Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Liga chinesa apertou regulamentação e o mercado... tombou

'Imposto de luxo' levou emblemas chineses a investir o valor mais baixo dos últimos três anos.

Liga chinesa apertou regulamentação e o mercado... tombou
Notícias ao Minuto

11:21 - 18/07/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Parecem ter chegado ao fim as ‘loucas’ contratações da principal Liga do futebol chinês. Se no inverno passado os negócios ascenderam aos 403 milhões de euros, a janela de verão, que terminou no passado dia 14 de julho, não foi além dos… 28 milhões.

Para encontrar valores tão baixos neste campeonato asiático é preciso recuar ao verão de 2014, quando foram investidos 27,5 milhões de euros. Desde então, foram gastos mais de mil milhões de euros.

A principal ‘culpada’ desta inversão de política é a Liga chinesa (CSL), que, além de reduzir o número de estrangeiros permitidos em cada plantel para três, instaurou o chamado ‘imposto de luxo’, que obriga todos os clubes a depositar o equivalente a 100% do valor de todos os estrangeiros num fundo destinado ao desenvolvimento do futebol asiático.

Na prática, caso uma transferência milionária como a de Oscar tivesse lugar neste verão, o Shanghai SIPG de André Villas-Boas teria de pagar um total de 120 milhões de euros – 60 milhões para o Chelsea e os restantes 60 milhões de euros à CSL.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório