Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicato dos Jogadores critica proposta de lei do PSD

O SJPF garantiu que a retirada de poder à Liga será prejudicial para o futebol nacional.

Sindicato dos Jogadores critica proposta de lei do PSD
Notícias ao Minuto

18:59 - 12/07/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto SJPF

Depois da Liga de Clubes ter repudiado a proposta de lei do PSD, que pretende retirar à Liga o poder de regulamentar em matéria de arbitragem e disciplina, foi a vez do Sindicado dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

Em comunicado enviado às redações, o SJPF apelou à importância de a Liga manter as suas competências, afirmando que é essencial para "harmonizar interesses e transmitir a posição uníssona de clubes".

"O SJPF reafirma a importância de uma Liga forte como contrapoder, capaz de harmonizar interesses e transmitir a posição uníssona dos clubes, sem a qual não é possível regular o funcionamento do sistema desportivo, tal como exige uma Federação, Associações Distritais, Associação de Treinadores, Associação de Árbitros e demais entidades representativas dos intervenientes no fenómeno fortes e capazes de exercer em pleno as suas atribuições", começaram por dizer.

"Esta proposta do PSD não promove qualquer pluralismo, ignora um debate sério e revela total desrespeito pelo funcionamento do sistema desportivo. É lamentável que os deputados promotores desta iniciativa tenham ignorado a sua missão de promoção e defesa do interesse geral, bem como a equidistância que lhes é exigida, para suportar outros interesses no âmbito de uma proposta legislativa que, curiosamente, visa garantir a transparência e a integridade", pode ler-se no comunicado.

Em suma, o SJPF garante que é necessário equilibrar as competências da Liga de clubes e não extingui-las como pretendem fazer.

"Questão diferente é saber como harmonizar a dupla ação da Liga, enquanto Associação de Empregadores e entidade organizadora de competições, e os conflitos que daí possam resultar. Sobre a matéria, o SJPF tem uma posição definida e há muito que apela ao debate sobre a composição da Assembleia deliberativa em matérias relacionadas com esta segunda atribuição", remata.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório