Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fraude fiscal: Mais quatro jogadores de Jorge Mendes investigados

Agência Tributária Espanhola quer saber se James Rodríguez, Filipe Luis, Diego Costa e Jackson Martínez também tentaram fugir ao fisco.

Fraude fiscal: Mais quatro jogadores de Jorge Mendes investigados

"Agência Tributária Espanhola aperta o certo a [Jorge] Mendes". Assim noticia o jornal espanhol El Confidencial a abertura de investigações a James Rodríguez, Filipe Luis, Diego Costa e Jackson Martínez, todos eles representados pelo ‘superagente’ português.

Segundo a publicação, o objetivo passa por “comprovar se usaram estruturas similares” à de outros jogadores investigados, como Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão, Ricardo Carvalho ou Falcao, para escapar ao pagamento de impostos.

As referidas “estruturas” passariam pela cedência dos direitos de imagem a empresas ‘offshore’ sediadas em paraísos fiscais, como as Ilhas Virgens Britânicas ou o Panamá, que, por sua vez, transferiam as receitas da exploração desses mesmos direitos à MIM e à Polaris, companhias com sede na Irlanda que fazem parte da ‘órbita’ de Jorge Mendes.

Desta maneira, estas receitas não seriam tributadas em Espanha, uma vez que funcionariam como “um plano de pensão dos futebolistas”. Isto é, durante a carreira, os jogadores viveriam do ordenado. Quando deixassem o futebol, receberiam o valor proveniente da prévia exploração dos direitos de imagem.

Com a entrada em cena de James Rodríguez, Filipe Luis, Diego Costa e Jackson Martínez, sobe para onze o número de representados por Jorge Mendes que estão sob investigação. A estes quatro nomes, há que juntar os de Cristiano Ronaldo, Falcao, José Mourinho (denunciados), Fábio Coentrão, Ricardo Carvalho, Ángel Di María (a negociar um acordo) e Pepe (regularizado).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório