surgiam lentamente, mas ele disse-me que a minha assistência para o Henrikh Mkhitaryan durante o jogo tinha sido boa", confidenciou, para depois continuar.

"Provavelmente, foi a assistência mais especial da minha vida. Porque foi a última que o meu avô viu. Poucos dias depois, ele faleceu. Sabem quando algo de importante na vida acontece e lembram-se exatamente onde estavam? Recordo-me de todo sobre o jogo e da viagem de autocarro para casa. Espero que quando voltar a ver o meu avô possamos voltar a falar acerca disso. Viajei para Espanha para ir ao funeral dele pouco tempo depois. Quando voltei a Manchester e liguei o meu telemóvel, vi todas as mensagens dos adeptos do United nas redes sociais – aquilo significou o mundo para mim. Gostaria de ter podido abraçar todos aqueles que tentaram entrar em contacto comigo", recordou para depois terminar. 

"Ganhámos o jogo a seguir que jogámos, numa Taça contra o Southampton. Mas depois disso, senti um pouco… de vazio. Não tinha o meu avô para partilhar a vitória com ele. Uma das coisas que no futebol, e na vida, eu tenho mais orgulho é o de poder partilhar os melhores momentos com a minha família. Mas agora, eu estou desesperado para falar com o meu avô. E não posso. Ao invés disso, comecei a refletir", rematou. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório