Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente da FIFA "extremamente feliz" com resultados do vídeo-árbitro

A experiência do vídeo-árbitro nos jogos da Taça das Confederações de futebol está a deixar o presidente da FIFA, Gianni Infantino, "extremamente feliz", apesar de alguns momentos confusos nas cinco vezes em que foi utilizado.

Presidente da FIFA "extremamente feliz" com resultados do vídeo-árbitro
Notícias ao Minuto

22:40 - 19/06/17 por Lusa

Desporto Declarações

"Temos visto como o recurso ao vídeo ajudou os árbitros a tomar decisões corretas", justificou, após assistir em Sochi ao triunfo da Alemanha por 3-2 sobre a Austrália, que viu o seu segundo golo confirmado pela tecnologia, quando ficou a sensação de que a bola teria tocado o braço de Tomi Juric, autor do tento.

Infantino está satisfeito ao ponto de desejar que a tecnologia seja implementada já no Mundial2018, que vai decorrer também na Rússia, julgando-a essencial para evitar "erros claros" em situações de jogo, como penáltis ou foras de jogo em lances de golo.

"O que os adeptos têm esperando há tantos anos está finalmente a acontecer", reforçou, defendendo que o uso desta tecnologia, que se verifica há menos de um ano, "é o futuro do futebol moderno".

Apesar do otimismo do presidente da FIFA, houve já dois lances cuja utilização do vídeo-árbitro não foi tão célere quanto o esperado, nomeadamente nas jogadas que resultaram em anulações de golos a Portugal frente ao México (2-2) e do Chile que bateu os Camarões por 2-0.

"É uma nova regra e se trouxer benefícios ao futebol está tudo bem. Mas devemos ter cuidado, pois acho que as pessoas ainda não a entenderam muito bem", disse Fernando Santos, selecionador de Portugal.

Já o treinador do Chile, Juan Antonio Pizzi, manifestou algumas reticências: "É um pouco difícil para os atletas. Mesmo que seja uma decisão acertada, tem impacto nas emoções e sentimentos dos jogadores."

As situações de dúvida tiradas pelo vídeo-árbitro tem sido algo demoradas, mas Infantino entende que os testes nesta Taça das Confederações "vão ajudar a melhorar o processo de comunicação".

A utilização do vídeo-árbitro no Mundial2018 vai ser aprovada pelo painel competente da FIFA em março.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório