Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal dá cambalhota tardia e é terceiro na Taça das Confederações

Pepe marcou e anulou o auto-golo de Luís Neto aos 90+1'. Já no prolongamento, Adrien, de grande penalidade, marcou o golo que deu a Portugal a medalha de bronze na primeira participação de sempre na Taça das Confederações.

Portugal dá cambalhota tardia e é terceiro na Taça das Confederações
Notícias ao Minuto

15:30 - 02/07/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Direto

Análise: Era o jogo que ninguém queria, mas terminou com o resultado que todos os portugueses ambicionavam. Portugal até entrou a perder diante do México, fruto de um auto-golo de Luís Neto, mas, ‘in extremis’ conseguiu a reviravolta.

Pepe igualou o marcador já depois do tempo regulamentar e, no prolongamento, Adrien, de grande penalidade (quem diria?) fechou o triunfo que permite a Portugal conquistar o terceiro lugar na sua primeira participação na Taça das Confederações. 

Penáltis iam estragando (outra vez) a festa

Do primeiro para o último jogo, Fernando Santos fez um total de sete alterações no ‘onze’. O ‘desenho’ mudou significativamente, assim como aquilo que se viu dentro de campo. Ao contrário do encontro da primeira jornada do Grupo A, Portugal entrou bem na partida, mandão, e, desde cedo, a fixar o seu jogo no meio-campo defensivo do México.

Apesar da pressão adiantada da seleção sul-americana, a equipa das quinas conseguiu impor o seu jogo e, especialmente durante o primeiro quarto de hora, dominou por completo. Faltou, no entanto, a criação de reais oportunidades de golo.

A primeira surgiu aos 15 minutos de jogo, quando João Moutinho isolou André Silva na cara de Guillermo Ochoa, tendo o avançado acabado por ser travado por Rafa Márquez. Após consultar o vídeo-árbitro, Fahad Al-Mirdasi apontou para a marca dos 11 metros, de onde o avançado atirou fraco para a defesa do guarda-redes mexicano.

Após o desastre que foi o desempate por grandes penalidades diante do Chile, para as meias-finais, Portugal voltou a facilitar. Já lá iam quatro penáltis desperdiçados de seguida.

E começava, assim, o ‘show’ dos guarda-redes.

Um ‘santo’ em cada baliza...

Numa primeira parte disputada, ainda que nem sempre bem jogada – de parte a parte o recurso ao cruzamento chegou a ser abusivo – o verdadeiro destaque foi para a exibição assinada por ambos os guarda-redes.

Ochoa foi o primeiro a brilhar, com a defesa ao penálti de André Silva, mas Rui Patrício não lhe quis ficar atrás. Em apenas três minutos, o guardião português, com duas belas estiradas, manteve o nulo no marcador.

Aos 38 minutos, foi a vez do mexicano voltar à ribalta, desta feita com uma defesa atenta a um remate violento de Nélson Semedo. Golos, podiam ter havido muitos na primeira parte. Mas Rui e Guillermo não o deixaram.

... e um ‘diabo’ em cada área

Com duas muralhas na baliza, uma de cada lado, o primeiro golo teve de surgir da maneira mais inesperada possível. Chicharito acelerou na ala esquerda do ataque mexicano, deixou Nélson Semedo para trás e tentou o cruzamento, que acabou desviado por Luís Neto para a própria baliza.

A seleção portuguesa, que entrou algo adormecida na segunda parte, acordou de imediato. Cinco minutos depois ficou perto, muito perto, de marcar e também de forma impensável. Gelson Martins apareceu a cabecear para (mais uma) grande defesa de Ochoa.

Foi, de resto, preciso esperar pelo tempo de compensação para Portugal quebrar, por fim, a resistência de Ochoa. Quaresma cruzou e Pepe, com um golpe de karaté, atirou para o tardio golo do empate, que levou o encontro para prolongamento.

À quinta foi de vez

Tal como na segunda parte, também no prolongamento o México entrou melhor do que Portugal. Aliás, até poderia ter marcado, não fosse nova boa intervenção de Rui Patrício.

E, já que estávamos numa tarde de impensáveis, que mais impensável do que um golo português… de grande penalidade? Foi precisamente isso que aconteceu aos 104 minutos. Adrien, que entrara nos últimos minutos do tempo regulamentar, fez jus ao rótulo de especialista e atirou para o golo.

Tal como no Euro, foi preciso sofrer a bom sofrer para terminar com uma vitória. Neste caso, apenas serviu para conquistar o terceiro lugar. Mas do mal… o menos.

Momento do jogo: Quando os mexicanos já se preparavam para fazer a festa, eis que surgiu Pepe, já depois dos 90 minutos, a marcar. Portugal acreditou que era possível chegar ao triunfo e foi graças a esse espírito que, já no prolongamento, consumou a reviravolta, por Adrien.

-------------------------------------------------------------------

Acompanhamento

120' - Apito final! Portugal vence o México e termina a Taça das Confederações no terceiro lugar!

112' - Agora é a vez de Raúl Jiménez ser expulso. O avançado mexicano entrou com tudo sobre o companheiro do Benfica, Eliseu, e recebeu o segundo cartão amarelo.

106' - Segundo cartão amarelo e respetivo vermelho para Nélson Semedo. Na tentativa de cortar a bola, o lateral-direito acerta na cabeça de Lozano, tendo recebido ordem de expulsão. É Gelson quem recua para o lado direito da defesa.

104' - GOLOOOOOO de Portugal! À segunda foi de vez! Adrien Silva, da marca dos onze metros, atirou sem hipóteses para Guillermo Ochoa. Está consumada a reviravolta portuguesa.

