Tudo começou na passada segunda-feira quando Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, denunciou, no Porto Canal, e-mails trocados entre Pedro Guerra, atual diretor de conteúdos da BTV, e Adão Mendes, ex-árbitro de futebol. O dirigente portista acusou o Benfica de utilizar um “esquema de corrupção” desde 2013, ano em que as águias conquistaram o primeiro título do tetracampeonato.
Nos alegados e-mails são discriminados os nomes dos árbitros que foram condicionados pelo emblema encarnado, nesse primeiro ano do tetracampeonato: Bruno Esteves, Manuel Mota, Jorge Ferreira, Nuno Almeida, Vasco Santos e Paulo Baptista.
O Benfica não demorou a responder às acusações e informou, através de comunicado, que ia avançar para a justiça.
Benfica avança para tribunal
"O Sport Lisboa e Benfica repudia e desmente de forma veemente as falsas e absurdas insinuações do diretor de comunicação do FCP e avançará com o correspondente processo crime por difamação e outros processos que se justifiquem. Considerando que mais não visam do que desviar as atenções da crise e graves problemas por que passam outras instituições", informou o Benfica.
Mas o clube da Luz não é o único. Também a APAF vai agir judicialmente contra o FC Porto.
A polémica não para, até que o caso chega ao Ministério Público devido a uma denúncia anónima contra o clube encarnado.
Abertura de processo no Ministério Público
“Confirma-se que foi recebida uma denúncia anónima, através da plataforma DCIAP, e a mesma foi encaminhada para o departamento do Ministério Público competente com vista a instauração de inquérito”, detalhou o MP à agência lusa.
Por fim, o caso parece não ficar por aqui… Tudo porque quem denunciou este caso, Francisco J. Marques, promete mais revelações.
O que faltará revelar?
“O FC Porto também apresentará queixa no Ministério Público. Seguramente que o FC Porto agirá no momento que assim o entender e com informação que julgar relevante. Há outros documentos que serão divulgados no momento certo”, afirmou o diretor de comunicação dos dragões.