103' - Mais uma grande penalidade para Portugal. Lance de génio de Gelson na grande área mexicana, a fazer um 'chapéu' a Layún. O lateral coloca, no entanto, a mão à bola, levando a nova oportunidade para a equipa lusa.

99' - Eliseu, na marcação de um pontapé-livre, atira um 'míssil' à baliza de Ochoa. No entanto, a bola sai ligeiramente por cima.

93' - Mais uma vez Rui Patrício a brilhar! Lozano aparece isolado na cara do guarda-redes português, que, com mais uma boa intervenção, mantém tudo empatado. No seguimento da jogada, Raúl Jiménez atinge Pepe e recebe o cartão amarelo.

91' - Começa o prolongamento. Fernando Santos aproveita a quarta substituição para lançar William Carvalho para o lugar de Pizzi.

90' - Fahad Al-Mirdasi apita para o final do tempo regulamentar. O golo tardio de Pepe leva o Portugal-México a prolongamento.

90+1' - GOLOOOOOOO de Portugal!!! É Pepe quem atira, finalmente, para o fundo das redes mexicanas! Ricardo Quaresma cruzou a bola a partir da ala esquerda e o central, no desespero, aparece no coração da área, a desviar com um golpe de karaté para o golo do empate português.

80' - Mais duas alterações promovidas por Fernando Santos. André Gomes e Adrien entram para os lugares de João Moutinho e Danilo.

70' - Primeira substituição na equipa portuguesa. Nani dá o lugar a Ricardo Quaresma e a braçadeira de capitão a João Moutinho.

61'Quase o golo do empate português! Mais uma grande defesa de Ochoa, desta feita a cabeceamento de Gelson Martins.

54' - Golo do México. Nélson Semedo deixa-se ultrapassar por Chicharito, que, por sua vez, cruza para a pequena área. Lá apareceu Luís Neto, que, na tentativa de cortar o lance, coloca a bola na própria baliza.

53' - Gelson Martins muito perto do golo! Grande passe picado de André Silva, que colocou Gelson na cara do guarda-redes mexicano. No entanto, o remate sai ligeiramente ao lado.

52' - João Moutinho tenta a sorte de longe, mas o remate sai muito por cima da baliza à guarda de Ochoa.

46' - Começa a segunda parte. O México parte com a bola.

45' - Intervalo no Portugal-México. Ambas as seleções criaram várias oportunidade de golo, mas uma tarde inspirada, quer de Guillermo Ochoa, quer de Rui Patrício, vai mantendo o nulo no marcado.

43'Gritou-se golo em S. Petersburgo, mas, afinal, tudo não passou de um susto. Gelson Martins cruzou para a grande área, onde apareceu Oribe Peralta a tentar o corte de cabeça... e a bola bateu na malha lateral da baliza mexicana.

38' - Nova oportunidade de golo, agora para Nélson Semedo. Remate forte do lateral-direito à entrada da área, mas a bola vai à figura de Guillermo Ochoa.

33' - Jogos de parada e resposta em S. Petersburgo. Agora foi a vez de Portugal criar perigo. Gelson cruzou para Pizzi, que rematou forte à baliza. Valeu Miguel Layún a dar o 'peito às balas'.

30'Novamente Rui Patrício! Boa jogada coletiva do México acaba nos pés de Chicharito, que desfere um remate violento à baliza portuguesa. Rui Patrício, novamente atento e com grandes reflexos, atirou para canto.

27'Bem Rui Patrício, a tirar o golo à seleção mexicana! Após uma série de ressaltos na grande área portuguesa, o guarda-redes português, com uma boa estirada, manteve o nulo no marcador.

26' - O primeiro cartão amarelo do jogo é para Nélson Semedo. Lateral-direito entrou de forma dura sobre Chicarito.

23'Mais uma grande oportunidade para Portugal! Pizzi penetra na grande área mexicana e atira à baliza, mas a bola sai a centímetros da baliza à guarda de Ochoa.

17'Falha André Silva! Guillermo Ochoa acertou o lado para o qual foi marcada a grande penalidade e defendeu uma oportunidade soberana para o golo português.

16'Após consulta do vídeo-árbitro, Fahad Al-Mirdasi aponta para a marca da grande penalidade. André Silva vai atirar da marca dos 11 metros.

15' - Primeiro quarto de hora de bom nível por parte da seleção portuguesa. O jogo tem sido disputado, em grande parte, no meio-campo mexicano. Ainda assim, vão escasseando as oportunidades de golo.

14' - Pede-se grande penalidade na grande área do México. André Silva recebe a bola e, quando se preparava para rematar, é rasteirado por Rafa Márquez. O árbitro pede a consulta do vídeo-árbitro.

10' - Agora é a vez do México responder, por intermédio de Chicharito. Miguel Layún cruza para a área e, pese embora tenha ganho nas alturas, o cabeceamento do avançado sai distante.

5' - A primeira oportunidade de golo do jogo é portuguesa. Gelson Martins 'bailou' do lado direito e cruzou para Nani, que, com um remate torto, atira ao lado.

0' - Rola a bola no Portugal-México. A equipa das quinas dá o pontapé de saída.

Onze de Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe, Luís Neto, Eliseu; Danilo, João Moutinho, Pizzi, Gelson; André Silva e Nani.

Onze do México: Ochoa; Layún, Héctor Moreno, Luis Reyes, Néstor Araujo; Herrera, Rafa Márquez, Jonathan dos Santos, Carlos Vela; Oribe Peralta e Chicharito.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório